Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1838
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O GERENCIAMENTO DE PROJETOS COMO ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR
Autor(es): Sousa, Rita de Cassia
Primeiro Orientador: Medeiros, Leonardo
Resumo: As relações interpessoais e a heterogeneidade de opiniões que existem no ambiente escolar instiga a existência de várias situações conflituosas, dessa forma há uma necessidade de encontrar mecanismos para mediar os conflitos de forma a solucioná-los, nessa busca o gerenciamento de projetos se apresentam como um pertinente meio. Á vista disso, o presente artigo objetiva discutir o gerenciamento de projetos como ferramenta estratégica na gestão e mediação de conflitos com foco o ambiente escolar. Esse estudo discute conceitos como conflitos, mediação de conflitos e gerenciamento de projetos como estratégia de mediação de conflitos. A metodologia utilizada para tal proposito parte de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa a partir de pesquisas bibliográficas.. Respaldando-se na evidenciação dos conceitos aqui apresentados, pode inferir-se que a gestão de projetos como forma de mediar os conflitos escolares promove espaço adequado para o diálogo, a resolução de conflitos e consequentemente proporciona uma cultura de paz.
Abstract: The interpersonal relationships and the heterogeneity of opinions that exist in the school environment instigates the existence of several conflicting situations, so there is a need to find mechanisms to mediate conflicts in order to resolve them. pertinent medium. In view of this, this article aims to discuss project management as a strategic tool in conflict management and mediation with a focus on the school environment. This study discusses concepts such as conflicts, conflict mediation and project management as a conflict mediation strategy. The methodology used for this purpose is part of descriptive research with a qualitative approach based on bibliographic research. Supporting the disclosure of the concepts presented here, it can be inferred that project management as a way to mediate school conflicts promotes an adequate space for dialogue, conflict resolution and consequently provides a culture of peace.
Palavras-chave: Confrontos
Confrontos escolar
Administração escolar
Escola
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1838
Data do documento: 29-Abr-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão de Projetos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Rita de Cassia - Pronto para submissão.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.