Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1718
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silveira, Ricardo Diógenes Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0730391715177052pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Ricardo Diógenes Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0730391715177052pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Cristiane Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8450101390089471pt_BR
dc.contributor.referee3Vicente, Keides Batista-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9181380986744349pt_BR
dc.creatorCarvalho, Hanielly Cristinny Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0923295126625332pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-05T11:25:48Z-
dc.date.available2021-04-
dc.date.available2021-04-05T11:25:48Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1718-
dc.description.abstractThe phenomenon of sexual violence against children and adolescents is a subject camouflaged and little discussed that demands attention from the public authorities and professionals from various areas, highlighting, in the present work, the important role of the school in the process of sexual education. The school is a privileged space for the interruption of the cycle of violence, having as reference the proposals and actions in sex education. However, professionals often encounter difficulties with the approach of this theme and choose to omit the suspicious behaviors of students. Considering the problem presented, this research has as main objective to investigate and analyze how the municipal school network of Pires do Rio – GO have worked the actions focused on sexual education in their daily lives with students. This qualitative investigation was composed of three stages. The first stage consisted of a documentary research that aimed to evaluate the care at the Specialized Social Assistance Reference Center (CREAS) in the city of Pires do Rio – GO, related to sexual violence against children and adolescents. From the data analyzed, it was observed that the highest number of incidences correspond to female children and adolescents, aged 0 to 12 years, inserted in the initial years of the schooling process. In addition, it was found that most of the alleged aggressors have an affectional bond with the victim, signaling the absence of definition of protective roles in the family nucleus. Given this reality, it was evident that the city needs to promote better forms of prevention of this type of violence, especially with sexual education within school spaces. Thus, the second stage of the research consisted in the application of a questionnaire to a group of managers and teachers of municipal public schools that include Early Childhood Education and Elementary School I. Finally, the results of the first two stages led to the elaboration of the third stage of this research, a training course in sexual education applied to the participants of the present work, that was also evaluated by them. The course contributed to the training of the participants and provoked reflections in the field of sexual education, signaling possibilities for preventing sexual violence against children and adolescents.pt_BR
dc.description.resumoO fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes é um assunto camuflado e pouco discutido que demanda atenção do poder público e dos profissionais de diversas áreas, destacando, no presente trabalho, o importante papel da escola no processo de educação sexual. A escola é um espaço privilegiado para a interrupção do ciclo de violência, tendo como referência as propostas e ações em educação sexual. Porém, muitas vezes, os profissionais encontram dificuldades com a abordagem dessa temática e optam por omitir os comportamentos suspeitos de alunos. Levando em consideração a problemática apresentada, esta pesquisa tem como principal objetivo investigar e analisar como a rede municipal de ensino de Pires do Rio – GO têm trabalhado as ações voltadas para a educação sexual em seu cotidiano com os alunos. Esta investigação, de caráter qualitativo, foi composta de três etapas. A primeira etapa consistiu em uma pesquisa documental que objetivou avaliar os atendimentos no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da cidade de Pires do Rio – GO, relacionados