Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1944
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CRISE DE IMAGEM - UMA ABORDAGEM CONCEITUAL
Autor(es): Almeida, Maria Isabel de ; Rodrigues, Camila Luiz ; Camargo Junior, Ednomar ; Guimarães; Ricardo Ribeiro ; Sales, Victória de Faria
Primeiro Orientador: Jesus, Welton Lourenço Calháo de
Resumo: O tema deste artigo é a crise de imagem, e tem como objetivo apresentar as principais abordagens indicadas para o enfrentamento de crises de imagem. Elaborado como trabalho de conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do IF Goiano – Campus Avançado Ipameri, tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, a partir de obras da área das Ciências Sociais Aplicadas. Enfatiza-se a importância das técnicas de comunicação, do bom relacionamento com a mídia e do estabelecimento da figura do porta-voz, com vistas a reduzir a veiculação de mensagens não oficiais. Destacaram-se como principais desafios enfrentados pelo gestor, no contexto de crise de imagem, o seu despreparo para o enfrentamento deste tipo de crise; a escassez de materiais de estudo sobre o tema; a falta de habilidade do gestor para lidar com as tecnologias de informação e comunicação; além do relacionamento com os funcionários da organização. Os casos de crises de imagem abordados no artigo indicam como principais equívocos de gestão, dentre outros, o desencontro de informações, o relacionamento inadequado com a mídia, o desrespeito para com os clientes e a falta de transparência. A análise dos resultados, obtidos a partir da abordagem conceitual adotada, revela que qualquer organização está sujeita aos efeitos de crises de imagem e que as mesmas devem ser abordadas com ações preventivas e corretivas. Relativo a tais ações, merece destaque o papel do comitê de gestão de crises, criado preventivamente e ajustado corretivamente, quando necessário, com o intuito de gerenciar tais situações.
Abstract: O tema deste artigo é a crise de imagem, e tem como objetivo apresentar as principais abordagens indicadas para o enfrentamento de crises de imagem. Elaborado como trabalho de conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do IF Goiano – Campus Avançado Ipameri, tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, a partir de obras da área das Ciências Sociais Aplicadas. Enfatiza-se a importância das técnicas de comunicação, do bom relacionamento com a mídia e do estabelecimento da figura do porta-voz, com vistas a reduzir a veiculação de mensagens não oficiais. Destacaram-se como principais desafios enfrentados pelo gestor, no contexto de crise de imagem, o seu despreparo para o enfrentamento deste tipo de crise; a escassez de materiais de estudo sobre o tema; a falta de habilidade do gestor para lidar com as tecnologias de informação e comunicação; além do relacionamento com os funcionários da organização. Os casos de crises de imagem abordados no artigo indicam como principais equívocos de gestão, dentre outros, o desencontro de informações, o relacionamento inadequado com a mídia, o desrespeito para com os clientes e a falta de transparência. A análise dos resultados, obtidos a partir da abordagem conceitual adotada, revela que qualquer organização está sujeita aos efeitos de crises de imagem e que as mesmas devem ser abordadas com ações preventivas e corretivas. Relativo a tais ações, merece destaque o papel do comitê de gestão de crises, criado preventivamente e ajustado corretivamente, quando necessário, com o intuito de gerenciar tais situações.
Palavras-chave: Crise de imagem. Comitês de crise. Identidade e reputação
Área do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1944
Data do documento: 28-Jun-2021
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão Comercial



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.