Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1880
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3243079818409002pt_BR
dc.creatorFranco, Camila Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9198442206671160pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-17T12:25:35Z-
dc.date.available2021-06-16-
dc.date.available2021-06-17T12:25:35Z-
dc.date.issued2021-05-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1880-
dc.description.abstractThis article was developed during the Lato Sensu Graduate Program in Teaching Natural Sciences and Mathematical Education and had Learning from EJA as a starting point: a reflection based on Teaching methodologies. He addressed the need to understand the teaching methodologies in EJA and described the importance of adaptations for the follow-up in teaching. Therefore, the Narrative Review was chosen as the method for making the article, consisting of the construction of a broad analysis of the literature, contributing to discussions about methods and research results. From this perspective, the main bibliographic references were used: Freire (2002 and 1997), Gadotti (1996), Araujo (2006) and Arroyo (2005) for presenting EJA as a space for the construction of knowledge. As objectives, it brought the discussion and presentation of reflections focused on teaching and learning methodologies in the Youth and Adult Education modality - EJA, described the importance of adaptations in teaching methodologies that seek to rethink the Teaching modality and its methodologies as a way to boost the learning them. It was identified that the education of young people and adults needs more attention and investments, starting, for example, with their pedagogical approach as content, methodologies, types of organization and differentiated evaluation processes. It is concluded, then, that there is a need to renew pedagogical practices that meet the needs of young people and adults, valuing their previous knowledge and renewing perspectives.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo foi desenvolvido durante a Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática e teve como ponto de partida a Aprendizagem na EJA: uma reflexão a partir das metodologias de Ensino. Abordou a necessidade de compreender as metodologias de ensino na EJA e descreveu a importância de adaptações para o seguimento no ensino. Para tanto escolheu-se como método a Revisão Narrativa para feitura do artigo, consistindo na construção de uma análise ampla da literatura, contribuindo para discussões sobre métodos e resultados de pesquisas. A partir desta perspectiva utilizou-se como principais referências bibliográficas: Freire (2002 e 1997), Gadotti (1996), Araujo (2006) e Arroyo (2005) por apresentarem a EJA como um espaço de construção de saberes. Como objetivos trouxe a discussão e apresentação de reflexões voltadas às metodologias de ensino aprendizagem na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA, descreveu a importância de adaptações nas metodologias de ensino que buscam repensar a modalidade de Ensino e suas metodologias como forma de impulsionar a aprendizagem dos mesmos. Identificou-se que a educação de jovens e adultos necessita de mais atenção e investimentos começando, por exemplo, de sua abordagem pedagógica como conteúdo, metodologias, tipologias de organização e processos de avaliação diferenciados. Conclui-se então, que há necessidade de renovar as práticas pedagógicas que atendam às necessidades dos jovens e adultos, valorizando seus conhecimentos prévios e renovando as perspectivas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Marques Franco (2018203301160016@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-16T22:46:06Z No. of bitstreams: 3 Artigo-Camila Marques Franco.pdf: 526546 bytes, checksum: 732a8275f84bf9018e5a94c50634bdd2 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorização_RIIF_Goiano_pdf (2).pdf: 115308 bytes, checksum: 11ae35a757ae57d7986ee6483007ee8a (MD5) 3. ATA DE DEFESA DE ARTIGO PARA CERTIFICAÇÃO COMO ESPECIALISTA EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.pdf: 84007 bytes, checksum: 836430f9683d042495a00a8bde2a3ab2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-17T12:19:19Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo-Camila Marques Franco.pdf: 526546 bytes, checksum: 732a8275f84bf9018e5a94c50634bdd2 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorização_RIIF_Goiano_pdf (2).pdf: 115308 bytes, checksum: 11ae35a757ae57d7986ee6483007ee8a (MD5) 3. ATA DE DEFESA DE ARTIGO PARA CERTIFICAÇÃO COMO ESPECIALISTA EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.pdf: 84007 bytes, checksum: 836430f9683d042495a00a8bde2a3ab2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-17T12:21:42Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo-Camila Marques Franco.pdf: 526546 bytes, checksum: 732a8275f84bf9018e5a94c50634bdd2 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorização_RIIF_Goiano_pdf (2).pdf: 115308 bytes, checksum: 11ae35a757ae57d7986ee6483007ee8a (MD5) 3. ATA DE DEFESA DE ARTIGO PARA CERTIFICAÇÃO COMO ESPECIALISTA EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.pdf: 84007 bytes, checksum: 836430f9683d042495a00a8bde2a3ab2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-17T12:25:35Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo-Camila Marques Franco.pdf: 526546 bytes, checksum: 732a8275f84bf9018e5a94c50634bdd2 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorização_RIIF_Goiano_pdf (2).pdf: 115308 bytes, checksum: 11ae35a757ae57d7986ee6483007ee8a (MD5) 3. ATA DE DEFESA DE ARTIGO PARA CERTIFICAÇÃO COMO ESPECIALISTA EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.pdf: 84007 bytes, checksum: 836430f9683d042495a00a8bde2a3ab2 (MD5) Previous issue date: 2021-05-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJA. Ensino. Aprendizagem. Metodologias. Práticas Pedagógicas.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA APRENDIZAGEM NA EJA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS METODOLOGIAS DE ENSINOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.