à violência sexual contra crianças e adolescentes. A partir dos dados analisados, observou-se que o maior número de incidência corresponde à crianças e adolescentes do sexo feminino, com faixa etária do 0 aos 12 anos, inseridas nos anos iniciais do processo de escolarização. Além disso, verificou-se que grande parte dos supostos agressores (as) possuem vínculo afetivo e de confiança com a vítima, sinalizando a ausência de definição de papéis de proteção no núcleo familiar. Diante desta realidade, ficou evidente que a cidade precisa promover melhores formas de prevenção a este tipo de violência, principalmente com a educação sexual dentro dos espaços escolares. Assim, a segunda etapa da pesquisa consistiu na aplicação de um questionário a um grupo de gestores e professores de escolas públicas municipais que contemplam a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Por fim, os resultados das duas primeiras etapas levaram à terceira etapa da presente pesquisa, a elaboração de um curso de formação em educação sexual aplicado aos participantes deste trabalho, um processo avaliado por eles. O curso contribuiu com a formação dos participantes e provocou reflexões no campo da educação sexual, sinalizando possibilidades de prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Hanielly Cristinny Mendes Carvalho (2019101332140052@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-05T02:59:50Z No. of bitstreams: 2 Dissertação.pdf: 2907392 bytes, checksum: 50560b2364ca75d6483aca3f86fe377b (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf: 125151 bytes, checksum: 86280ab2d3a3ffa1358927dd9fb4d6aa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Cristiane de Magalhaes Acaz (andreia.acaz@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-05T11:23:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação.pdf: 2907392 bytes, checksum: 50560b2364ca75d6483aca3f86fe377b (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf: 125151 bytes, checksum: 86280ab2d3a3ffa1358927dd9fb4d6aa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-05T11:25:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação.pdf: 2907392 bytes, checksum: 50560b2364ca75d6483aca3f86fe377b (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf: 125151 bytes, checksum: 86280ab2d3a3ffa1358927dd9fb4d6aa (MD5) Previous issue date: 2021-02-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesABRAPIA. Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência. Abuso sexual: mitos e realidade. Autores & Agentes Associados. 3. Ed. Petrópolis, 2002. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Abuso_Sexual_mitos_realidade.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2020. ALTMANN, Helena. Orientação sexual em uma escola: recortes de corpos e de gênero. Cadernos Pagu, são Paulo, n. 21, 2003. ARAÚJO, Ana Paula. Abuso: a cultura do estupro no Brasil. 1. Ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2020. ARCARI, Caroline. Pipo e Fifi. São Paulo: Editora Caqui, 2018. Disponível em: <https://www.pipoefifi.org.br/>. Acesso em: 29 nov. 2020. ARIÈS, Philippe. História social da infância e da família. Tradução: Dora Flaksman. Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro: Editora S.A, 1981. AZEVEDO, Maria Amélia; GUERRA, Viviane Nogueira de Azevedo. (Org.). Crianças vitimizadas: a síndrome do pequeno poder. 2. Ed. São Paulo: Iglu, 2007. BARBOSA, Luciana Uchôa; VIÇOSA, Cátia Silene Carrazoni Lopes; FOLMER, Vanderlei. A educação sexual nos documentos das políticas de educação e suas ressignificações. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 11, n. 10, p. e772, 2019. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70, 2006. BASS, Ellen; THORNTON, Louise. (Org.). Nunca contei a ninguém. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1985. BENEDET, Leticia; GÓMEZ, Alejandra López. La educación sexual en Uruguay: enfoques en disputa en la genealogía de la política pública. Temas de Educación, v. 21, n. 1, p. 11- 30, 2015. BEZERRA, Mayara Simon; PIANA, Maria Cristina. 18 de maio é todo dia: a violência sexual contra criança e adolescente no Brasil. Anais do 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Tema: “40 anos da “Virada” do Serviço Social” Brasília, out./nov. 2019. Disponível em: <https://broseguini.bonino.com.br/ojs/index.php/CBAS/article/view/1255/1225>. Acesso em: 06 dez. 2020. BRASIL. