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Tipo: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO SEXUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CAMINHOS PARA A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Título(s) alternativo(s): SEXUAL EDUCATION IN TEACHER TRAINING: PATHS FOR THE PREVENTION OF SEXUAL VIOLENCE AGAINST CHILDREN AND ADOLESCENTS
Autor(es): Carvalho, Hanielly Cristinny Mendes
Primeiro Orientador: Silveira, Ricardo Diógenes Dias
Primeiro Membro da Banca: Silveira, Ricardo Diógenes Dias
Segundo Membro da Banca: Ribeiro, Cristiane Maria
Terceiro Membro da Banca: Vicente, Keides Batista
Resumo: O fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes é um assunto camuflado e pouco discutido que demanda atenção do poder público e dos profissionais de diversas áreas, destacando, no presente trabalho, o importante papel da escola no processo de educação sexual. A escola é um espaço privilegiado para a interrupção do ciclo de violência, tendo como referência as propostas e ações em educação sexual. Porém, muitas vezes, os profissionais encontram dificuldades com a abordagem dessa temática e optam por omitir os comportamentos suspeitos de alunos. Levando em consideração a problemática apresentada, esta pesquisa tem como principal objetivo investigar e analisar como a rede municipal de ensino de Pires do Rio – GO têm trabalhado as ações voltadas para a educação sexual em seu cotidiano com os alunos. Esta investigação, de caráter qualitativo, foi composta de três etapas. A primeira etapa consistiu em uma pesquisa documental que objetivou avaliar os atendimentos no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da cidade de Pires do Rio – GO, relacionados à violência sexual contra crianças e adolescentes. A partir dos dados analisados, observou-se que o maior número de incidência corresponde à crianças e adolescentes do sexo feminino, com faixa etária do 0 aos 12 anos, inseridas nos anos iniciais do processo de escolarização. Além disso, verificou-se que grande parte dos supostos agressores (as) possuem vínculo afetivo e de confiança com a vítima, sinalizando a ausência de definição de papéis de proteção no núcleo familiar. Diante desta realidade, ficou evidente que a cidade precisa promover melhores formas de prevenção a este tipo de violência, principalmente com a educação sexual dentro dos espaços escolares. Assim, a segunda etapa da pesquisa consistiu na aplicação de um questionário a um grupo de gestores e professores de escolas públicas municipais que contemplam a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Por fim, os resultados das duas primeiras etapas levaram à terceira etapa da presente pesquisa, a elaboração de um curso de formação em educação sexual aplicado aos participantes deste trabalho, um processo avaliado por eles. O curso contribuiu com a formação dos participantes e provocou reflexões no campo da educação sexual, sinalizando possibilidades de prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Abstract: The phenomenon of sexual violence against children and adolescents is a subject camouflaged and little discussed that demands attention from the public authorities and professionals from various areas, highlighting, in the present work, the important role of the school in the process of sexual education. The school is a privileged space for the interruption of the cycle of violence, having as reference the proposals and actions in sex education. However, professionals often encounter difficulties with the approach of this theme and choose to omit the suspicious behaviors of students. Considering the problem presented, this research has as main objective to investigate and analyze how the municipal school network of Pires do Rio – GO have worked the actions focused on sexual education in their daily lives with students. This qualitative investigation was composed of three stages. The first stage consisted of a documentary research that aimed to evaluate the care at the Specialized Social Assistance Reference Center (CREAS) in the city of Pires do Rio – GO, related to sexual violence against children and adolescents. From the data analyzed, it was observed that the highest number of incidences correspond to female children and adolescents, aged 0 to 12 years, inserted in the initial years of the schooling process. In addition, it was found that most of the alleged aggressors have an affectional bond with the victim, signaling the absence of definition of protective roles in the family nucleus. Given this reality, it was evident that the city needs to promote better forms of prevention of this type of violence, especially with sexual education within school spaces. Thus, the second stage of the research consisted in the application of a questionnaire to a group of managers and teachers of municipal public schools that include Early Childhood Education and Elementary School I. Finally, the results of the first two stages led to the elaboration of the third stage of this research, a training course in sexual education applied to the participants of the present work, that was also evaluated by them. The course contributed to the training of the participants and provoked reflections in the field of sexual education, signaling possibilities for preventing sexual violence against children and adolescents.
Palavras-chave: Violência sexual.
Formação de professores.
Educação sexual.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1718
Data do documento: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

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