Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dias, Denise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3831323207268046pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Denise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3831323207268046pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8444017087280870pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Maria Licia dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7934023451377993pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Fernando Ferreira da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8830577074299191pt_BR
dc.creatorSouza, Pedro Marques Alcântara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6271453163035545pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-12T12:33:47Z-
dc.date.available2021-05-19-
dc.date.available2021-07-12T12:33:47Z-
dc.date.issued2021-05-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1925-
dc.description.resumoO presente artigo relata os desafios metodológicos do ensino de Filosofia no 1° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Maria Assunção de Azevedo, localizado em Carmo do Rio Verde-GO. Para tanto, foi realizada uma análise da bibliografia sobre o processo de ensino de Filosofia, passando por Aristóteles, Campaner, Freire, Hegel, entre outros, e uma narração descritiva de experiência profissional enquanto docente durante a pandemia do coronavírus. O processo de ensino de filosofia, desde seus primórdios, sempre fora objeto de análise. Por um lado, alguns teóricos salientam a importância do ensino da História da Filosofia como elemento constitutivo para base de compreensão racional do conhecimento, enquanto, para outros, deve-se ensinar conceitos da Filosofia que estão mais próximos dos alunos, de sua realidade. Demócrito (1996) instrui que o ensino de filosofia deve propiciar a construção de pensamento e não ser meramente uma transmissão de conhecimento e informações. Enquanto para Campaner (2021), é preciso que, o que for ensinado promova o ingresso do aluno no universo da problemática filosófica. E, a partir da prática docente foi possível elencar algumas dificuldades enfrentadas no âmbito de ensino de Filosofia, a saber: O primeiro contato dos discentes com a filosofia; currículo denso; o método de avaliação e o processo de ensino de Filosofia no contexto da pandemia. Durante a elaboração do trabalho foi possível conhecer os desafios do processo de ensino de filosofia, bem como o contexto em que eles foram apresentados. Diante das mais variadas interpretações de desafios, ora recorrentes, ora impostos pelo próprio contexto, do ensino de Filosofia o presente trabalho procurou compreendê-los à luz da atualidade. Com isso, apresentou-se novos horizontes para pesquisas, além de uma análise crítica acerca do ensino de Filosofia no 1° ano do Ensino Médio, com destaque para os desafios metodológicos postos pela pandemia do novo coronavírus, possibilitando uma alternância no método a ser utilizado no processo de ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Pedro Marques Alcântara e Souza (pedro.alcantara@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-05-18T14:04:15Z No. of bitstreams: 1 OS DESAFIOS METODOLOGICOS DO ENSINO ENSIO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO 17-05-2021.pdf: 257557 bytes, checksum: 088170565072f490543344cb0f9dbf68 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br), reason: Ausência do TCAE on 2021-05-19T01:17:21Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Pedro Marques Alcântara e Souza (pedro.alcantara@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-07-09T17:06:12Z No. of bitstreams: 1 OS DESAFIOS METODOLOGICOS DO ENSINO ENSIO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO 17-05-2021.pdf: 257557 bytes, checksum: 088170565072f490543344cb0f9dbf68 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado PedroInformamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: - Folha de aprovação assinada pela banca; - Falta o TCAE;  ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação. Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf------ on 2021-07-09T22:28:40Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Pedro Marques Alcântara e Souza (pedro.alcantara@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-07-10T17:22:14Z No. of bitstreams: 1 OS DESAFIOS METODOLOGICOS DO ENSINO ENSIO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO 17-05-2021 ok.pdf: 441775 bytes, checksum: 1b99beb5a993ceb7b767dc4824bd39fa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-07-12T12:30:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OS DESAFIOS METODOLOGICOS DO ENSINO ENSIO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO 17-05-2021 ok.pdf: 441775 bytes, checksum: 1b99beb5a993ceb7b767dc4824bd39fa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-12T12:33:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OS DESAFIOS METODOLOGICOS DO ENSINO ENSIO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO 17-05-2021 ok.pdf: 441775 bytes, checksum: 1b99beb5a993ceb7b767dc4824bd39fa (MD5) Previous issue date: 2021-05-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleDESAFIOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO 1º ANO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL MARIA ASSUNÇÃO DE AZEVEDOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OS DESAFIOS METODOLOGICOS DO ENSINO ENSIO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO 17-05-2021 ok.pdf431,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.