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Secretaria de Direitos Humanos. Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Brasília: Presidência da República, 2013a. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988. BRASIL. Decreto-Lei n°. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 1940. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del2848.htm>. Acesso em: 14/03/2021. BRASIL. Decreto nº. 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa de Saúde na Escola e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2007a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1726-saudenaescola-decreto6286-pdf&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 20 jan. 2021. BRASIL. Decreto nº. 9.603, de 10 de dezembro de 2018. Regulamenta a Lei n°. 13.431, de 4 de abril de 2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. Brasília: Presidência da República, 2018a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9603>.htm. Acesso em: 20 jan. 2021. BRASIL. Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 01 ago. 2020. BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 26 out. 2020. BRASIL. Lei nº. 9.970, de 17 de maio de 2000. Institui o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Brasília: Presidência da República, 2000. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9970.htm>. Acesso em: 26 out. 2020 BRASIL. Lei nº. 11.525, de 25 de setembro de 2007. Acrescenta § 5o ao art. 32 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes no currículo do ensino fundamental. Brasília: Presidência da República, 2007b. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11525.htm>. Acesso em: 26 out. 2020. BRASIL. Lei n° 13.964, de 24 de dezembro de 2019. Aperfeiçoa a legislação penal e processual penal. Brasília: Presidência da República, 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Lei/L13964.htm#art2. Acesso em: 14/03/2021. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013b. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC). Proteger para Educar: a escola articulada com as redes de proteção de crianças e adolescentes. Brasília: MEC, 2007c. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências: orientação para gestores e profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Análise epidemiológica da violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, 2011 a 2017. Boletim Epidemiológico, v. 49, n. 27, jun. 2018b. BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Perguntas e respostas: Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS. Brasília: MDS; 2011. BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Departamento de Gestão do Sistema Único da Assistência Social. Coordenação-Geral de Planejamento e Vigilância Socioassistencial. Registro Mensal de Atendimentos CREAS: manual de instruções. Brasília: MDS; 2018c. BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Departamento de Gestão Do Sistema Único de Assistência Social. Manual De Instruções Para Utilização Do Prontuário SUAS. Brasília: MDS, 2014. BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente. Violência contra Crianças e Adolescentes: Análise de Cenários e Propostas de Políticas Públicas. Brasília: MDS, 2018d. BRASIL. Ministério Público do Estado Goiás. Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Violência Sexual contra crianças e adolescentes: reflexões e abordagens. Brasília, 2016. BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: orientação sexual. In: BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, p. 285-336, 1998. BRITO, Leila Maria Torraca de. O Papel da Universidade na Formação de Profissionais Competentes para Lidar com Casos de Violência Sexual. In: AZAMBUJA, Maria Helena Mariante Ferreira et al. Violência sexual contra crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2011. BRUSCHINI, Maria Cristina; BARROSO, Carmen. Educação sexual e prevenção da gravidez. In: BARROSO, Carmen et al. Gravidez na adolescência. Brasília: INPLAN I IPEA I UNICEF, p. 29-54, 1986. BUBENECK, Celso. Prostituição, a mais longa história. Revista Jurídica Consulex, Brasília, v. 8, n. 177, p. 24-27, 2004. CAMILO, Vanessa Cristina Sossai. Infância, gênero e Educação Infantil: percepções e ações na formação continuada dos educadores. