Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1896
Tipo: Dissertação
Título: É POSSÍVEL ENSINAR BIOFÍSICA COM OS SUPER-HERÓIS? UM ESTUDO ENVOLVENDO FICÇÃO CIENTÍFICA E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): Silva, Domiciano Corrêa Marques da
Primeiro Orientador: Malafaia, Guilherme
Primeiro Membro da Banca: Malafaia, Guilherme
Segundo Membro da Banca: Silva, Ives Charlie da
Terceiro Membro da Banca: Menezes, Ivandilson Pessoa Pinto de
Resumo: Mesmo diante das inovações no ensino, ao entrarmos em uma sala de aula da educação básica e questionarmos sobre o gosto dos estudantes pelas disciplinas das “Ciências Exatas", é provável que muitos se manifestarão com desinteresse pela Física. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo propor a utilização de filmes de super-heróis como ferramentas metodológicas para o auxílio do processo de aprendizagem nas aulas de Biofísica. Disponibilizamos e descrevemos cenas ou sequência de cenas de super-heróis selecionadas para serem utilizadas com a finalidade de exemplificar e problematizar conceitos de Física e ou Biologia, visando deixar as aulas mais atrativas e próximas à realidade dos estudantes. A análise dos filmes foi antecedida de uma ampla pesquisa sobre quais filmes poderiam servir como recurso pedagógico. Um dos critérios para a escolha dos filmes a serem analisados, foi a presença de trechos ou cenas que contivessem uma riqueza de conteúdos científicos potencialmente exploráveis dentro da sala de aula, tanto em caráter demonstrativo, como problematizador. Para orientar a avaliação dos filmes, assistimos os longas-metragens e pré-selecionamos as cenas com potencial para serem exploradas e contextualizadas. Na sequência elaboramos diferentes propostas de atividades passíveis de serem desenvolvidas no âmbito das aulas de Física/Biologia, levando em consideração a teoria das inteligências múltiplas propostas por Haward Gardner. Acreditamos que este estudo possa ser útil para a ampliação do interesse dos estudantes pela Física, além de demonstrar que é possível ensinar Biofísica com os super-heróis. Entretanto, dado o pioneirismo deste estudo, novas investigações serão úteis para complementar os achados atuais, especialmente para avaliar o quanto essas ferramentas contribuem, de fato, para o processo de ensino e aprendizagem na educação básica.
Abstract: Even in the face of innovations in teaching, when we enter a classroom of basic education and question about the taste of students for the subjects of "Exact Sciences", it is likely that many will manifest themselves with disinterest in Physics. In this sense, this work had as objective to propose the use of superhero films as methodological tools to aid the learning process in biophysics classes. We provide and describe scenes or sequences of superhero scenes selected to be used to exemplify and problematize concepts of Physics and or Biology, aiming to make classes more attractive and closer to the students' reality. The analysis of the films was preceded by a wide research on which films could serve as a pedagogical resource. The presence of excerpts or scenes that contained a wealth of potentially exploitable scientific content here in the classroom, both as a demonstration and as a problematizer. To guide the evaluation of the films, we watched the feature films and pre-selected the scenes with the potential to be explored and contextualized. Then we elaborated different proposals for activities that could be developed within the Physics/Biology classes, considering the theory of multiple intelligences proposed by Haward Gardner. We believe that this study can be useful for expanding students' interest in Physics, in addition to demonstrating that it is possible to teach Biophysics with superheroes. However, given the pioneering nature of this study, further investigations will be useful to complement the current findings, especially to assess how much these tools contribute to the teaching and learning process in basic education.
Palavras-chave: Filmes
Super-heróis
Ensino de Física
Physics teaching
Ensino de Biologia
Biology teaching
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1896
Data do documento: 28-Mai-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Domiciano Corrêa Marques da Silva.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.