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metadata.dc.type: Dissertação
Title: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE FUNÇÃO NO ENSINO MÉDIO
metadata.dc.creator: Sousa, Heloisa Candido de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Júlio César
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Cristiane Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Smith, Ole Peter
metadata.dc.description.resumo: O ensino da Matemática é sempre um desafio, pois tem o objetivo de desenvolver o espírito criativo, o raciocínio lógico e o pensar matematicamente, construindo vários significados no cotidiano das aulas. Para que isso aconteça, é necessária a busca por metodologias diversificadas, a partir das diferentes formas de utilização no cotidiano do aluno. Entretanto, os processos de ensino da disciplina de Matemática são muitas vezes contrários aos seus objetivos de aprendizagem. É fato que muitos estudantes possuem dificuldades com os conteúdos, por isso metodologias ativas podem ser um caminho possível na implementação de um ensino mais próximo das habilidades que se esperam desenvolver no estudante. Esta pesquisa compreende a resolução de problemas enquanto metodologia ativa e propõe avaliar se a Metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática, por meio da Resolução de Problemas, contribui com o ensino de função afim e se corrobora com a construção de uma aprendizagem significativa. Para tanto, a metodologia de pesquisa adotada neste trabalho foi um estudo de caso do tipo descritivo de abordagem qualitativa. A população do estudo foi composta por alunos da primeira série do Ensino Médio de um colégio público da rede estadual de Goiás. O produto educacional foi planejado, reformulado e aplicado sob a forma de uma sequência didática, seguindo o roteiro prescritivo de atividades, desenvolvido a partir da Metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação proposta por Onuchic (1999), Onuchic e Allevato (2011) e Allevato e Onuchic (2005, 2009, 2014). A coleta de dados ocorreu por meio dos relatórios produzidos na atividade aplicada, na comparação pareada dos mapas conceituais e do questionário de satisfação/autoavaliação com perguntas abertas e fechadas. As observações e análises feitas pela pesquisadora, a partir da atividade desenvolvida, reforçam fortemente que a Metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação se mostrou eficaz no ensino de função afim, favorecendo a aprendizagem de forma significativa e a formação crítica e autônoma do estudante. Isso se justifica pela importância em promover reflexões que suscitem mudanças significativas na forma de ensinar os conteúdos matemáticos, nos quais a resolução de problemas passa a ser o ponto de partida para o ensino dos conceitos matemáticos.
Abstract: The teaching of mathematics is always a challenge, as it aims to develop the creative spirit, logical reasoning and thinking mathematically, constructing various meanings in the daily life of classes. For this to happen, it is necessary to search for diversified methodologies, based on the different forms of use in the student's daily life. However, the teaching processes of the subject of Mathematics are often contrary to their learning objectives. It is a fact that many students have difficulties with the contents, so active methodologies can be a possible way in the implementation of teaching closer to the skills that are expected to develop in the student. This research comprises problem solving as an active methodology and proposes to evaluate whether the Teaching-Learning-Evaluation Methodology of Mathematics, through Problem Solving, contributes to the teaching of related functions and corroborates with the construction of meaningful learning. Therefore, the research methodology adopted in this work was a case study of the descriptive type with a qualitative approach. The study population consisted of students from the first grade of high school at a public school in the state of Goiás. The educational product was planned, reformulated and applied in the form of a didactic sequence, following the prescriptive script of activities, developed at from the Teaching-Learning-Assessment Methodology proposed by Onuchic (1999), Onuchic and Allevato (2011) and Allevato and Onuchic (2005, 2009, 2014). Data collection occurred through the reports produced in the applied activity, in the paired comparison of the concept maps and the satisfaction / self-assessment questionnaire with open and closed questions. The observations and analyzes made by the researcher, based on the activity developed, strongly reinforce that the Teaching-Learning-Evaluation Methodology proved to be effective in teaching related functions, favoring significant learning and the student's critical and autonomous training. This is justified by the importance of promoting reflections that give rise to significant changes in the way of teaching mathematical content, in which problem solving becomes the starting point for teaching mathematical concepts.
Keywords: Educação Matemática
Função Afim
Metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação
Sequência Didática
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1867
Issue Date: 1-Jun-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica



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