Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1896
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Malafaia, Guilherme-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7222293518573336pt_BR
dc.contributor.referee1Malafaia, Guilherme-
dc.contributor.referee2Silva, Ives Charlie da-
dc.contributor.referee3Menezes, Ivandilson Pessoa Pinto de-
dc.creatorSilva, Domiciano Corrêa Marques da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6746392408133440pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-23T16:51:59Z-
dc.date.available2021-06-23T16:51:59Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1896-
dc.description.abstractEven in the face of innovations in teaching, when we enter a classroom of basic education and question about the taste of students for the subjects of "Exact Sciences", it is likely that many will manifest themselves with disinterest in Physics. In this sense, this work had as objective to propose the use of superhero films as methodological tools to aid the learning process in biophysics classes. We provide and describe scenes or sequences of superhero scenes selected to be used to exemplify and problematize concepts of Physics and or Biology, aiming to make classes more attractive and closer to the students' reality. The analysis of the films was preceded by a wide research on which films could serve as a pedagogical resource. The presence of excerpts or scenes that contained a wealth of potentially exploitable scientific content here in the classroom, both as a demonstration and as a problematizer. To guide the evaluation of the films, we watched the feature films and pre-selected the scenes with the potential to be explored and contextualized. Then we elaborated different proposals for activities that could be developed within the Physics/Biology classes, considering the theory of multiple intelligences proposed by Haward Gardner. We believe that this study can be useful for expanding students' interest in Physics, in addition to demonstrating that it is possible to teach Biophysics with superheroes. However, given the pioneering nature of this study, further investigations will be useful to complement the current findings, especially to assess how much these tools contribute to the teaching and learning process in basic education.pt_BR
dc.description.resumoMesmo diante das inovações no ensino, ao entrarmos em uma sala de aula da educação básica e questionarmos sobre o gosto dos estudantes pelas disciplinas das “Ciências Exatas", é provável que muitos se manifestarão com desinteresse pela Física. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo propor a utilização de filmes de super-heróis como ferramentas metodológicas para o auxílio do processo de aprendizagem nas aulas de Biofísica. Disponibilizamos e descrevemos cenas ou sequência de cenas de super-heróis selecionadas para serem utilizadas com a finalidade de exemplificar e problematizar conceitos de Física e ou Biologia, visando deixar as aulas mais atrativas e próximas à realidade dos estudantes. A análise dos filmes foi antecedida de uma ampla pesquisa sobre quais filmes poderiam servir como recurso pedagógico. Um dos critérios para a escolha dos filmes a serem analisados, foi a presença de trechos ou cenas que contivessem uma riqueza de conteúdos científicos potencialmente exploráveis dentro da sala de aula, tanto em caráter demonstrativo, como problematizador. Para orientar a avaliação dos filmes, assistimos os longas-metragens e pré-selecionamos as cenas com potencial para serem exploradas e contextualizadas. Na sequência elaboramos diferentes propostas de atividades passíveis de serem desenvolvidas no âmbito das aulas de Física/Biologia, levando em consideração a teoria das inteligências múltiplas propostas por Haward Gardner. Acreditamos que este estudo possa ser útil para a ampliação do interesse dos estudantes pela Física, além de demonstrar que é possível ensinar Biofísica com os super-heróis. Entretanto, dado o pioneirismo deste estudo, novas investigações serão úteis para complementar os achados atuais, especialmente para avaliar o quanto essas ferramentas contribuem, de fato, para o processo de ensino e aprendizagem na educação básica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Domiciano Corrêa Marques da Silva (2019101332140028@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-18T16:53:41Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Domiciano Corrêa Marques da Silva.pdf: 1768858 bytes, checksum: 8b02f6b3640fb13595d23a2fd27b1e4c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf   O(s) autor(es) devem revisar aversão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2ºFolha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa.  Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf on 2021-06-19T23:39:22Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Domiciano Corrêa Marques da Silva (2019101332140028@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-23T14:32:02Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Domiciano Corrêa Marques da Silva.pdf: 1893437 bytes, checksum: ea7bab7701079821b72bf218f901f111 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-23T16:51:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Domiciano Corrêa Marques da Silva.pdf: 1893437 bytes, checksum: ea7bab7701079821b72bf218f901f111 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-23T16:51:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Domiciano Corrêa Marques da Silva.pdf: 1893437 bytes, checksum: ea7bab7701079821b72bf218f901f111 (MD5) Previous issue date: 2021-05-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilmespt_BR
dc.subjectSuper-heróispt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleÉ POSSÍVEL ENSINAR BIOFÍSICA COM OS SUPER-HERÓIS? UM ESTUDO ENVOLVENDO FICÇÃO CIENTÍFICA E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Domiciano Corrêa Marques da Silva.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.