Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1767
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Práticas Sustentáveis e Contextualizadas para o Ensino de Química: uma análise a partir de revisão bibliográfica |
Autor(es): | Silva, Karoliny Simões |
Primeiro Orientador: | Belisário, Celso Martins |
Primeiro Membro da Banca: | Cunha, Fátima Suely Ribeiro |
Segundo Membro da Banca: | Marcionílio, Suzana Maria Loures de Oliveira |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico, tendo como foco trabalhos realizados entre os anos de 2000 e 2020, no campo de ensino de Ciências que apresentam experiências docentes, envolvendo práticas baseadas em ações sob o viés da sustentabilidade ambiental – numa perspectiva da educação CTS, numa vertente latino-americana que busca articular o pensamento crítico para uma educação crítico-emancipatória defendida por Paulo Freire – que podem ser usadas para o Ensino de Química no Ensino Médio, intencionando que tais práticas sensibilizem quanto ao uso racional dos recursos naturais e preservação do meio ambiente, além de facilitar o aprendizado dos estudantes. As ações sustentáveis estão diretamente ligadas aos costumes familiares e podem ser facilitadoras no processo de ensino. Nessa perspectiva, no ambiente escolar, é preciso priorizar e incentivar as práticas sustentáveis, para que os estudantes se familiarizem com práticas que se contextualizem com a Educação Ambiental. No ensino de conteúdos de Ciências e Química, por meio de práticas sustentáveis e contextualizadas, existe a oportunidade de unir o útil ao agradável, pois quando os estudantes são parte integrante e indispensável para o sucesso de um projeto, existe maior interesse em aprender, pois faz mais sentido trabalhar com o que se convive diariamente. A pesquisa foi realizada através de buscas nas bases de dados do Google Acadêmico. Foram selecionadas 51 publicações no total, dentre elas, artigos científicos, trabalhos acadêmicos e trabalhos publicados em anais de eventos científicos, entre os anos de 2000 e 2020, agrupando-os em áreas temáticas: produção de sabão; produção de etanol; tratamento de água; reutilização/reciclagem de embalagens; construção de biodigestores; compostagem; pilhas, baterias, lixo eletrônico e chuva ácida. Em seguida, descreveram-se como esses trabalhos poderiam ser utilizados nas práticas descritas nas áreas temáticas, e quais conteúdos poderiam ser relacionados às séries específicas, de acordo com o Currículo utilizado na Rede de Educação do Estado de Goiás. |
Abstract: | This work aimed was to carry out a bibliographic survey, focusing on works carried out between the years 2000 and 2020, in the field of Science teaching that present teaching experiences, involving practices based on actions under the bias of environmental sustainability - in an education perspective CTS, in a Latin American perspective that seeks to articulate critical thinking for a critical-emancipatory education advocated by Paulo Freire - that can be used for the Teaching of Chemistry in High School, intending that such practices raise awareness about the rational use of natural resources and preservation of the environment, in addition to facilitating student learning. Sustainable actions are directly linked to family customs and can facilitate the teaching process. In this perspective, in the school environment, it is necessary to prioritize and encourage sustainable practices, so that students become familiar with practices that are contextualized with Environmental Education. In the teaching of Science and Chemistry content, through sustainable and contextualized practices, there is an opportunity to combine the useful with the pleasant, because when students are an integral and indispensable part for the success of a project, there is a greater interest in learning, because it makes more sense to work with what you live with daily. The research was carried out through searches in the Google Scholar databases. A total of 51 publications were selected, among them, scientific articles, academic works and works published in annals of scientific events, between the years 2000 and 2020, grouping them in thematic areas: soap production; ethanol production; water treatment; reuse / recycling of packaging; construction of bio digesters; composting; batteries, electronic waste and acid rain. Then, they described how these works could be used in the practices described in the thematic areas, and what content could be related to the specific series, according to the Curriculum used in the Education Network of Goias, Brazil. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Ensino de química Reutilização Contextualização Atividades práticas |
Área do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1767 |
Data do documento: | 17-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-Karoliny final.pdf | Monografia Karoliny Simões Silva | 797,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.