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metadata.dc.type: Dissertação
Title: AÇÕES AFIRMATIVAS NO IF GOIANO CAMPUS URUTAÍ: VIABILIDADE PARA FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA
metadata.dc.creator: Jesus, Patrícia Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Cristiane Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Cristiane Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Ricardo Diógenes Dias
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Mariana Cunha
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo central compreender como os alunos negros do IF Goiano Campus Urutaí, lidam com suas identidades raciais no ambiente escolar e qual papel da escola na construção dessas identidades. Propomos: i) Identificar a atual vivência escolar dos alunos negros no Campus Urutaí; ii) Verificar a partir da percepção dos alunos negros se as questões raciais são abordadas e de que forma é trabalhada no cotidiano escolar; iii) Identificar as contribuições da instituição para a construção/fragmentação da identidade dos alunos negros. Partimos do seguinte questionamento: qual seria o papel da escola nessas dimensões e na produção das identidades negras? O ambiente escolar reforça ou camufla a construção da identidade negra? Para tanto, participaram dezenove alunos do ensino médio do Campus Urutaí que se autodeclararam negros (pretos ou pardos) que se dispuseram a contribuir com a pesquisa. Devido ao afastamento social imposto pela pandemia do COVID-19, os dados foram coletados via internet, por meio de uma entrevista fechada com questionário estruturado. Ao final da entrevista, concluímos que a maioria não conseguia identificar discriminação racial em sala de aula, pouca promoção de ações /eventos sobre a temática e importante consideração quanto à promoção, um significativo desconhecimento do Neabi e também sobre a existência de cotas. Assim desenvolvemos como produto educacional, uma oficina para levar entendimento dessas políticas de ações afirmativas promovidas pela instituição. Participaram da oficina 19 pessoas, dos quais 15 responderam ao formulário de avaliação. Nas questões avaliaram a importância, relevância das informações passadas, coerência, a utilização da oficina enquanto objeto de aprendizagem, motivação quanto a participação e levantamento sobre dúvidas quanto às informações explanadas. Podemos concluir que o produto educacional cumpriu com seu objetivo enquanto objeto de aprendizagem, demonstrando ser satisfatório quanto a sua importância e quantidade relevante de informações. Vimos que as informações foram organizadas de forma coerente e capazes de proporcionar o aprendizado, deixando uma pequena margem de dúvida. Esperamos que a partir da promoção dessa oficina, seja incentivado a promover mais momentos como esse, levando assim o entendimento das ações afirmativas que contribui no fortalecimento da identidade negra, estimulando positivamente as instituições no favorecimento do público de segmentos sociais discriminados, construindo o respeito e o reconhecimento étnico-racial.
Abstract: This study had as main objective to understand how the black students of the IF Goiano Campus Urutaí, deal with their racial identities in the school environment and what role the school plays in the construction of these identities. We propose: i) To identify the current school experience of black students at Campus Urutaí; ii) Check, from the perception of black students, whether racial issues are addressed and how they are dealt with in school routine; iii) Identify the institution's contributions to the construction / fragmentation of the identity of black students. We start from the following question: what would be the role of the school in these dimensions and in the production of black identities? Does the school environment reinforce or camouflage the construction of black identity? To this end, nineteen high school students from the Urutaí Campus participated, who declared themselves to be blacks (blacks or browns) who were willing to contribute to the research. Due to the social remoteness imposed by the COVID-19 pandemic, data were collected via the internet, through a closed interview with a structured questionnaire. At the end of the interview, we concluded that most were unable to identify racial discrimination in the classroom, little promotion of actions / events on the theme and important consideration regarding promotion, a significant lack of knowledge about Neabi and also about the existence of quotas. Thus, we developed as an educational product, a workshop to bring understanding of these affirmative action policies promoted by the institution. Nineteen people participated in the workshop, of which 15 responded to the evaluation form. In the questions, they evaluated the importance, relevance of past information, consistency, the use of the workshop as an object of learning, motivation regarding participation and raising doubts about the information explained. We can conclude that the educational product has fulfilled its objective as a learning object, proving to be satisfactory in terms of its importance and relevant amount of information. We saw that the information was organized in a coherent way and capable of providing learning, leaving a small margin of doubt. We hope that from the promotion of this workshop, you will be encouraged to promote more moments like this, thus leading to the understanding of affirmative actions that contribute to the strengthening of black identity, positively stimulating institutions in favoring the public of discriminated social segments, building respect and ethnic-racial recognition.
Keywords: Identidade negra
Ações afirmativas
Cotas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1851
Issue Date: 24-May-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

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