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Sexual) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras, Campus Araraquara, 2019. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/190991/camilo_vcs_me_arafcl.pdf?sequence=3&isAllowed=y>. Acesso em: 25 ago. 2020. CAMPOS, Maria Malta. A formação de professores para crianças de 0 a 6 anos: modelos em debate. Revista Educação & Sociedade, Campinas, n. 68, p. 126-142, 1999. CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ministério da Educação. Produção Técnica. Grupo de Trabalho. Brasília, 2019. CAVALCANTE, Laylana Almeida de Carvalho. Psicologia forense e sua relação com crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Research, Society and Development, Itajubá, v. 9, n. 1, out. 2020. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1491>. Acesso em: 26 out. 2020. CHILHOOD BRASIL. Dados da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes – 2020. São Paulo, 16 jul. 2020. Disponível em: <https://childhood.org.br/childhood/publicacao/DadosViolenciaSexualcontraCriancaseAdolescentes2020_FINAL.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2020. COSTA, Cátia Filipa Pereira. Abuso sexual cometido por mulheres: um estudo de caso. 2011. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Jurídica) – Universidade Fernando Pessoa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Porto, 2011. Disponível em: <https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/3264/3/DM_15500.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2021. CREPOP. Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas. Conselho Federal de Psicologia. Conselhos Regionais de Psicologia. Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) na rede de proteção às crianças e adolescentes em situação de violência sexual. Brasília: CFP, 2020. DAHLBERG, Linda; KRUG, Etienne. Violência: um problema global de saúde pública. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 11, supl. p. 1163-1178, 2006. DA SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítica emancipadora. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 1, p. 330 – 350, 2018. DEL PRIORE, Mary. (Org.). História das crianças no Brasil. 7. Ed. 1ª Reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. DICIO. Dicionário Online de Português. FENÔMENO. Porto: 7Graus, 2021. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/fenomeno/>. Acesso em: 06 jan. 2021. DIGIÁCOMO, Murillo José. O Sistema de Garantias de Direitos da criança e do Adolescente e o desafio do trabalho em “rede”. Promotoria de Justiça do Estado do Paraná, 2011. Disponível em: <https://mppr.mp.br/arquivos/File/Sistema_Garantias_ECA_na_Escola.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2020. EMRICH, Renata. A Mão Boa e a Mão Boba. Belo Horizonte: Editora Ramalhete, 2016. FALEIROS, Vicente de Paula; FALEIROS, Eva Silveira. A escola que protege enfrentando a violência contra crianças e adolescentes. 2. Ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2008. FERNANDES, Fernanda; LORENZETTI, Leonir. A educação sexual nos anos iniciais: um estudo a partir de dissertações e teses. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 12, n. 1, p. 507-522, jan./abr. 2019. FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação sexual: retomando uma proposta, um desafio. Londrina: Eduel, 2010. FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Formação de Educadores Sexuais: adiar não é possível. Londrina: Eduel (Coleção Dimensões da Sexualidade), 2006. FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. O que é educação sexual? 1 vídeo (13min 09 seg). 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=l_YzXUrL6Ls>. Acesso em: 29 out. 2020. FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Revendo a história da educação sexual no Brasil: ponto de partida para construção de um novo rumo. Rev. Nuances, São Paulo, v. 4, n. 4, p. 123-133, 1998. FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011. FREUD, Sigmund. Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Tradução Inglesa: Imago, 1905. FUKUMORI, Cristina; SILVA, Alessandra Rocha Santos e Soma, Sheila Maria Prado. O Segredo de Tartanina. São Paulo, Editora UDF, 2011. Disponível em: <https://www.tartanina.org.br/>. Acesso em: 29 nov. 2020. FURLANETTO, Milene Fontana; LAUERMANN, Franciele; COSTA, Cristofer Batista da; MARIN, Ângela Helena. Educação sexual em escolas brasileiras: revisão sistemática da literatura. