Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1867
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Júlio César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8909334567319212pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Cristiane Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8450101390089471pt_BR
dc.contributor.referee2Smith, Ole Peter-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9938244088922275pt_BR
dc.creatorSousa, Heloisa Candido de-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=699D28AFFF5F932D14A2703FDDC01D2B#pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-11T13:52:36Z-
dc.date.available2021-06-10-
dc.date.available2021-06-11T13:52:36Z-
dc.date.issued2021-06-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1867-
dc.description.abstractThe teaching of mathematics is always a challenge, as it aims to develop the creative spirit, logical reasoning and thinking mathematically, constructing various meanings in the daily life of classes. For this to happen, it is necessary to search for diversified methodologies, based on the different forms of use in the student's daily life. However, the teaching processes of the subject of Mathematics are often contrary to their learning objectives. It is a fact that many students have difficulties with the contents, so active methodologies can be a possible way in the implementation of teaching closer to the skills that are expected to develop in the student. This research comprises problem solving as an active methodology and proposes to evaluate whether the Teaching-Learning-Evaluation Methodology of Mathematics, through Problem Solving, contributes to the teaching of related functions and corroborates with the construction of meaningful learning. Therefore, the research methodology adopted in this work was a case study of the descriptive type with a qualitative approach. The study population consisted of students from the first grade of high school at a public school in the state of Goiás. The educational product was planned, reformulated and applied in the form of a didactic sequence, following the prescriptive script of activities, developed at from the Teaching-Learning-Assessment Methodology proposed by Onuchic (1999), Onuchic and Allevato (2011) and Allevato and Onuchic (2005, 2009, 2014). Data collection occurred through the reports produced in the applied activity, in the paired comparison of the concept maps and the satisfaction / self-assessment questionnaire with open and closed questions. The observations and analyzes made by the researcher, based on the activity developed, strongly reinforce that the Teaching-Learning-Evaluation Methodology proved to be effective in teaching related functions, favoring significant learning and the student's critical and autonomous training. This is justified by the importance of promoting reflections that give rise to significant changes in the way of teaching mathematical content, in which problem solving becomes the starting point for teaching mathematical concepts.pt_BR
dc.description.resumoO ensino da Matemática é sempre um desafio, pois tem o objetivo de desenvolver o espírito criativo, o raciocínio lógico e o pensar matematicamente, construindo vários significados no cotidiano das aulas. Para que isso aconteça, é necessária a busca por metodologias diversificadas, a partir das diferentes formas de utilização no cotidiano do aluno. Entretanto, os processos de ensino da disciplina de Matemática são muitas vezes contrários aos seus objetivos de aprendizagem. É fato que muitos estudantes possuem dificuldades com os conteúdos, por isso metodologias ativas podem ser um caminho possível na implementação de um ensino mais próximo das habilidades que se esperam desenvolver no estudante. Esta pesquisa compreende a resolução de problemas enquanto metodologia ativa e propõe avaliar se a Metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática, por meio da Resolução de Problemas, contribui com o ensino de função afim e se corrobora com a construção de uma aprendizagem significativa. Para tanto, a metodologia de pesquisa adotada neste trabalho foi um estudo de caso do tipo descritivo de abordagem qualitativa. A população do estudo foi composta por alunos da primeira série do Ensino Médio de um colégio público da rede estadual de Goiás. O produto educacional foi planejado, reformulado e aplicado sob a forma de uma sequência didática, seguindo o roteiro prescritivo de atividades, desenvolvido a partir da Metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação proposta por Onuchic (1999), Onuchic e Allevato (2011) e Allevato e Onuchic (2005, 2009, 2014). A coleta de dados ocorreu por meio dos relatórios produzidos na atividade aplicada, na comparação pareada dos mapas conceituais e do questionário de satisfação/autoavaliação com perguntas abertas e fechadas. As observações e