Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1838
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O gerenciamento de projetos como estratégias de mediação e gestão de conflitos no ambiente escolar
metadata.dc.creator: Sousa, Rita de Cassia
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Leonardo
metadata.dc.description.resumo: As relações interpessoais e a heterogeneidade de opiniões que existem no ambiente escolar instiga a existência de várias situações conflituosas, dessa forma há uma necessidade de encontrar mecanismos para mediar os conflitos de forma a solucioná-los, nessa busca o gerenciamento de projetos se apresentam como um pertinente meio. Á vista disso, o presente artigo objetiva discutir o gerenciamento de projetos como ferramenta estratégica na gestão e mediação de conflitos com foco o ambiente escolar. Esse estudo discute conceitos como conflitos, mediação de conflitos e gerenciamento de projetos como estratégia de mediação de conflitos. A metodologia utilizada para tal proposito parte de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa a partir de pesquisas bibliográficas.. Respaldando-se na evidenciação dos conceitos aqui apresentados, pode inferir-se que a gestão de projetos como forma de mediar os conflitos escolares promove espaço adequado para o diálogo, a resolução de conflitos e consequentemente proporciona uma cultura de paz.
Abstract: The interpersonal relationships and the heterogeneity of opinions that exist in the school environment instigates the existence of several conflicting situations, so there is a need to find mechanisms to mediate conflicts in order to resolve them. pertinent medium. In view of this, this article aims to discuss project management as a strategic tool in conflict management and mediation with a focus on the school environment. This study discusses concepts such as conflicts, conflict mediation and project management as a conflict mediation strategy. The methodology used for this purpose is part of descriptive research with a qualitative approach based on bibliographic research. Supporting the disclosure of the concepts presented here, it can be inferred that project management as a way to mediate school conflicts promotes an adequate space for dialogue, conflict resolution and consequently provides a culture of peace.
Keywords: Confrontos
Confrontos escolar
Administração escolar
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Campos Belos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1838
Issue Date: 29-Apr-2021
Appears in Collections:Especialização em Gestão de Projetos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo - Rita de Cassia - Pronto para submissão.pdf1,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.