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 168, p. 550-571, abr./jun. 2018. GALVAO, Afonso Celso Tanus; BRASIL, Ive. Desafios do ensino na Educação Infantil: perspectiva de professores. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro, v. 61, n. 1, p. 73-83, 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672009000100008>. Acesso em: 19 jan. 2021. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS. Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. GOIÁS. Secretaria de Estado da Saúde. Superintendência de Vigilância em Saúde – SUVISA. Violência contra criança e adolescente é debatida em Goiás. Goiás: Secretaria de Estado da Saúde, 2019. Disponível em: <https://www.saude.go.gov.br/acesso-a-informacao/2-institucional/7003-violencia-contra-crianca-e-adolescente-e-debatida-em-goias>. Acesso em: 26 jun. 2020. HABIGZANG, Luísa (coord.). Isolamento durante o covid-19 e violência dentro de casa. Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas – PUC-RS, 2020. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/colegiodeaplicacao/wp-content/uploads/2020/05/Cartilha-Isolamento-durante-COVID-19-e-Viol%C3%AAncia-dentro-de-Casa.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2020. HABIGZANG, Luísa Fernanda; KOLLER, Sílvia Helena; AZEVEDO, Gabriela Azen; MACHADO, Paula Xavier. Abuso Sexual Infantil e Dinâmica Familiar: Aspectos Observados em Processos Jurídicos. Psic.: Teor e Pesq., Brasília, v. 21, n. 3, p. 341-348, 2005. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Pires do Rio, Goiás, Brasil. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/pires-do-rio/panorama>. Acesso em: 02 ago. 2020. IBIAPINA, Aricelma Costa; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da. Políticas públicas de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil e no Maranhão. In: Jornada Internacional de Políticas Públicas. VI. Ed. Cidade Universitária da Universidade Federal do Maranhão, 2013. INSTITUTO UNIBANCO. Escola desempenha papel importante na rede de proteção a crianças e adolescentes. Editado em 19/06/2020. Disponível em: <https://www.institutounibanco.org.br/conteudo/escola-desempenha-papel-importante-na-rede-de-protecao-a-criancas-e-adolescentes/>. Acesso em: 18 jan. 2020. KATAGUIRI, Lidieine Gonçalves; SCATENA, Lúcia Marina; RODRIGUES, Leiner Resende; CASTRO, Sybelle de Souza. Caracterização da violência sexual em um estado da região sudeste do Brasil. Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 28, e20180183, 2019. LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e gestão da escola In: LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola - teoria e prática. 4. Ed. Goiânia: Alternativa, 2001. LÓPEZ, Carlos Rosales. Evolución y desarrollo actual de los Temas Transversales: posibilidades y limites. Foro de Educación, Salamanca, v. 13, n. 18, p. 143-160, 2015. LORENCINI, Beatris Dias Braga; FERRARI, Dalka Chaves de Almeida. Oficinas de prevenção. In: FERRARI, Dalka Chaves de Almeida; VECINA, Tereza. O fim do silêncio na violência familiar: teoria e prática. São Paulo: Ágora, p. 228-260, 2002. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997. LÜDKE, Menga. A pesquisa e o professor da escola básica: Que pesquisa, que professor? In: CANDAU, Vera Maria. (Org.). Ensinar e aprender: Sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, p. 101-114, 2000. MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi; ÁVILA, Dárcia Amaro; RIZZI, Juliana Lapa e SPAZIANI, Raquel Baptista. Sem mais Segredo: Juju, uma menina muito corajosa. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2015. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas. 5. Ed. 2003. MARTÍN, Cecília Cardinal. Educación sexual: um proyecto humano de multiplex facetas. São Paulo: Ebook, 2005. MENINA de dez anos engravida após ser estuprada no Espírito Santo. Jornal Nacional, São Paulo, 15 ago. 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/08/15/menina-de-dez-anos-engravida-apos-ser-estuprada-no-espirito-santo.ghtml>. Acesso em 18 out. 2020. MEYER, Caroline Arcari. Livro "O que é privacidade?": uma ferramenta de prevenção da violência sexual para crianças. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Sexual) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras, Campus Araraquara, 2017. Disponível em: <http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_sexual/4187.