Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1925
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | DESAFIOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO 1º ANO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL MARIA ASSUNÇÃO DE AZEVEDO |
Autor(es): | Souza, Pedro Marques Alcântara |
Primeiro Orientador: | Dias, Denise |
Primeiro Membro da Banca: | Dias, Denise |
Segundo Membro da Banca: | Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão Nunes |
Terceiro Membro da Banca: | Santos, Maria Licia dos |
Quarto Membro da Banca: | Silva, Fernando Ferreira da |
Resumo: | O presente artigo relata os desafios metodológicos do ensino de Filosofia no 1° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Maria Assunção de Azevedo, localizado em Carmo do Rio Verde-GO. Para tanto, foi realizada uma análise da bibliografia sobre o processo de ensino de Filosofia, passando por Aristóteles, Campaner, Freire, Hegel, entre outros, e uma narração descritiva de experiência profissional enquanto docente durante a pandemia do coronavírus. O processo de ensino de filosofia, desde seus primórdios, sempre fora objeto de análise. Por um lado, alguns teóricos salientam a importância do ensino da História da Filosofia como elemento constitutivo para base de compreensão racional do conhecimento, enquanto, para outros, deve-se ensinar conceitos da Filosofia que estão mais próximos dos alunos, de sua realidade. Demócrito (1996) instrui que o ensino de filosofia deve propiciar a construção de pensamento e não ser meramente uma transmissão de conhecimento e informações. Enquanto para Campaner (2021), é preciso que, o que for ensinado promova o ingresso do aluno no universo da problemática filosófica. E, a partir da prática docente foi possível elencar algumas dificuldades enfrentadas no âmbito de ensino de Filosofia, a saber: O primeiro contato dos discentes com a filosofia; currículo denso; o método de avaliação e o processo de ensino de Filosofia no contexto da pandemia. Durante a elaboração do trabalho foi possível conhecer os desafios do processo de ensino de filosofia, bem como o contexto em que eles foram apresentados. Diante das mais variadas interpretações de desafios, ora recorrentes, ora impostos pelo próprio contexto, do ensino de Filosofia o presente trabalho procurou compreendê-los à luz da atualidade. Com isso, apresentou-se novos horizontes para pesquisas, além de uma análise crítica acerca do ensino de Filosofia no 1° ano do Ensino Médio, com destaque para os desafios metodológicos postos pela pandemia do novo coronavírus, possibilitando uma alternância no método a ser utilizado no processo de ensino. |
Palavras-chave: | Ensino Médio Filosofia Ensino Médio |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1925 |
Data do documento: | 19-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OS DESAFIOS METODOLOGICOS DO ENSINO ENSIO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO 17-05-2021 ok.pdf | 431,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.