Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1724
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Diego | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2287474672198449 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nunes, Daniel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7048158167129467 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Kleyfton | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9040257542465304 | pt_BR |
dc.creator | Barreto, Mylena | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5299931960352113 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-09T22:19:26Z | - |
dc.date.available | 2021-04-10 | - |
dc.date.available | 2021-04-09T22:19:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1724 | - |
dc.description.abstract | The work has as its theme the Pedagogy of Alternation and empirical basis reports of teachers about educational practice in a higher education course in the field. The general objective of the research is to understand the ways in which Pedagogy of Alternation collaborates for the training of undergraduate students from the perspective of teachers. The work was divided into five topics: first is the introduction of the research; the second refers to the survey of the bibliographic reference, a brief history of Rural Education and how the PA is inserted in the Rural Education course, considering authors such as Brasil (2017), Nascimento (2007), Cardart (2002) and others; the third topic presents the data collection methodology and procedure; the fourth topic is data analysis; and fifth are the final considerations. Despite the paramount importance attributed to Pedagogy of Alternation, the data indicate that it still faces challenges for its total effectiveness, such as: the alternating regime itself, access to university, logistics in commuting and financial issues for the development of activities in the community. The analysis shows that it is also necessary to recognize the contributions it provides for the better development of the course, in view of the construction of students' learning and knowledge. Another concern that has emerged with research is the simplistic and fragmented response regarding formative times and the difficulty of defining some aspects that involve Pedagogy of Alternation, causing new gaps to arise for future research. | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho tem como tema a Pedagogia da Alternância e base empírica relatos de docentes sobre a prática educacional em um curso superior de Educação do Campo. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a Pedagogia da Alternância colabora para a formação dos licenciandos a partir da visão de docentes. O trabalho foi dividido em cinco tópicos: primeiro é a introdução da pesquisa; o segundo refere-se ao levantamento do referencial bibliográfico, breve histórico da Educação do Campo e como a PA esta inserida no curso de Educação do Campo, considerando autores como Brasil (2017), Nascimento (2007), Cardart (2002) e outros; o terceiro tópico apresenta a metodologia e o procedimento de coleta de dados; o quarto tópico são as análises dos dados; e quinto são as considerações finais. Apesar da suma importância atribuída á Pedagogia da Alternância, os dados indicam que a mesma ainda encontra desafios para sua total efetividade, como: o próprio regime em alternância, o acesso à universidade, a logística no deslocamento e questões financeiras para o desenvolvimento de atividades na comunidade. A análise mostra que também se faz necessário um reconhecimento quanto às contribuições que a mesma proporciona para o melhor desenvolvimento do curso, frente à construção de aprendizagem e conhecimento dos discentes. Outra preocupação que emergiu com a pesquisa é a resposta simplória e fragmentada a respeito dos tempos formativos e a dificuldade de se definir alguns aspectos que envolvem a Pedagogia da Alternância, fazendo com que surgissem novas lacunas para futuras pesquisas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mylena Gonçalves Barreto (mylena.barreto@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-04-09T19:22:02Z No. of bitstreams: 1 Artigo da Mylena Gonçalves Barreto..pdf: 919703 bytes, checksum: a541a13e824da536c5e90ce7c9d11640 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-09T22:13:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo da Mylena Gonçalves Barreto..pdf: 919703 bytes, checksum: a541a13e824da536c5e90ce7c9d11640 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-04-09T22:19:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo da Mylena Gonçalves Barreto..pdf: 919703 bytes, checksum: a541a13e824da536c5e90ce7c9d11640 (MD5) Previous issue date: 2021-03-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Campos Belos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da Alternância | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
dc.title | PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: RELATOS SOBRE A PRÁTICA EDUCACIONAL NO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ARRAIAS-TO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Humanidades |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo da Mylena Gonçalves Barreto..pdf | 898,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.