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2020. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001a. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Violência contra crianças e adolescentes: questão social, questão de saúde. Rev. Bras. Saude Mater. Infant., Recife, v. 1, n. 2, p. 91-102, 2001b. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292001000200002>. Acesso em: 12 jan. 2021. MOREIRA, Kátia Fernanda Alves; OLIVEIRA, Davisson Michetti; OLIVEIRA, Caio Alves Barbosa; ALENCAR, Lucas Noronha; ORFÃO, Nathalia Halax; FARIA, Edosn dos Santos. Perfil das crianças e adolescentes vítimas de violência. Rev de enfermagem UFPE on-line, Recife, v. 11, n. 11, p. 4410-4417, 2017. MOREIRA, Marco Antônio. Pesquisa em Ensino: Aspectos Metodológicos. Actas del PIDEC: Textos de Apoio do Programa de Doutorado em Ensino de Ciências da Universidade de Burgos, v. 1, n. 19, p. 05-38, 2003. PAES, Daniela Cristina; FAVORITO, Ana Paula Favorito; GONÇALVES, Randys Caldeira. Educação sexual nas séries iniciais do Ensino Fundamental: o que educadoras da rede municipal de ensino de Pires do Rio (Goiás) têm a dizer?. Multi-Science Journal, Instituto Federal Goiano, v. 1, n. 3, p. 69-78, 2015. PAIXAO, Ana Cristina Wanderley da; DESLANDES, Suely Ferreira. Análise das políticas públicas de enfrentamento da violência sexual infantojuvenil. Saude soc., São Paulo, v. 19, n. 1, p. 114-126, mar. 2010. PINHEIRO, Aldrin de Sousa; SILVA, Lucia Rejane Gomes da; TOURINHO, Maria Berenice Alves da Costa. A Estratégia Saúde da Família e a Escola na educação sexual: uma perspectiva de intersetorialidade. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 803-822, dez. 2017. PIRES DO RIO (GO). Lei Orgânica do Município de Pires do Rio. Câmara Municipal, 2011. Disponível em: <https://camarapiresdorio.megasofttransparencia.com.br/legislacao-e-publicacoes/legislacao-municipal>. Acesso em: 06 jan. 2021. POLA, Lorena Christina de Anchieta Garcia. Sexualidade humana e educação sexual: elaboração e análise de formação continuada para professores/as do Ensino Fundamental. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus Araraquara, 2018. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/153254/pola_lcag_me_arafcl.pdf?sequence=3&isAllowed=y>. Acesso em: 03 dez. 2020. RAMOS, Fábio Pestana. A história trágico-marítima das crianças nas embarcações portuguesas do século XVI, In: PRIORE, Mary Del. (Org.). História das crianças no Brasil. 7. Ed. 1ᵃ Reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. ROSEMBERG, Fulvia. Educação sexual na escola. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 53, p. 11-19, 1985. RUFINO, Camila Borges; PIRES, Laurena Moreira; OLIVEIRA, Patrícia Carvalho; SOUZA, Sandra Maria Brunini; SOUZA, Márcia Maria. Educação sexual na prática pedagógica de professores da rede básica de ensino. Revista Eletrônica de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás, v. 15, n. 4, p. 983-991, 2013. SAITO, Maria Ignez; LEAL, Marta Miranda. Educação sexual na escola. Revista Pediatria – USP, São Paulo, v. 22, n. 01, p. 45-48, 2000. SANTOS, Benedito Rodrigues dos; IPPOLITO, Rita. Guia escolar: identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Seropédica: EDUR, 2011. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016936.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2020. SANTOS, Benedito Rodrigues dos; IPPOLITO, Rita. O percurso da notificação de suspeitas ou de ocorrências de violência sexual contra crianças e adolescentes no Sistema de garantia de Direitos (SGD). In: SANTOS, Benedito Rodrigues dos; GONÇALVES, Itamar Batista; VASCONCELOS, Gorete Vasconcelos; BARBIERI, Paola; NASCIMENTO, Vanessa. (Orgs.). Escuta de crianças e adolescentes em situação de violência sexual: aspectos teóricos e metodológicos: guia para capacitação em depoimento especial de crianças e adolescentes. Brasília: EdUCB, 2014. Disponível em: <https://www.childhood.org.br/publicacao/guia-de-referencia-em-escuta-especial-de-criancas-e-adolescentes-em-situacao-de-violencia-sexual-aspectos-teoricos-e-metodologicos.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2020. SARMENTO, Sued Sheila; ROCHA, João Batista Teixeira da; LIRA, Margare Olinda de Souza Carvalho; COSTA, Dhessika Riviery Rodrigues dos Santos; SANTOS, Mariana Brandt Fernandes; BARBOSA, Kalliny Mirella Gonçalves. Estratégias metodológicas nas abordagens sobre IST no Ensino Fundamental. