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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Matemática e Baixa Visão: uma análise sobre as formações continuadas
metadata.dc.creator: Alves, Cristiane Ferreira dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Melatti Junior., Darsilvio Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Thiago Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Váleria Batista
metadata.dc.description.resumo: O projeto se originou da inquietação como educadora licenciada em Matemática de que muitos alunos que apresentam baixa visão não recebem atenção e nem material adequado para o seu aprendizado escolar, partiu também da reclamação de muitos professores que não recebem formação adequada na formação inicial e nem continuada para atuarem com alunos especiais. Por tal fato, buscou-se realizar uma pesquisa cujo objetivo é analisar artigos que tratam sobre a formação continuada ofertada aos professores de Matemática do ensino regular, diagnosticando a quantidade e a qualidade dessas formações estendidas aos docentes que atuam com portadores de baixa visão. Para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se a pesquisa qualitativa, usando como método a pesquisa bibliográfica com o intuito de verificar as produções científicas que relacionam a formação de professores em educação especial com o ensino e a aprendizagem da Matemática, tendo como busca as fontes primárias. Para a coleta do material utilizou-se o banco de dados do repositório do Portal de Periódicos da Capes do Ministério da Educação e Cultura por meio do acesso livre. Para o critério de seleção foi aplicado o definido por Lima e Mioto (2007), sendo excluídos as produções que não tem relação com o objetivo da pesquisa Assim, foram feitas buscas por assuntos que apresentam relação com matemática e deficiência visual, onde, os resultados apontam que dos dez artigos selecionados 50% retrata a formação para professores em contexto inclusivo e 50% não retratam. Diante dos resultados concluiu-se que há pouca oferta de formação para professores de matemática de alunos com baixa visão e, quando ofertados, são inadequados ou insuficientes, falta de políticas públicas, bem como, a oferta destas pelo poder público. Concluiu-se também que os artigos não retratam sobre o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos e nem suas dificuldades de aprendizagem. Porém, relatam as dificuldades dos professores diante dessas limitações e que poucas pesquisas estão sendo desenvolvidas dentro deste contexto.
Abstract: The project originated from the concern as a licensed Mathematics educator that many students who have low vision do not receive attention or adequate material for their school learning, also started from the complaint of many teachers who do not receive adequate training in initial and continuing education to work with special students. For this reason, it was sought to carry out a research whose objective is to analyze articles that deal with the continuing education offered to Mathematics teachers of regular education, diagnosing the quantity and quality of these training extended to teachers who work with people with low vision. For the development of the work, qualitative research was used, using bibliographic research as a method in order to verify the scientific productions that relate the formation of teachers in special education with the teaching and learning of Mathematics, with the search for primary sources . For the collection of the material, the database of the repository of the Portal of Periodicals of Capes of the Ministry of Education and Culture was used through free access. For the selection criteria, the one defined by Lima and Mioto (2007) was applied, excluding productions that are not related to the research objective. Thus, searches were made for subjects that are related to mathematics and visual impairment, where, the results point out that of the ten selected articles 50% portrays the training for teachers in an inclusive context and 50% do not portray. In view of the results, it was concluded that there is little offer of training for mathematics teachers of students with low vision and, when offered, they are inadequate or insufficient, lack of public policies, as well as their offer by the government. It was also concluded that the articles do not portray the process of assessing students' learning or their learning difficulties. However, they report the difficulties of teachers in the face of these limitations and that little research is being developed within this context.
Keywords: Formações de professores; Baixa Visão; Matemática
Teacher training; Low vision; Math
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Campos Belos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1734
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

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