Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1983
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Daniel Freitas | - |
dc.creator | Santos, Durcilene Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-03T23:45:19Z | - |
dc.date.available | 2021-08-05 | - |
dc.date.available | 2021-08-03T23:45:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1983 | - |
dc.description.abstract | In this article we set out to analyze and discuss the operation of Public Policies for rural school transport, seeking to problematize the implicit and / or explicit recommendations that comprise effectiveness and efficiency based on the National School Transport Support Program - PNATE. We problematically try to understand how the access and permanence of students from rural areas are contemplated in PNATE taking into account the socioeconomic, historical-cultural and geographic difficulties in which they are immersed. To this end, we seek to discuss what is real and what is proclaimed when outlining public policies aimed at this audience. Finally, we conclude how the harsh reality of students in the rural area shows a long line that separates what is real (dialectical and problematic reality of students in the rural area) and what is proclaimed (intention announced, but not met) when speaking in public education policies in Brazil. | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesse artigo nos propusemos analisar e discutir a operação de Políticas Públicas de transporte escolar rural buscando problematizar as preconizações implícitas e/ou explícitas que compreendem eficácia e eficiência tendo como base o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar- PNATE. Problematicamente buscamos compreender de que modo o acesso e permanência dos alunos oriundos da zona rural são contemplados no PNATE levando em consideração as dificuldades socioeconômicas, histórico-culturais e geográficas nas quais estão imersos. Para tanto, buscamos discutir o que há de real e o que há de proclamado quando se delineia políticas públicas voltadas a este público. Por fim, concluímos como a realidade dura dos estudantes da zona rural evidencia uma longa reta que separa o que é real (realidade dialética e problemática dos alunos da zona rural) e o que é proclamado (intenção anunciada, mas não atendida) quando se fala em políticas públicas de educação no Brasil. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Durcilene Rodrigues dos Santos (2019106301040138@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-03T18:06:25Z No. of bitstreams: 1 artigo transporte escolar rural.pdf: 1170882 bytes, checksum: 53bdaf458bbd1a552ae24b8531fbd576 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-03T23:24:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo transporte escolar rural.pdf: 1170882 bytes, checksum: 53bdaf458bbd1a552ae24b8531fbd576 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-03T23:45:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 artigo transporte escolar rural.pdf: 1170882 bytes, checksum: 53bdaf458bbd1a552ae24b8531fbd576 (MD5) Previous issue date: 2021-07-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Campos Belos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar-PNATE | pt_BR |
dc.subject | transporte escolar rural | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | TRANSPORTE ESCOLAR RURAL: UMA DISCUSSÃO SOBRE EFICÁCIA E EFICIÊNCIA A PARTIR DO PLANO NACIONAL DE TRANSPORTE ESCOLAR – PNATE | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Humanidades |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mon_esp_Durcilene Rodrigues dos Santos.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.