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, v. 8, n. 17, 2018. Disponível em: <https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/293>. Acesso em: 28 jan. 2021. SAYÃO, Yara. Orientação sexual na escola: os territórios possíveis e necessários. In: AQUINO, Julio Groppa. (Org.). Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, p. 107-117, 1997. SILVA, Andressa Hennig; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de Conteúdo: Exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, Campina Grande, v. 17, n. 1, p. 1-14, 2015. SILVA, Dayane Monteiro. O perfil psicossocial de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Educação, Psicologia e Interfaces, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, v. 4, n. 1, p. 144-159, 2020. SILVA, Regina Célia Pinheiro da; MEGID NETO, Jorge. Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas. Ciência e Educação, Bauru, v. 12, n. 2, p. 185-197, 2006. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. Ed. 1ª Reimpressão. Belo Horizonte: Autentica, 2010. SOUZA, Márcia Maria de; MUNARI, Denize Bouttelet; SOUZA, Sandra Maria Brunini de; ESPERIDIÃO, Elizabeth; MEDEIROS, Marcelo. Qualificação de professores do ensino básico para educação sexual por meio da pesquisa-ação. Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá, v. 9, n. 1, p. 91-98, 2010. SPAZIANI, Raquel Baptista; MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi. Educação para a sexualidade e prevenção da violência sexual na infância: concepções de professoras. Rev. Psicopedagogia, São Paulo, v. 32, n. 97, p. 61-71, 2015. TAUBMAN, Andrea Viviana. Não me Toca seu Boboca. Belo Horizonte: Aletria Editora 1. Ed. 2017. Disponível em: <https://www.andreavivianataubman.com.br/?lang=pt>. Acesso em: 29 nov. 2020. VAGLIATI, Ana Carla. Gritos do Silêncio: o professor frente à violência sexual contra crianças e adolescentes no espaço escolar. 2014. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2014. Disponível em: <http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/961/1/ANA_CARLA_VAGLIATI.pdf>. Acesso em: 08 de janeiro de 2021. VERONESE, Josiane Rose Petry; COSTA, Marli Marlene Moraes da. Violência Doméstica: quando a vítima é criança ou adolescente – uma leitura interdisciplinar. Florianópolis: OAB/SC Editora, 2006. VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza; SILVA, Raimunda Magalhães; CAVALCANTE, Ludmilla Fontenelle; DESLANDES, Suely Ferreira. Capacitação para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes em quatro capitais brasileiras. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 11, p. 3407-3416, 2015. OLIVEIRA, ThaísVilla; PRADO, Vagner Matias do. Formação continuada em educação sexual para docentes de Educação Infantil. Revista Cocar, Belém, v.14, n.30, p. 1-17, 2020. VIODRES INOUE, Silvia Regina; RISTUM, Marilena. Violência sexual: caracterização e análise de casos revelados na escola. Estud. Psicol.., Campinas, v. 25, n. 1, p. 11-21, mar. 2008. WAKSMAN, Renata Dejtiar; HIRSCHHEIMER, Mário Roberto; PFEIFFER, Luci. Manual de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria, 2018. WORLD VISION. COVID-19 Aftershocks. A perfect storm: millions more children at risk of violence under lockdown and into the ‘new normal. World Vision, May 2020. It takes a world to end violence against children. Disponível em: <https://www.wvi.org/sites/default/files/2020-05/Aftershocks%20FINAL%20VERSION_0.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2021. ZERBINATI, João Paulo; BRUNS, Maria Alves de Toledo. Sexualidade e educação: revisão sistemática da literatura científica nacional. Travessias, Cascavel, v. 11, n. 1, p. 76-92, 2017.  pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolência sexual.pt_BR
dc.subjectFormação de professores.pt_BR
dc.subjectEducação sexual.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO SEXUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CAMINHOS PARA A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTESpt_BR
dc.title.alternativeSEXUAL EDUCATION IN TEACHER TRAINING: PATHS FOR THE PREVENTION OF SEXUAL VIOLENCE AGAINST CHILDREN AND ADOLESCENTSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf122,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.