Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2037
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cunha, Fátima Suely Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1444442249144683pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vizibeli, Danilo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8142560156817712pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Fátima Suely Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1444442249144683pt_BR
dc.contributor.referee2Vizibeli, Danilo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8142560156817712pt_BR
dc.contributor.referee3Nunes, Patrícia Gouvêa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3417906132084628pt_BR
dc.contributor.referee4José Pacheco, Eduardo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6651272083103460pt_BR
dc.creatorAguiar, Roselina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4963091049742172pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-16T17:13:54Z-
dc.date.available2021-12-10-
dc.date.available2021-08-16T17:13:54Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2037-
dc.description.abstractThis article presents an exercise of analysis resulting from a research that aimed to investigate and highlight the effects of meaning that discourses can produce in narratives about stories of black people in children's literature in order to identify the notions of race and racism, as well as the aspects of quilombism that emerge in these discourses. The study is qualitative in nature and the analysis of the selected corpus was carried out with the support of the analytical devices of French Discourse Analysis, anchored in the studies of Michel Pêcheux and Eni Orlandi. The cor-pus of analysis is composed of clippings extracted from texts by several authors that deal with the theme, namely: "Chico-Rei" by Renato Lima; and "O menino Nito" by Sônia Rosa. The analyses indicate that the discourses can produce effects of meaning that are not foreseen by the authors, such as the association of skin color with poverty, banditry, rascality, homosexuality, among other racist and prejudiced ideas about the black man and his history in the constitution of Brazilian society, placing him in a situation of inferiority.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta um exercício de análise, resultante de uma pesquisa, que objetivou investigar e destacar os efeitos de sentido que os discursos podem produzir nas narrativas sobre histórias de negros nas obras de literatura infanto-juvenil, no sentido de identificar as noções de raça e racismo, bem como os aspectos do quilombismo que emergem desses discursos. O estudo é de natureza qualitativa e as análises do corpus selecionado foram realizadas com aporte nos dispositivos analíticos da Análise de Discurso Francesa, ancorados nos estudos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. O corpus de análise é composto por recortes extraídos de textos de variados autores que tratam da temática, a saber: “Chico-Rei”, de Renato Lima; e “O menino Nito”, de Sônia Rosa. As análises sinalizam que os discursos podem produzir efeitos de sentidos que não são previstos pelos autores, como a associação ao fenótipo, entre outras ideias racistas e preconceituosas sobre o negro e sua história na constituição da sociedade brasileira, colocando-o em situação de inferioridade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roselina Aguiar (roselina.aguiar@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-08-13T23:16:51Z No. of bitstreams: 1 Roselina Aguiar -.docx: 287804 bytes, checksum: e91d209526cbb98b49f28b8cacdc972f (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Roselina, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:  A ata de defesa não foi anexada à submissão. Tal documento deve constar, obrigatoriamente, nas submissões feitas no Repositório. Porventura não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.   O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo o TCAE, a Ata de defesa e o artigo.  Assim que a ata de defesa estiver assinada e anexada, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2021-08-13T23:53:25Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Roselina Aguiar (roselina.aguiar@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-08-16T13:14:45Z No. of bitstreams: 1 Roselina Aguiar -.docx: 532200 bytes, checksum: 7d46b9374890b7bd292be5898fe11bab (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-16T17:13:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Roselina Aguiar -.docx: 532200 bytes, checksum: 7d46b9374890b7bd292be5898fe11bab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-16T17:13:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roselina Aguiar -.docx: 532200 bytes, checksum: 7d46b9374890b7bd292be5898fe11bab (MD5) Previous issue date: 2021-03-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei 11.645/08 de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. BRASIL. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2004. BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curricu-lares Nacionais. Brasil: Mec. 1997. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. CARONIL, F. Beyond ocidentalism, Towards nom-imperial geohistórical categories. Cultural Anthopology, v. 11, n. 1, p. 51-87, 1996. COSTA & SILVA, A. Como os africanos civilizaram Brasil. In: “Vozes da África”, Biblioteca Entre livros. São Paulo: Duetto Editorial, edição especial n. 06, p. 64-69, março 2007. GARCIA, C. Letramento racial um é um ato anticolonialista, explicam Diva Guimarães e Diane Souza. Disponível em: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2019/10/22/letramento-racial/. Acesso: 03 mar. 2021. LIMA, R. Chico-Rei. Literatura Infantil e Pluralidade cultural. Coleção: Mistura Brasileira Edi-ção: 3ª p. 32, editora Paulus, 2008. MUNANGA, K. Superando o Racismo na Escola. 2ª edição. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. MUNANGA, K. Educação e diversidade étnico-cultural: A importância da história do negro e da África no sistema educativo brasileiro. In: COELHO, W. N. B.; MÜLLER, T. M. P (Orgs). Relações étnico-raciais e diversidade. Niterói: Editora da UFF, Alternativa, p. 21-33, 2014. NASCIMENTO, A. Quilombismo um conceito emergente do processo histórico-cultural da popu-lação afro-brasileira. 2º Congresso de Cultura Negra das Américas. Anais [...]. Panamá: 1980. ORLANDI, E. L. P. A análise de discurso: algumas observações. D.E.L.T.A. São Paulo, v. 2, n. 1, p. 105- 126, 1986. PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: UNICAMP. 1998. ROSA, S. O Menino Nito. Editora Pallas, p. 16, 4ª edição, 2011. SANT’ANA, J. V. B. Descolonização, reinvenção escolar e filosofia escolar ubuntu: urelação pos-sível. Revista três pontos[...] - Dossiê Conexões Africanas. v.12, n. 1, p. 5-17, 2015. SILVA, D. A. Literatura negra brasileira: quilombismo, teoria e práxis. XIV Congresso Internacio-nal Fluxos e Correntes: trânsitos e traduções literárias. Anais [...]. Belém: 2015. SOUZA, F.; LIMA, M. N. Literatura-afrobrasileira. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais, Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006. 220p. MORIN, J. Interculturalidade e descolonização do saber: relação entre o saber local e saber uni-versal no contexto da globalização. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 16, n. 1, p. 7-26, 2009.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise de Discurso Francesapt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRelações Étnico-Raciaispt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.titleA NOÇÃO DE RAÇA E RACISMO NOS DISCURSOS DE CONSTRUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PERSONAGENS NEGROS NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL BRASILEIRApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Roselina Aguiar.pdf501,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.