Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2037
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cunha, Fátima Suely Ribeiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1444442249144683 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Vizibeli, Danilo | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8142560156817712 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Fátima Suely Ribeiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1444442249144683 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vizibeli, Danilo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8142560156817712 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nunes, Patrícia Gouvêa | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3417906132084628 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | José Pacheco, Eduardo | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6651272083103460 | pt_BR |
dc.creator | Aguiar, Roselina | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4963091049742172 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-16T17:13:54Z | - |
dc.date.available | 2021-12-10 | - |
dc.date.available | 2021-08-16T17:13:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2037 | - |
dc.description.abstract | This article presents an exercise of analysis resulting from a research that aimed to investigate and highlight the effects of meaning that discourses can produce in narratives about stories of black people in children's literature in order to identify the notions of race and racism, as well as the aspects of quilombism that emerge in these discourses. The study is qualitative in nature and the analysis of the selected corpus was carried out with the support of the analytical devices of French Discourse Analysis, anchored in the studies of Michel Pêcheux and Eni Orlandi. The cor-pus of analysis is composed of clippings extracted from texts by several authors that deal with the theme, namely: "Chico-Rei" by Renato Lima; and "O menino Nito" by Sônia Rosa. The analyses indicate that the discourses can produce effects of meaning that are not foreseen by the authors, such as the association of skin color with poverty, banditry, rascality, homosexuality, among other racist and prejudiced ideas about the black man and his history in the constitution of Brazilian society, placing him in a situation of inferiority. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta um exercício de análise, resultante de uma pesquisa, que objetivou investigar e destacar os efeitos de sentido que os discursos podem produzir nas narrativas sobre histórias de negros nas obras de literatura infanto-juvenil, no sentido de identificar as noções de raça e racismo, bem como os aspectos do quilombismo que emergem desses discursos. O estudo é de natureza qualitativa e as análises do corpus selecionado foram realizadas com aporte nos dispositivos analíticos da Análise de Discurso Francesa, ancorados nos estudos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. O corpus de análise é composto por recortes extraídos de textos de variados autores que tratam da temática, a saber: “Chico-Rei”, de Renato Lima; e “O menino Nito”, de Sônia Rosa. As análises sinalizam que os discursos podem produzir efeitos de sentidos que não são previstos pelos autores, como a associação ao fenótipo, entre outras ideias racistas e preconceituosas sobre o negro e sua história na constituição da sociedade brasileira, colocando-o em situação de inferioridade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Roselina Aguiar (roselina.aguiar@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-08-13T23:16:51Z No. of bitstreams: 1 Roselina Aguiar -.docx: 287804 bytes, checksum: e91d209526cbb98b49f28b8cacdc972f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Roselina, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: A ata de defesa não foi anexada à submissão. Tal documento deve constar, obrigatoriamente, nas submissões feitas no Repositório. Porventura não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo o TCAE, a Ata de defesa e o artigo. Assim que a ata de defesa estiver assinada e anexada, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2021-08-13T23:53:25Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Roselina Aguiar (roselina.aguiar@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-08-16T13:14:45Z No. of bitstreams: 1 Roselina Aguiar -.docx: 532200 bytes, checksum: 7d46b9374890b7bd292be5898fe11bab (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-16T17:13:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Roselina Aguiar -.docx: 532200 bytes, checksum: 7d46b9374890b7bd292be5898fe11bab (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-16T17:13:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roselina Aguiar -.docx: 532200 bytes, checksum: 7d46b9374890b7bd292be5898fe11bab (MD5) Previous issue date: 2021-03-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei 11.645/08 de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. BRASIL. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2004. BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curricu-lares Nacionais. Brasil: Mec. 1997. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. CARONIL, F. Beyond ocidentalism, Towards nom-imperial geohistórical categories. Cultural Anthopology, v. 11, n. 1, p. 51-87, 1996. COSTA & SILVA, A. Como os africanos civilizaram Brasil. In: “Vozes da África”, Biblioteca Entre livros. São Paulo: Duetto Editorial, edição especial n. 06, p. 64-69, março 2007. GARCIA, C. Letramento racial um é um ato anticolonialista, explicam Diva Guimarães e Diane Souza. Disponível em: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2019/10/22/letramento-racial/. Acesso: 03 mar. 2021. LIMA, R. Chico-Rei. Literatura Infantil e Pluralidade cultural. Coleção: Mistura Brasileira Edi-ção: 3ª p. 32, editora Paulus, 2008. MUNANGA, K. Superando o Racismo na Escola. 2ª edição. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. MUNANGA, K. Educação e diversidade étnico-cultural: A importância da história do negro e da África no sistema educativo brasileiro. In: COELHO, W. N. B.; MÜLLER, T. M. P (Orgs). Relações étnico-raciais e diversidade. Niterói: Editora da UFF, Alternativa, p. 21-33, 2014. NASCIMENTO, A. Quilombismo um conceito emergente do processo histórico-cultural da popu-lação afro-brasileira. 2º Congresso de Cultura Negra das Américas. Anais [...]. Panamá: 1980. ORLANDI, E. L. P. A análise de discurso: algumas observações. D.E.L.T.A. São Paulo, v. 2, n. 1, p. 105- 126, 1986. PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: UNICAMP. 1998. ROSA, S. O Menino Nito. Editora Pallas, p. 16, 4ª edição, 2011. SANT’ANA, J. V. B. Descolonização, reinvenção escolar e filosofia escolar ubuntu: urelação pos-sível. Revista três pontos[...] - Dossiê Conexões Africanas. v.12, n. 1, p. 5-17, 2015. SILVA, D. A. Literatura negra brasileira: quilombismo, teoria e práxis. XIV Congresso Internacio-nal Fluxos e Correntes: trânsitos e traduções literárias. Anais [...]. Belém: 2015. SOUZA, F.; LIMA, M. N. Literatura-afrobrasileira. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais, Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006. 220p. MORIN, J. Interculturalidade e descolonização do saber: relação entre o saber local e saber uni-versal no contexto da globalização. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 16, n. 1, p. 7-26, 2009. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise de Discurso Francesa | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
dc.title | A NOÇÃO DE RAÇA E RACISMO NOS DISCURSOS DE CONSTRUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PERSONAGENS NEGROS NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL BRASILEIRA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_esp_Roselina Aguiar.pdf | 501,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.