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dc.contributor.advisor1Santiago, Léia Adriana da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763464815080030pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Marco Antônio de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7042220750846412pt_BR
dc.contributor.referee1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
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dc.contributor.referee2Valente, Lúcia de Fátima-
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dc.contributor.referee3Silva, Camila Maximiano Miranda-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3174724379711392pt_BR
dc.creatorAlberto, Márcia de Souza Oliveira Paes Leme-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5433577758429371pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-19T13:36:12Z-
dc.date.available2021-08-18-
dc.date.available2021-08-19T13:36:12Z-
dc.date.issued2021-08-02-
dc.identifier.citationALBERTO, Márcia de Souza Oliveira Paes Leme. Educação, trabalho e reintegração social na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Ituiutaba/MG. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal Goiano, Campus Morrinhos. Morrinhos, p. 159. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2039-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze educational and professional formation as social reintegration instrument of individuals deprived of liberty, inmates in the Association for the Protection and Assistance of Convicts (APAC) in the city of Ituiutaba/MG, considering that this institution promotes penalty humanization. From a methodological point of view, this study, with a qualitative approach, was built from bibliographical, documental, and field research. The concepts of prison, education, work, and social reintegration were developed in the research, based on authors such as Baratta (1990), Foucault (1999), Julião (2016), Lira Júnior (2017), Marx (2013), Moura (2019), Onofre (2016), and others. In the end, an educational product was developed, which consisted of a guide, with proposals and suggestions for strengthening the policies of formation and professional qualification of the prison population. Results showed that APAC inmates have a profile similar to others who are part of Brazilian prison population. They are young, black, with low income and education, unemployed and/or underemployed, whose penal infractions are largely associated with crimes against property and drugs. The institution appeared to be more humanizing compared to common prison system. However, there is no planning of programs or projects for formation and professional qualification that may comply with social reintegration policies. The courses, when they occur, are lightened and have no project for a human and integral formation, focusing on meeting the policies of penalty remission and on containing idleness within these prison spaces. In addition, there is no monitoring of ex-inmates, making it impossible to measure whether there was social and productive reintegration of these individuals or not and/or to what extent it happens. Thus, the results of this research are expected to contribute to future studies and research on education and work in non-formal environments, such as the prison system, as a possibility of emancipation and social reintegration of the incarcerated subjects.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou analisar a formação educacional e profissional como instrumento de reintegração social dos sujeitos privados de liberdade, internos na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) do município de Ituiutaba/MG, considerando que essa instituição tem como proposta a humanização da pena. Do ponto de vista metodológico, o estudo, de abordagem qualitativa, foi construído a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os conceitos prisão, educação, trabalho e reintegração social foram desenvolvidos na pesquisa, com base em autores como Baratta (1990), Foucault (1999), Julião (2016), Lira Júnior (2017), Marx (2013), Moura (2019), Onofre (2016), entre outros. Ao final, foi desenvolvido um produto educacional, que consistiu em um guia, com propostas e sugestões para o fortalecimento das políticas de formação e qualificação profissional da população prisional. Os resultados apontaram que os recuperandos da APAC possuem perfil semelhante aos demais que fazem parte da população prisional brasileira. São jovens, negros, de baixa renda e escolaridade, desempregados e/ou subempregados, cujas infrações penais estão associadas, em grande parte, a crimes contra o patrimônio e às drogas. A instituição se mostrou mais humanizada em comparação com o sistema prisional comum. No entanto, não existe um planejamento de programas ou projetos de formação e qualificação profissional que possam atender às políticas de reintegração social. Os cursos, quando ocorrem, são aligeirados e isolados de um projeto de formação humana e integral, focando em atender as políticas de remição da pena e em conter a ociosidade dentro desses espaços prisionais. Além disso, não há acompanhamento dos egressos, impossibilitando mensurar até que ponto houve ou não a reintegração social e produtiva desses sujeitos. Desse modo, espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para futuros estudos e pesquisas sobre educação e trabalho em ambientes não formais, como o sistema prisional, como possibilidade de emancipação e reintegração social dos sujeitos encarcerados.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrisãopt_BR
dc.subjectReintegração Socialpt_BR
dc.subjectAPACpt_BR
dc.subjectEducação e Trabalhopt_BR
dc.subjectPrisonpt_BR
dc.subjectSocial Reintegrationpt_BR
dc.subjectEducation and Workpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO, TRABALHO E REINTEGRAÇÃO SOCIAL NA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS (APAC) DE ITUIUTABA/MGpt_BR
dc.title.alternativeEducation, work and social reintegration in Associação de Proteção e Assistência aos Condenados from Ituiutaba/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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