Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Daniel Freitas-
dc.creatorSantos, Durcilene Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-08-03T23:45:19Z-
dc.date.available2021-08-05-
dc.date.available2021-08-03T23:45:19Z-
dc.date.issued2021-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1983-
dc.description.abstractIn this article we set out to analyze and discuss the operation of Public Policies for rural school transport, seeking to problematize the implicit and / or explicit recommendations that comprise effectiveness and efficiency based on the National School Transport Support Program - PNATE. We problematically try to understand how the access and permanence of students from rural areas are contemplated in PNATE taking into account the socioeconomic, historical-cultural and geographic difficulties in which they are immersed. To this end, we seek to discuss what is real and what is proclaimed when outlining public policies aimed at this audience. Finally, we conclude how the harsh reality of students in the rural area shows a long line that separates what is real (dialectical and problematic reality of students in the rural area) and what is proclaimed (intention announced, but not met) when speaking in public education policies in Brazil.pt_BR
dc.description.resumoNesse artigo nos propusemos analisar e discutir a operação de Políticas Públicas de transporte escolar rural buscando problematizar as preconizações implícitas e/ou explícitas que compreendem eficácia e eficiência tendo como base o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar- PNATE. Problematicamente buscamos compreender de que modo o acesso e permanência dos alunos oriundos da zona rural são contemplados no PNATE levando em consideração as dificuldades socioeconômicas, histórico-culturais e geográficas nas quais estão imersos. Para tanto, buscamos discutir o que há de real e o que há de proclamado quando se delineia políticas públicas voltadas a este público. Por fim, concluímos como a realidade dura dos estudantes da zona rural evidencia uma longa reta que separa o que é real (realidade dialética e problemática dos alunos da zona rural) e o que é proclamado (intenção anunciada, mas não atendida) quando se fala em políticas públicas de educação no Brasil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Durcilene Rodrigues dos Santos (2019106301040138@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-03T18:06:25Z No. of bitstreams: 1 artigo transporte escolar rural.pdf: 1170882 bytes, checksum: 53bdaf458bbd1a552ae24b8531fbd576 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-03T23:24:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo transporte escolar rural.pdf: 1170882 bytes, checksum: 53bdaf458bbd1a552ae24b8531fbd576 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-03T23:45:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 artigo transporte escolar rural.pdf: 1170882 bytes, checksum: 53bdaf458bbd1a552ae24b8531fbd576 (MD5) Previous issue date: 2021-07-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Apoio ao Transporte Escolar-PNATEpt_BR
dc.subjecttransporte escolar ruralpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTRANSPORTE ESCOLAR RURAL: UMA DISCUSSÃO SOBRE EFICÁCIA E EFICIÊNCIA A PARTIR DO PLANO NACIONAL DE TRANSPORTE ESCOLAR – PNATEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_esp_Durcilene Rodrigues dos Santos.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.