Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/201
Tipo: Dissertação
Título: RECURSOS HÍDRICOS: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E VEICULAÇÃO DA TEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS
Título(s) alternativo(s): WATER RESOURCES: STUDENT PERCEPTION AND VEHICULATION OF THE THEMATIC IN DIDACTIC BOOKS
Autor(es): Gomes, Marcia Rosa
Primeiro Orientador: Rodrigues, Aline Sueli de Lima
Segundo Orientador: Pinto, Guilherme Malafaia
Primeiro Membro da Banca: Rodrigues, Aline Sueli de Lima
Segundo Membro da Banca: Castro, André Luis da Silva
Terceiro Membro da Banca: Ferreira, Juliana Simião
Resumo: Diante da importância e da intensificação da degradação dos recursos hídricos, e considerando que para garantir a efetividade de ações de conservação desses recursos é fundamental identificar o modo como as pessoas os percebem, objetivou-se investigar como esse recurso é percebido por estudantes do ensino médio, oriundos de dez instituições públicas de ensino (GO, Brasil), bem como seus conhecimentos sobre a temática. Para isso, utilizou-se um questionário que continha charges (gênero textual diferente dos tradicionais questionários), em que os estudantes deveriam interpretá-las. Nossos resultados evidenciam que as percepções dos estudantes foram pouco abrangentes e que seus conhecimentos acerca de aspectos ligados aos recursos hídricos são superficiais. Além disso, observamos que suas percepções e conhecimentos não foram correlacionados significativamente com variáveis do tipo sexo, idade e turma. Também realizamos uma avaliação dos conteúdos referentes à temática recursos hídricos presentes em livros didáticos (LD) de Biologia, do ensino médio, visando avaliar se as percepções e conhecimentos dos estudantes estavam correlacionados com a qualidade desses livros. Nossos resultados evidenciam ausência de correlação significativa entre essas variáveis, indicando que a qualidade (boa ou ruim) dos conteúdos veiculados nos LD não asseguram a ampliação dos conhecimentos dos estudantes sobre os recursos hídricos. Nesse sentido, nosso estudo reforça a necessidade de avançarmos na busca de uma formação básica que valorize os recursos naturais e que seja capaz de resgatar a formação omnilateral do ser humano.
Abstract: Considering the importance and the intensification of the degradation of water resources, and that to guarantee the effectiveness of actions of conservation of these resources it is fundamental to identify the way people perceive them, it was aimed to investigate how this resource is perceived by high school students, from ten public educational institutions (GO, Brazil), as well as their knowledge on the subject. For this, a questionnaire containing cartoons (textual genre different from the traditional questionnaires) was used, in which students should interpret them. Our results show that students' perceptions were not very holistic and that their knowledge about aspects related to water resources are superficial. In addition, we observed that their perceptions and knowledge were not significantly correlated with variables such as gender, age and class. We also carried out an evaluation of the contents related to the theme water resources present in textbooks of Biology, aiming to evaluate if the perceptions and knowledge of the students were correlated with the quality of these books. Our results show that there is no significant correlation between these variables, indicating that the quality (good or poor) of the contents conveyed in the textbooks do not guarantee the students' knowledge about water resources. Thus, our study reinforces the need to advance in the search for a basic training that values natural resources and that is capable of rescuing the omnilateral formation of the human being.
Palavras-chave: Recursos hídricos - Percepção de conhecimento
Recursos Hídricos - livros didáticos
Água - preservação
recursos hídricos - sustentabilidade
Área do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/201
Data do documento: 5-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018-03-06-10-06-45DISSERTAÇÃO_ PPGCRENAC.pdfDissertacao Marcia3,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.