Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1838| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O GERENCIAMENTO DE PROJETOS COMO ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR |
| Autor(es): | Sousa, Rita de Cassia |
| Primeiro Orientador: | Medeiros, Leonardo |
| Resumo: | As relações interpessoais e a heterogeneidade de opiniões que existem no ambiente escolar instiga a existência de várias situações conflituosas, dessa forma há uma necessidade de encontrar mecanismos para mediar os conflitos de forma a solucioná-los, nessa busca o gerenciamento de projetos se apresentam como um pertinente meio. Á vista disso, o presente artigo objetiva discutir o gerenciamento de projetos como ferramenta estratégica na gestão e mediação de conflitos com foco o ambiente escolar. Esse estudo discute conceitos como conflitos, mediação de conflitos e gerenciamento de projetos como estratégia de mediação de conflitos. A metodologia utilizada para tal proposito parte de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa a partir de pesquisas bibliográficas.. Respaldando-se na evidenciação dos conceitos aqui apresentados, pode inferir-se que a gestão de projetos como forma de mediar os conflitos escolares promove espaço adequado para o diálogo, a resolução de conflitos e consequentemente proporciona uma cultura de paz. |
| Abstract: | The interpersonal relationships and the heterogeneity of opinions that exist in the school environment instigates the existence of several conflicting situations, so there is a need to find mechanisms to mediate conflicts in order to resolve them. pertinent medium. In view of this, this article aims to discuss project management as a strategic tool in conflict management and mediation with a focus on the school environment. This study discusses concepts such as conflicts, conflict mediation and project management as a conflict mediation strategy. The methodology used for this purpose is part of descriptive research with a qualitative approach based on bibliographic research. Supporting the disclosure of the concepts presented here, it can be inferred that project management as a way to mediate school conflicts promotes an adequate space for dialogue, conflict resolution and consequently provides a culture of peace. |
| Palavras-chave: | Confrontos Confrontos escolar Administração escolar Escola |
| Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| Pais: | Brasil |
| Editor: | Instituto Federal Goiano |
| Sigla da Instituição: | IF Goiano |
| Campus: | Campus Campos Belos |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1838 |
| Data do documento: | 29-Abr-2021 |
| Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão de Projetos |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo - Rita de Cassia - Pronto para submissão.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.