Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3243079818409002pt_BR
dc.creatorCota, Udmila de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356231623206946pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-17T12:47:14Z-
dc.date.available2021-06-16-
dc.date.available2021-06-17T12:47:14Z-
dc.date.issued2021-05-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1881-
dc.description.abstractThis study approached the transforming paper of Federal Institutes (FIs) in the regions that are implemented, since as stated in the text they have a purpose and their creation aims to meet the needs of society, in an attempt to supply the lack of manpower. The courses that integrate the curriculum are strictly chosen, but what is implied is whether all this work in the implementation project takes place in the daily lives of the Institutes and overcome barriers of a mixed campus due to the offer of higher education courses as well as technical courses. Therefore, the main objective was to conduct an investigation on the projects that exist within the IF Goiano - Campus Ceres with the purpose of contributing to the improvement of basic education in the São Patrício Valley region. In order to carry out this research, it was necessary to analyze the various existing documents on the creation of the IFs and also on the construction of the curricular matrix of the Chemistry Graduation Degree course, which was the graduation chosen for the analysis, which allowed us to observe how the elaboration of projects happens. of the Institute in partnership with public schools that offer high school in the vicinity of the institution. The results achieved were already predicted since the beginning of the research, that is, the link between these institutions is still almost non-existent, with support at specific times and some cases only in the discipline of mandatory internship, so the need for taper these relations further and thus be able to leverage the teaching-learning process on both sides.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo abordou o papel transformador dos Institutos Federais (IFs) nas regiões que são implementados, já que, como exposto no presente artigo, possuem uma finalidade e a sua criação pretende atender as necessidades da sociedade, buscando suprir a carência de mão de obra. Os cursos que integram o currículo são escolhidos rigorosamente, mas o que fica implícito é se todo esse trabalho no projeto de implementação se concretiza no cotidiano dos Institutos e ultrapassam as barreiras de um campus misto devido a oferta de cursos superiores como também de cursos técnicos. Sendo assim, o objetivo principal foi fazer uma investigação sobre os projetos que existem dentro do IF Goiano - Campus Ceres com a finalidade de contribuir para a melhoria do ensino básico na região do Vale de São Patrício. Para a realização desta pesquisa foi necessário analisar os diversos documentos existentes sobre a criação dos IFs e também sobre a construção da matriz curricular do curso de Licenciatura em Química que foi a licenciatura escolhida para a análise, o que permitiu observar como acontece a elaboração de projetos do Instituto em parceria com as escolas públicas que ofertam o ensino médio nas proximidades da instituição. Os resultados alcançados demonstraram que o elo entre essas instituições ainda é quase inexistente, contando com apoio em momentos específicos e alguns casos apenas na disciplina de estágio obrigatório. Colocou-se em questão a necessidade de afunilar mais essas relações e assim conseguir alavancar o processo de ensino-aprendizagem de ambos os lados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Udmila de Oliveira Cota (2018203301160091@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-16T22:46:02Z No. of bitstreams: 3 Artigo_Udmila de Oliveira Cota.pdf: 642623 bytes, checksum: 7104f01dd38b9cb69d5c1fd83fa285a2 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorização_RIIF_Goiano_pdf (2).pdf: 113991 bytes, checksum: 0abe2c1c7a9632c16a46863de28e34bc (MD5) Udmila de Oliveira Cota - ATA DE DEFESA DE ARTIGO PARA CERTIFICAÇÃO - ECNEM.pdf: 81008 bytes, checksum: 662ff7352795f8e1d3df44b13e225acf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-17T12:44:10Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo_Udmila de Oliveira Cota.pdf: 642623 bytes, checksum: 7104f01dd38b9cb69d5c1fd83fa285a2 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorização_RIIF_Goiano_pdf (2).pdf: 113991 bytes, checksum: 0abe2c1c7a9632c16a46863de28e34bc (MD5) Udmila de Oliveira Cota - ATA DE DEFESA DE ARTIGO PARA CERTIFICAÇÃO - ECNEM.pdf: 81008 bytes, checksum: 662ff7352795f8e1d3df44b13e225acf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-17T12:45:57Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo_Udmila de Oliveira Cota.pdf: 642623 bytes, checksum: 7104f01dd38b9cb69d5c1fd83fa285a2 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorização_RIIF_Goiano_pdf (2).pdf: 113991 bytes, checksum: 0abe2c1c7a9632c16a46863de28e34bc (MD5) Udmila de Oliveira Cota - ATA DE DEFESA DE ARTIGO PARA CERTIFICAÇÃO - ECNEM.pdf: 81008 bytes, checksum: 662ff7352795f8e1d3df44b13e225acf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-17T12:47:14Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo_Udmila de Oliveira Cota.pdf: 642623 bytes, checksum: 7104f01dd38b9cb69d5c1fd83fa285a2 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorização_RIIF_Goiano_pdf (2).pdf: 113991 bytes, checksum: 0abe2c1c7a9632c16a46863de28e34bc (MD5) Udmila de Oliveira Cota - ATA DE DEFESA DE ARTIGO PARA CERTIFICAÇÃO - ECNEM.pdf: 81008 bytes, checksum: 662ff7352795f8e1d3df44b13e225acf (MD5) Previous issue date: 2021-05-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIF Goiano. Licenciatura em Química. Parceria escola-comunidade.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titlePANORAMA DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA NO IF GOIANO: FORMAÇÃO VOLTADA À COMUNIDADEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.