Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1925
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Dias, Denise | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3831323207268046 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dias, Denise | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3831323207268046 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão Nunes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8444017087280870 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Santos, Maria Licia dos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7934023451377993 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Silva, Fernando Ferreira da | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8830577074299191 | pt_BR |
dc.creator | Souza, Pedro Marques Alcântara | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6271453163035545 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-12T12:33:47Z | - |
dc.date.available | 2021-05-19 | - |
dc.date.available | 2021-07-12T12:33:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1925 | - |
dc.description.resumo | O presente artigo relata os desafios metodológicos do ensino de Filosofia no 1° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Maria Assunção de Azevedo, localizado em Carmo do Rio Verde-GO. Para tanto, foi realizada uma análise da bibliografia sobre o processo de ensino de Filosofia, passando por Aristóteles, Campaner, Freire, Hegel, entre outros, e uma narração descritiva de experiência profissional enquanto docente durante a pandemia do coronavírus. O processo de ensino de filosofia, desde seus primórdios, sempre fora objeto de análise. Por um lado, alguns teóricos salientam a importância do ensino da História da Filosofia como elemento constitutivo para base de compreensão racional do conhecimento, enquanto, para outros, deve-se ensinar conceitos da Filosofia que estão mais próximos dos alunos, de sua realidade. Demócrito (1996) instrui que o ensino de filosofia deve propiciar a construção de pensamento e não ser meramente uma transmissão de conhecimento e informações. Enquanto para Campaner (2021), é preciso que, o que for ensinado promova o ingresso do aluno no universo da problemática filosófica. E, a partir da prática docente foi possível elencar algumas dificuldades enfrentadas no âmbito de ensino de Filosofia, a saber: O primeiro contato dos discentes com a filosofia; currículo denso; o método de avaliação e o processo de ensino de Filosofia no contexto da pandemia. Durante a elaboração do trabalho foi possível conhecer os desafios do processo de ensino de filosofia, bem como o contexto em que eles foram apresentados. Diante das mais variadas interpretações de desafios, ora recorrentes, ora impostos pelo próprio contexto, do ensino de Filosofia o presente trabalho procurou compreendê-los à luz da atualidade. Com isso, apresentou-se novos horizontes para pesquisas, além de uma análise crítica acerca do ensino de Filosofia no 1° ano do Ensino Médio, com destaque para os desafios metodológicos postos pela pandemia do novo coronavírus, possibilitando uma alternância no método a ser utilizado no processo de ensino. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Pedro Marques Alcântara e Souza (pedro.alcantara@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-05-18T14:04:15Z No. of bitstreams: 1 OS DESAFIOS METODOLOGICOS DO ENSINO ENSIO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO 17-05-2021.pdf: 257557 bytes, checksum: 088170565072f490543344cb0f9dbf68 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br), reason: Ausência do TCAE on 2021-05-19T01:17:21Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Pedro Marques Alcântara e Souza (pedro.alcantara@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-07-09T17:06:12Z No. of bitstreams: 1 OS DESAFIOS METODOLOGICOS DO ENSINO ENSIO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO 17-05-2021.pdf: 257557 bytes, checksum: 088170565072f490543344cb0f9dbf68 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado PedroInformamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: - Folha de aprovação assinada pela banca; - Falta o TCAE; ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação. Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf------ on 2021-07-09T22:28:40Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Pedro Marques Alcântara e Souza (pedro.alcantara@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-07-10T17:22:14Z No. of bitstreams: 1 OS DESAFIOS METODOLOGICOS DO ENSINO ENSIO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO 17-05-2021 ok.pdf: 441775 bytes, checksum: 1b99beb5a993ceb7b767dc4824bd39fa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-07-12T12:30:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OS DESAFIOS METODOLOGICOS DO ENSINO ENSIO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO 17-05-2021 ok.pdf: 441775 bytes, checksum: 1b99beb5a993ceb7b767dc4824bd39fa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-07-12T12:33:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OS DESAFIOS METODOLOGICOS DO ENSINO ENSIO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO 17-05-2021 ok.pdf: 441775 bytes, checksum: 1b99beb5a993ceb7b767dc4824bd39fa (MD5) Previous issue date: 2021-05-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ceres | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | DESAFIOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO 1º ANO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL MARIA ASSUNÇÃO DE AZEVEDO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OS DESAFIOS METODOLOGICOS DO ENSINO ENSIO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO 17-05-2021 ok.pdf | 431,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.