Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1944
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: CRISE DE IMAGEM - UMA ABORDAGEM CONCEITUAL
metadata.dc.creator: Maria Isabel de Almeida; Camila Luiz Rodrigues; Ednomar Camargo Junior , Ricardo Ribeiro Guimarães; Victória de Faria Sales
metadata.dc.contributor.advisor1: Jesus, Welton Lourenço Calháo de
metadata.dc.description.resumo: O tema deste artigo é a crise de imagem, e tem como objetivo apresentar as principais abordagens indicadas para o enfrentamento de crises de imagem. Elaborado como trabalho de conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do IF Goiano – Campus Avançado Ipameri, tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, a partir de obras da área das Ciências Sociais Aplicadas. Enfatiza-se a importância das técnicas de comunicação, do bom relacionamento com a mídia e do estabelecimento da figura do porta-voz, com vistas a reduzir a veiculação de mensagens não oficiais. Destacaram-se como principais desafios enfrentados pelo gestor, no contexto de crise de imagem, o seu despreparo para o enfrentamento deste tipo de crise; a escassez de materiais de estudo sobre o tema; a falta de habilidade do gestor para lidar com as tecnologias de informação e comunicação; além do relacionamento com os funcionários da organização. Os casos de crises de imagem abordados no artigo indicam como principais equívocos de gestão, dentre outros, o desencontro de informações, o relacionamento inadequado com a mídia, o desrespeito para com os clientes e a falta de transparência. A análise dos resultados, obtidos a partir da abordagem conceitual adotada, revela que qualquer organização está sujeita aos efeitos de crises de imagem e que as mesmas devem ser abordadas com ações preventivas e corretivas. Relativo a tais ações, merece destaque o papel do comitê de gestão de crises, criado preventivamente e ajustado corretivamente, quando necessário, com o intuito de gerenciar tais situações.
Abstract: O tema deste artigo é a crise de imagem, e tem como objetivo apresentar as principais abordagens indicadas para o enfrentamento de crises de imagem. Elaborado como trabalho de conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do IF Goiano – Campus Avançado Ipameri, tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, a partir de obras da área das Ciências Sociais Aplicadas. Enfatiza-se a importância das técnicas de comunicação, do bom relacionamento com a mídia e do estabelecimento da figura do porta-voz, com vistas a reduzir a veiculação de mensagens não oficiais. Destacaram-se como principais desafios enfrentados pelo gestor, no contexto de crise de imagem, o seu despreparo para o enfrentamento deste tipo de crise; a escassez de materiais de estudo sobre o tema; a falta de habilidade do gestor para lidar com as tecnologias de informação e comunicação; além do relacionamento com os funcionários da organização. Os casos de crises de imagem abordados no artigo indicam como principais equívocos de gestão, dentre outros, o desencontro de informações, o relacionamento inadequado com a mídia, o desrespeito para com os clientes e a falta de transparência. A análise dos resultados, obtidos a partir da abordagem conceitual adotada, revela que qualquer organização está sujeita aos efeitos de crises de imagem e que as mesmas devem ser abordadas com ações preventivas e corretivas. Relativo a tais ações, merece destaque o papel do comitê de gestão de crises, criado preventivamente e ajustado corretivamente, quando necessário, com o intuito de gerenciar tais situações.
Keywords: Crise de imagem. Comitês de crise. Identidade e reputação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1944
Issue Date: 28-Jun-2021
Appears in Collections:Tecnologia em Gestão Comercial



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.