Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1881
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PANORAMA DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA NO IF GOIANO: FORMAÇÃO VOLTADA À COMUNIDADE
Autor(es): Cota, Udmila de Oliveira
Primeiro Orientador: Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro
Resumo: Este estudo abordou o papel transformador dos Institutos Federais (IFs) nas regiões que são implementados, já que, como exposto no presente artigo, possuem uma finalidade e a sua criação pretende atender as necessidades da sociedade, buscando suprir a carência de mão de obra. Os cursos que integram o currículo são escolhidos rigorosamente, mas o que fica implícito é se todo esse trabalho no projeto de implementação se concretiza no cotidiano dos Institutos e ultrapassam as barreiras de um campus misto devido a oferta de cursos superiores como também de cursos técnicos. Sendo assim, o objetivo principal foi fazer uma investigação sobre os projetos que existem dentro do IF Goiano - Campus Ceres com a finalidade de contribuir para a melhoria do ensino básico na região do Vale de São Patrício. Para a realização desta pesquisa foi necessário analisar os diversos documentos existentes sobre a criação dos IFs e também sobre a construção da matriz curricular do curso de Licenciatura em Química que foi a licenciatura escolhida para a análise, o que permitiu observar como acontece a elaboração de projetos do Instituto em parceria com as escolas públicas que ofertam o ensino médio nas proximidades da instituição. Os resultados alcançados demonstraram que o elo entre essas instituições ainda é quase inexistente, contando com apoio em momentos específicos e alguns casos apenas na disciplina de estágio obrigatório. Colocou-se em questão a necessidade de afunilar mais essas relações e assim conseguir alavancar o processo de ensino-aprendizagem de ambos os lados.
Abstract: This study approached the transforming paper of Federal Institutes (FIs) in the regions that are implemented, since as stated in the text they have a purpose and their creation aims to meet the needs of society, in an attempt to supply the lack of manpower. The courses that integrate the curriculum are strictly chosen, but what is implied is whether all this work in the implementation project takes place in the daily lives of the Institutes and overcome barriers of a mixed campus due to the offer of higher education courses as well as technical courses. Therefore, the main objective was to conduct an investigation on the projects that exist within the IF Goiano - Campus Ceres with the purpose of contributing to the improvement of basic education in the São Patrício Valley region. In order to carry out this research, it was necessary to analyze the various existing documents on the creation of the IFs and also on the construction of the curricular matrix of the Chemistry Graduation Degree course, which was the graduation chosen for the analysis, which allowed us to observe how the elaboration of projects happens. of the Institute in partnership with public schools that offer high school in the vicinity of the institution. The results achieved were already predicted since the beginning of the research, that is, the link between these institutions is still almost non-existent, with support at specific times and some cases only in the discipline of mandatory internship, so the need for taper these relations further and thus be able to leverage the teaching-learning process on both sides.
Palavras-chave: IF Goiano. Licenciatura em Química. Parceria escola-comunidade.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1881
Data do documento: 21-Mai-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.