Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1880
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A APRENDIZAGEM NA EJA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS METODOLOGIAS DE ENSINO
Autor(es): Franco, Camila Marques
Primeiro Orientador: Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro
Resumo: Este artigo foi desenvolvido durante a Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática e teve como ponto de partida a Aprendizagem na EJA: uma reflexão a partir das metodologias de Ensino. Abordou a necessidade de compreender as metodologias de ensino na EJA e descreveu a importância de adaptações para o seguimento no ensino. Para tanto escolheu-se como método a Revisão Narrativa para feitura do artigo, consistindo na construção de uma análise ampla da literatura, contribuindo para discussões sobre métodos e resultados de pesquisas. A partir desta perspectiva utilizou-se como principais referências bibliográficas: Freire (2002 e 1997), Gadotti (1996), Araujo (2006) e Arroyo (2005) por apresentarem a EJA como um espaço de construção de saberes. Como objetivos trouxe a discussão e apresentação de reflexões voltadas às metodologias de ensino aprendizagem na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA, descreveu a importância de adaptações nas metodologias de ensino que buscam repensar a modalidade de Ensino e suas metodologias como forma de impulsionar a aprendizagem dos mesmos. Identificou-se que a educação de jovens e adultos necessita de mais atenção e investimentos começando, por exemplo, de sua abordagem pedagógica como conteúdo, metodologias, tipologias de organização e processos de avaliação diferenciados. Conclui-se então, que há necessidade de renovar as práticas pedagógicas que atendam às necessidades dos jovens e adultos, valorizando seus conhecimentos prévios e renovando as perspectivas.
Abstract: This article was developed during the Lato Sensu Graduate Program in Teaching Natural Sciences and Mathematical Education and had Learning from EJA as a starting point: a reflection based on Teaching methodologies. He addressed the need to understand the teaching methodologies in EJA and described the importance of adaptations for the follow-up in teaching. Therefore, the Narrative Review was chosen as the method for making the article, consisting of the construction of a broad analysis of the literature, contributing to discussions about methods and research results. From this perspective, the main bibliographic references were used: Freire (2002 and 1997), Gadotti (1996), Araujo (2006) and Arroyo (2005) for presenting EJA as a space for the construction of knowledge. As objectives, it brought the discussion and presentation of reflections focused on teaching and learning methodologies in the Youth and Adult Education modality - EJA, described the importance of adaptations in teaching methodologies that seek to rethink the Teaching modality and its methodologies as a way to boost the learning them. It was identified that the education of young people and adults needs more attention and investments, starting, for example, with their pedagogical approach as content, methodologies, types of organization and differentiated evaluation processes. It is concluded, then, that there is a need to renew pedagogical practices that meet the needs of young people and adults, valuing their previous knowledge and renewing perspectives.
Palavras-chave: EJA. Ensino. Aprendizagem. Metodologias. Práticas Pedagógicas.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1880
Data do documento: 21-Mai-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.