Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Aline Sueli de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9179710253427937pt_BR
dc.contributor.advisor2Pinto, Guilherme Malafaia-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7222293518573336pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Aline Sueli de Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9179710253427937pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, André Luis da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6092344430155408pt_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Juliana Simião-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4911313788857496pt_BR
dc.creatorGomes, Marcia Rosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7843773021581969pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-31T11:17:01Z-
dc.date.available2017-
dc.date.available2019-01-31T11:17:01Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/201-
dc.description.abstractConsidering the importance and the intensification of the degradation of water resources, and that to guarantee the effectiveness of actions of conservation of these resources it is fundamental to identify the way people perceive them, it was aimed to investigate how this resource is perceived by high school students, from ten public educational institutions (GO, Brazil), as well as their knowledge on the subject. For this, a questionnaire containing cartoons (textual genre different from the traditional questionnaires) was used, in which students should interpret them. Our results show that students' perceptions were not very holistic and that their knowledge about aspects related to water resources are superficial. In addition, we observed that their perceptions and knowledge were not significantly correlated with variables such as gender, age and class. We also carried out an evaluation of the contents related to the theme water resources present in textbooks of Biology, aiming to evaluate if the perceptions and knowledge of the students were correlated with the quality of these books. Our results show that there is no significant correlation between these variables, indicating that the quality (good or poor) of the contents conveyed in the textbooks do not guarantee the students' knowledge about water resources. Thus, our study reinforces the need to advance in the search for a basic training that values natural resources and that is capable of rescuing the omnilateral formation of the human being.pt_BR
dc.description.resumoDiante da importância e da intensificação da degradação dos recursos hídricos, e considerando que para garantir a efetividade de ações de conservação desses recursos é fundamental identificar o modo como as pessoas os percebem, objetivou-se investigar como esse recurso é percebido por estudantes do ensino médio, oriundos de dez instituições públicas de ensino (GO, Brasil), bem como seus conhecimentos sobre a temática. Para isso, utilizou-se um questionário que continha charges (gênero textual diferente dos tradicionais questionários), em que os estudantes deveriam interpretá-las. Nossos resultados evidenciam que as percepções dos estudantes foram pouco abrangentes e que seus conhecimentos acerca de aspectos ligados aos recursos hídricos são superficiais. Além disso, observamos que suas percepções e conhecimentos não foram correlacionados significativamente com variáveis do tipo sexo, idade e turma. Também realizamos uma avaliação dos conteúdos referentes à temática recursos hídricos presentes em livros didáticos (LD) de Biologia, do ensino médio, visando avaliar se as percepções e conhecimentos dos estudantes estavam correlacionados com a qualidade desses livros. Nossos resultados evidenciam ausência de correlação significativa entre essas variáveis, indicando que a qualidade (boa ou ruim) dos conteúdos veiculados nos LD não asseguram a ampliação dos conhecimentos dos estudantes sobre os recursos hídricos. Nesse sentido, nosso estudo reforça a necessidade de avançarmos na busca de uma formação básica que valorize os recursos naturais e que seja capaz de resgatar a formação omnilateral do ser humano.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2019-01-31T11:11:57Z No. of bitstreams: 1 2018-03-06-10-06-45DISSERTAÇÃO_ PPGCRENAC.pdf: 4033372 bytes, checksum: f365b81ea1ab782f4b89f13216a283b6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2019-01-31T11:12:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018-03-06-10-06-45DISSERTAÇÃO_ PPGCRENAC.pdf: 4033372 bytes, checksum: f365b81ea1ab782f4b89f13216a283b6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2019-01-31T11:17:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018-03-06-10-06-45DISSERTAÇÃO_ PPGCRENAC.pdf: 4033372 bytes, checksum: f365b81ea1ab782f4b89f13216a283b6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-31T11:17:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018-03-06-10-06-45DISSERTAÇÃO_ PPGCRENAC.pdf: 4033372 bytes, checksum: f365b81ea1ab782f4b89f13216a283b6 (MD5) Previous issue date: 2017-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerradopt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesAlves TA & Malafaia G. Automedicação entre estudantes de uma instituição de ensino superior de Goiás. ABCS Health Sciences, 39(3):153-159, 2014. Amaral DF, Faria DBG, Gomes MR, Silva AR & Malafaia G. Percepção sobre o Bioma Cerrado (Goiás, Brasil) de Estudantes do Ensino Médio de Escolas da Educação Básica. Revista Portuguesa de Estudos Regionais, 45: 71-82, 2017. Anache A A. Psicologia, Educação e Aprendizagem Escolar: avançando na contribuição da leitura cultural-histórica. Psicologia Escolar e Educacional, 21(2): 343-345, 2017. Araújo BF & Sovierzoski HH. Percepção ambiental dos estudantes de ensino médio sobre o bioma de caatinga e mata atlântica. Pesquisa em Educação Ambiental, 11(1): 110-124, 2016. Arnell NW & Gosling SN. The impacts of climate change on river flood risk at the global scale. Climatic Change, 134(3): 387-401, 2016. Banha F, Diniz A & Anastácio PM. The role of anglers' perceptions and habits in biological invasions: perspectives from the Iberian Peninsula. Aquatic Conservation: Marine and Freshwater Ecosystems, 27(1): 51-64, 2017. Banzhaf S, Filipovic M, Lewis J & Sparrenbom CJ & Barthel R. A review of contamination of surface-, ground-, and drinking water in Sweden by perfluoroalkyl and polyfluoroalkyl substances (PFASs). Ambio, 46: 335-346, 2017. Batáry P, Dicks LV, Kleijn D & Sutherland WJ. The role of agri‐environment schemes in conservation and environmental management. Conservation Biology, 29(4): 1006-1016, 2015. Bekchanov M, Bhaduri A & Ringler C. Potential gains from water rights trading in the Aral Sea Basin. Agricultural water management, 15: 241-56, 2015. Bilgili M, Ozbek A, Sahin B & Kahraman A. An overview of renewable electric power capacity and progress in new technologies in the world. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 49: 323-334, 2015. Boiteux V, Bach C, Sagres V, Hemard J, Colin A, Rosin C, Munoz JF & Dauchy X. Analysis of 29 per-and polyfluorinated compounds in water, sediment, soil and sludge by liquid 39 chromatography–tandem mass spectrometry. International Journal of Environmental Analytical Chemistry, 96(8): 705-728, 2016. Braga, SAM & Mortimer EF. Os gêneros de discurso do texto de biologia dos livros didáticos de ciências. Revista brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 3(3): 56-74 2011. Brügger P. Educação ou adestramento ambiental? Letras Contemporâneas. Florianópolis. 200 p. 1999. Cardoso FA, Frenedozo RC & Araújo MST. Concepções de meio ambiente entre estudantes de licenciatura em ciências biológicas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, 10(2): 95-112, 2015. Cavalcanti M C. Multimodalidade e Argumentação na Charge. Disponível em: http://www.pgletras.com.br/2008/dissertacoes/diss-Maria-Clara.pdf. Acesso em: 26 jul. 2017. Cebrián-Piqueras MA, Karrasch L & Kleyer M. Coupling stakeholder assessments of ecosystem services with biophysical ecosystem properties reveals importance of social contexts. Ecosystem Services, 23: 108-115, 2017. Chandel SS, Shrivastva R, Sharma V & Ramasamy P. Overview of the initiatives in renewable energy sector under the national action plan on climate change in India. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 54: 866-873, 2016. Cooper DR & Gutowski TG. The environmental impacts of reuse: a review. Journal of Industrial Ecology, 21(1): 38-56, 2017. Cunha MFS, Nascimento NAC & Miguel JR. Livros didáticos e poluição ambiental: mais do que uma escolha, uma decisão. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 2(3): 56-73, 2012. D’Amour CB, Reitsma F, Baiocchi G, Barthel S, Güneralp B, Erb KH, Haberl H, Creutzig, F & Seto K C. Future urban land expansion and implications for global croplands. Proceedings of the National Academy of Sciences, 114(34): 8939-8944, 2017. Devkota RP, Pandey VP, Bhattarai U, Shrestha H, Adhikari S & Dulal KN. Climate change and adaptation strategies in Budhi Gandaki River Basin, Nepal: a perception-based analysis. Climatic Change, 140(2): 195-208, 2017.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecursos hídricos - Percepção de conhecimentopt_BR
dc.subjectRecursos Hídricos - livros didáticospt_BR
dc.subjectÁgua - preservaçãopt_BR
dc.subjectrecursos hídricos - sustentabilidadept_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOSpt_BR
dc.titleRECURSOS HÍDRICOS: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E VEICULAÇÃO DA TEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOSpt_BR
dc.title.alternativeWATER RESOURCES: STUDENT PERCEPTION AND VEHICULATION OF THE THEMATIC IN DIDACTIC BOOKSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018-03-06-10-06-45DISSERTAÇÃO_ PPGCRENAC.pdfDissertacao Marcia3,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.