análises feitas pela pesquisadora, a partir da atividade desenvolvida, reforçam fortemente que a Metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação se mostrou eficaz no ensino de função afim, favorecendo a aprendizagem de forma significativa e a formação crítica e autônoma do estudante. Isso se justifica pela importância em promover reflexões que suscitem mudanças significativas na forma de ensinar os conteúdos matemáticos, nos quais a resolução de problemas passa a ser o ponto de partida para o ensino dos conceitos matemáticos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloisa Candido de Sousa (2019101332140060@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-10T23:26:52Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE FUNÇÃO NO ENSINO MÉDIO.pdf: 3545525 bytes, checksum: 610b81c714ab0a845657be9447725570 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-11T13:50:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE FUNÇÃO NO ENSINO MÉDIO.pdf: 3545525 bytes, checksum: 610b81c714ab0a845657be9447725570 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-11T13:52:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE FUNÇÃO NO ENSINO MÉDIO.pdf: 3545525 bytes, checksum: 610b81c714ab0a845657be9447725570 (MD5) Previous issue date: 2021-06-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesAndreatta, C. (2019). Um cenário das pesquisas envolvendo Resolução de Problemas em edições do CIEM - A scenario of research involving Problem Solving in issues of CIEM. Educação Matemática Pesquisa, 21(1), Educação Matemática Pesquisa, 2019, Vol.21(1). ALLEVATO, N. S. G. Trabalhar através da resolução de problemas: possibilidades em dois diferentes contextos. VIDYA, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 209-232, jan./jun. 2014. Disponível em: https://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/view/26. Acesso em: 30 jun. 2019. ALLEVATO, N. S.; ONUCHIC, L. R. Novas Reflexões sobre o ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2005. ______. As conexões trabalhadas através da Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, p. 1-14, 3 jun. 2019. ______. Ensinando matemática na sala de aula através da resolução de problemas. Boletim GEPEM, Seropédica, n. 55, p. 133- 154, jul./dez. 2009. ______. Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas. In: ONUCHIC, L. R. et al. (Org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco, 2014. ANDREATTA, C.; ALLEVATO, N. S. G. Um cenário das pesquisas envolvendo Resolução de Problemas em edições do CIEM A scenario of research involving Problem Solving in issues of CIEM. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.l.], v. 21, n. 1, abr. 2019. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/37019>. Acesso em: 08 set. 2019. doi:https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p069-092. AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimento: Uma Perspectiva Cognitiva. 1ª. ed. Lisboa: Paralelo, 2000. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições: 70, 2016. BERBEL, N. A. N. (1998). Problematization and problem-based learning: different words or different ways? Interface, 2(2), 139-154. BESSA, K. P. Dificuldades de aprendizagem em matemática na percepção de professores e alunos do ensino fundamental. Universidade Católica de Brasília, 2007. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/download/1612/806. Acesso em: 11 abr. 2020. BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática. Pro-Proposições, Campinas, v. 4, n.1[10], p.16-23, 1993. BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994. BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 5. ed. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. R. S.; GADANIDIS G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. - 1. ed. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 14. ed. Brasília, DF: Edições Câmara, 2017. Disponível em: http://bd.camara. gov.br/bd/handle/bdcamara/19339. Acesso em:02 jul. 2019. ______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em jul. 2020. ______. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 02 abr. 2020. ______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_ versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 julho de 2020. ______. Base Nacional Comum Curricular. 2ª versão revista. Brasília. MEC. 2016. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em 15 out 2019. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília. DF. MEC/SEF. 1997. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em 18 out. 2019. ______. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466/12. Trata de pesquisas em seres humanos e atualiza a resolução 196. [Internet]. Diário Oficial da União: 12 dez. 2012. Acesso em 19 out 2019. ______. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 510/16. Trata da ética na pesquisa na área de ciências humanas e sociais: conquista dos pesquisadores [Internet]. Abril de 2016. Disponível: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/reso510.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2018. CAPES, Portaria 80/96. Disponível em:http://ufrgs/propg/regulam/anexos/port80. Acesso em 18dez.2018. CASTRO, Carlos Henrique Silva de; RIBEIRO, Ana Elisa. NATIVOS DIGITAIS, PANDEMIA E EDUCAÇÃO PÚBLICA: SOBRE LETRAMENTOS E NOVAS TECNOLOGIAS. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S.l.], v. 9, n. 1, nov. 2020. ISSN 2317-0239. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/17827>. Acesso em: 06 maio 2021. COSTA, S.S.C.; MOREIRA, M. A. Modelagem em resolução de problemas: estudo preliminar. Atas do VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Florianópolis (CD-ROM), 26 a 30 de outubro, 1998. COSTA, M. DOS S.; ALLEVATO, N. S. G. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de proporcionalidade através da Resolução de Problemas: uma experiência na formação inicial de (futuros) professores de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 6, p. 47, 19 dez. 2018. DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 2ªed. São Paulo: Ática, 1994. ______. Matemática: contexto & Aplicações. 1ª série do ensino médio. 3. Ed. São Paulo: Ática, 2016. D’AMBRÓSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 23. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. D’AMBROSIO, U. Da realidade à ação reflexões sobre educação e matemática. 3ª. ed. Campinas: Summus,1986. D’AMBRÓSIO, U. Prefácio In: Borba, M.; Araújo, J.L. (orgs.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, Belo Horizonte: Autêntica, 2006. DENARDI, V. B.; BISOGNIN, E. Resolução de Problemas e Representações Semióticas na Formação Inicial de Professores de Matemática. Revista de Educação Matemática, v. 17, p. e020022, 1 maio 2020. DIESEL, A.; SANTOS BALDEZ, A. L.; NEUMANN MARTINS, S. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.268-288.404. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404. Acesso em: 18 jan. 2021. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM, 1993-2008. Acesso em 26 out 2018 FIORENTINI, D. A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 18, p. 107- 115, jun. 2005. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/ reveducacao/article/view/266/2945. Acesso em: 18 maio 2020. FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012. FERREIRA, N. C.; SILVA, L. E.; MARTINS, E. R. Resolução de Problemas no Ensino Superior. In: ONUCHIC, L. R.; LEAL JUNIOR, L. C.; PIRONEL, M. (Org.). Perspectivas para Resolução de Problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 189-219. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. FREITAS C.B.D.; HOSSNE, W.S. Pesquisa em seres humanos. In: CAMPANA, A. O.; PADOVANI, C. R.; IARIA, C. T.; FREITAS, C. B. D; PAIVA, S. A. R, HOSSNE; W. S. Investigação científica na área médica. 1ed. São Paulo: Manole; 2001. P. 205-219. FREITAS, A.P.A; SILVEIRA, N. L. D. ÉTICA NA PESQUISA COM SUJEITOS HUMANOS: Aspectos a destacar para investigadores iniciantes. Psicol. Argum. 2008 jan./mar., 26(52),35-46.Disponibilidade: https://r.search.yahoo.com/_ylt=AwrE1x2lzENg7GoAwBPz6Qt.;_ylu=Y29sbwNiZjEEcG9zAzIEdnRpZAMEc2VjA3Ny/RV=2/RE=1615084837/RO=10/RU=https%3a%2f%2fbiblat.unam.mx%2fhevila%2fPsicologiaargumento%2f2008%2fvol26%2fno52%2f3.pdf/RK=2/RS=8Yyhvh8bHPix_yAj2PiE.z1NoYc-. Acesso em: 6, mar, 2021. GÁLVEZ, Grécia. A didática da matemática. In: PARRA, Cecília. SAIZ, Irma. (Orgs.). Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p. 30-36. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed., São Paulo: Ed. Atlas. 2008. ______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GOLDENBERG, M. A Arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro: Record, 1997. JUSTULIN, A. Um delineamento dos artigos em resolução de problemas no Brasil a partir de periódicos A delineation of the articles on problem solving in Brazil from journals. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 18(2), 2016. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/24443 KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2013. LAKATOS, E. M; MARCONI, M. de A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5 edição. São Paulo: Atlas, 2013. LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E.; MORGADO, A. C. A matemática do ensino médio. 9. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2006. LOPES, Á. O jeito de aprender já mudou: falta mudar o jeito de ensinar. In: BIT SOCIAL. 7º Anuário A Rede 2015-2016: boas práticas de tecnologias na educação. São Paulo: Laser Press, 2015. LORENZATO, S. Para aprender matemática. 3. ed. Campinas, SP: Ed. Autores Associados, 2010 MATIAS-PEREIRA, J. Manual de gestão pública contemporânea. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2012a, 310p. MEDEIROS, C. F. Por uma educação matemática como intersubjetividade. São Paulo: Editora Moraes, 1994. MICOTTI, M. C. O. O ensino e as propostas pedagógicas. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 153-167. MINAYO, Maria C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: VOZES, 2001. p. 09-69. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed., São Paulo: Hucitec, 2013. MORAIS, R. S.; ONUCHIC, L. R. Uma Abordagem Histórica da Resolução de Problemas. In: ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (Orgs.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p. 17- 33. MORAIS, Suzanne Silva Rodrigues de. TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S.l.], v. 6, n. 1, jun. 2017. ISSN 2317-0239. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/12183>. Acesso em: 06 maio 2021. MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 1-25. MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: GONÇALVES, M, O; SILVA, V; Sala de aula compartilhada na licenciatura em matemática: relato de prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 59 -76. ______. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania. Aproximações Jovens, v. 2, 2015. MOREIRA, M. A. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1999. ______. O mestrado (profissional) em ensino. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 1, n. 01, p. 131-142, jul. 2004. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/26. Acesso em: 10 out. 2018. ______. Uma Introdução à Pesquisa Quantitativa em Ensino – Versão 2008. ______. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro, 2010. ______. Teorias de Aprendizagem. 2. ed. São Paulo: E. P. U., 2019. MORENO, M.; SASTRE, G.; BOVET, M.; LEAL, A. Conhecimento e mudança: os modelos organizadores na construção do conhecimento. Tradução Ana Venite Fuzzato. Campinas: Unicamp; São Paulo: Moderna, 2000. NCTM. National Council of Teachers of Mathematics. Principles and standards for school mathematics. Reston, VA, Vol. 1, 2000. ______. An Agenda for Action: Recommendations for School Mathematics of the 1980s. Reston, Virginia. National Council of Teachers of Mathematics, 1980. Disponível em: http://www.nctm.org/flipbooks/standards/agendaforaction/index.html. Acesso em 01 maio 2020. _____. Principles and standards for school mathematics. Reston: NCTM, 2000. NOGUEIRA, C. M. I. História das ideias matemáticas: origens, fundamentos e futuro. Universidade Estadual de Maringá/Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática, 2004. Apontamentos de aula. NOVAK, J. D.; CANÃS, A. J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis educativa, 5(1), p. 9-29, 2010. NOVAK, J.D. e GOWIN, D.B. Aprender a aprender. Lisboa, Plátano Edições Técnicas. Tradução para o português de Carla Valadares, do original Learning how to learn, 1998. NUNES, C. B. A Resolução de Problemas na Formação Inicial e Continuada de Professores. In: II Seminário em Resolução de Problemas. Rio Claro – SP. Anais... Rio Claro, 2011. ______. O processo ensino-aprendizagem-avaliação de geometria através da resolução de problemas: perspectivas didático-matemáticas na formação inicial de professores de matemática. 2010. 430 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/102122>.Acesso 12 dez, 2020. NUNES, C. B & ONUCHIC, L. L. R. O uso das transformações geométricas através da1 resolução de problemas na formação de futuros professores de matemática. Revista Interfaces da Educ., Paranaíba, v.10, n.30, p. 30-56, 2019 ISSN 2177-7691 NUNES, C. B; SOUZA, A. C. P. A. Resolução de problemas como metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática em sala de aula. UNESP, Rio claro- SP. Disponível em: www.sbem.com.br/files/ix_enem/Minicurso/Resumos/MC65873300534R.doc. Acesso em: 04 set. 2020. ONUCHIC, L. R.; ZUFFI, E. M. O ensino-aprendizagem de matemática através da Resolução de Problemas e os processos cognitivos superiores. Revista Iberoamericana de matemática, p. 79-97, 2007. ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p.199-220 (Seminários & Debates). ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. NOGUTI, F. C.; JUSTULIN, A. M. (Org.). Resolução de Problemas - Teoria e Prática. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2014, v. 1, p. 17-34. ONUCHIC, L. R. A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos e para onde iremos? Revista: Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 88-104, jan./jun. 2013. Disponível em: www.upf.br/seer/indexphp/rep. Acesso em 12 fev. 2019. ______. A resolução de problemas na Educação Matemática: onde estamos e para onde iremos. IV Jornada Nacional de Educação Matemática, XII Jornada Regional de Educação Matemática. 2012. ______. et al. (Orgs.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. ______. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo-SP: Editora UNESP, 1999, Cap. 12, p. 208. ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F.C.H.; JUSTULIN, A.M. Resolução de Problemas Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. ONUCHIC, L R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática. Rio Claro (SP): BOLEMA, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011. ______. Novas Reflexões sobre o ensino aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Orgs.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. ONUCHIC, L. R. et al. (Orgs.). Perspectivas para Resolução de Problemas. 1ª.ed. São Paulo-SP: Editora Livraria da Física, 2017 ONUCHIC, L. R. et al. (Orgs.). Perspectivas para Resolução de Problemas. In: D’Ambrosio B. S. O Professor-Pesquisador Diante da Produção Escrita dos Alunos 1ª.ed. São Paulo-SP: Editora Livraria da Física, 2017, p.109-129. ONUCHIC, L. R. et al. (Orgs.). Perspectivas para Resolução de Problemas. In: Vale, Isabel. Resolução de Problema em Tema em Contínua Discussão: vantagens das Resoluções Visuais. 1ª.ed. São Paulo-SP: Editora Livraria da Física, 2017, p.131-162. ONUCHIC, L. R. et al. (Orgs.). Perspectivas para Resolução de Problemas. In: Serrazina L. Resolução de Problemas e Formação de Professores: um Olhar sobre a situação de Portugal. 1ª.ed. São Paulo-SP: Editora Livraria da Física, 2017, p.55-83. ONUCHIC, L. R. et al. (Orgs.). Perspectivas para Resolução de Problemas. In: D’Ambrosio B. S. O Professor-Pesquisador Diante da Produção Escrita dos Alunos 1ª.ed. São Paulo-SP: Editora Livraria da Física, 2017, p.109-129. PAIVA, M. Matemática, ensino médio. 3º ed. São Paulo: Moderna, 2015 PÉREZ GÓMEZ, A. I. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015. POLYA, G. A arte de resolver problemas. Trad. e adapt.: Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2006. PONTE, J. P.; BRANCO, N.; MATOS, A. Álgebra no Ensino Básico. Lisboa: MEDGIDC, 2009. PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico, 2ª Ed., Novo Hamburgo - RS, Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo - ASPEUR Universidade Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/institucional/editora-feevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao, acesso em: 16 dez. 2020. RIBEIRO, R. J. O mestrado profissional na política atual da Capes. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 2, n. 6, p. 8-15, jul. 2005. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/72/69. Acesso em: 10 nov. 2019. RODRIGUES, V. Resolução de Problemas como estratégia para incentivar e desenvolver a criatividade dos alunos na prática educativa matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Rio Claro: UNESP, 1992. ROMANATTO, Mauro Carlos. Resolução de problemas nas aulas de Matemática. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, no. 1, p.299-311, mai. 2012. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br RUIZ-MORENO, L.; et al. Mapa Conceitual: ensaiando critérios de análise. Ciência & Educação, 13(3), p. 455-463, 2007. SCHROEDER, T. L.; LESTER, F. K. Developing understanding in maathematics via problem solving. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. P. (Org.). New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, 1989. p. 31-42. SERRAZINA, M. L.; MATOS, J. M. Didáctica da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta, 1996. SERRAZINA, M. L.; RIBEIRO, D. As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico. Bolema, Rio Claro , v. 26, n. 44, p. 1367-1394, Dec. 2012. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2012000400012&lng=en&nrm=iso>. Accesso em 18 Jan. 2021. https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400012. SILVA, L. G. M.; FERREIRA, T. J. O papel da escola e suas demandas sociais. Periódico Científico Projeção e Docência, v. 5, p. 6-23, 2014. SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. Bolema, Rio Claro, v. 13, n. 14, p. 66-91. 2000. ______. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Tradução Orlando de Andrade Figueiredo, Jonei Cerqueira Barbosa. Campinas/SP: Papirus, 2008. VALE, I.; PIMENTEL, T. O pensamento algébrico e a descoberta de padrões na formação de professores. In: Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional. v.3, n.1. Escola Superior de Educação em Lisboa. Lisboa, Portugal, p.98– 124, 2013. VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, n. 4, p. 79-97, 2014. VILA, A.; CALLEJO, M. L. Matemática para aprender a pensar: O papel das crenças na resolução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 2006. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. ZABALA, A. Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ARTMED, 1998, Reimpressão 2010.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectFunção Afimpt_BR
dc.subjectMetodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliaçãopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE FUNÇÃO NO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE FUNÇÃO NO ENSINO MÉDIO.pdf3,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.