Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1709
Tipo: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM MATERIAL PEDAGÓGICO
Autor(es): Bordão, Jaqueline Ribeiro Barbosa
Primeiro Orientador: Fernandes-Sobrinho, Marcos
Primeiro Membro da Banca: Fernandes-Sobrinho, Marcos
Segundo Membro da Banca: Silva, Altina Abadia da
Terceiro Membro da Banca: Silva, Cleber Cezar da
Resumo: Esta pesquisa, originada em um Programa de Pós-Graduação em Ensino para Educação Básica, voltou-se para os eixos estruturantes da aprendizagem e desenvolvimento infantil: as interações e brincadeiras. Teve como objetivo a construção e avaliação de um material pedagógico para a educação infantil, a ser utilizado com mediação dos pais/responsáveis em ambiente doméstico. Exploratória, delineada, inicialmente, como pesquisa documental e aplicada como pesquisa-ação, com caráter interdisciplinar, mesclou conhecimentos da área da educação e da pediatria. Fundamentou-se no Desenvolvimento Humano por Papalia e Feldman (2013), nos estudos de Vigotski (2010) e no brincar na concepção de Kishimoto (2001) para realizar uma análise da parte relacionada às crianças de dois a três anos em dois documentos: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Escala Denver 2 de Triagem do Desenvolvimento. A partir dos dados obtidos, com esta pesquisa documental, foi idealizado e construído um material pedagógico em forma de um brinquedo. Na sequência, o mesmo foi testado em um grupo de 16 crianças, entre dois e três anos de idade, de uma creche não governamental, avaliado por seus pais/responsáveis e reformulado, dando origem a um brinquedo, nomeado “Toca do Coelho”. A pesquisa trouxe como considerações, além do brinquedo apresentado como o produto educacional da dissertação, a importância da interdisciplinaridade para o ensino-aprendizagem e a necessidade de problematizar as particularidades da educação infantil, como o compartilhamento de responsabilidades entre escola e família e o papel de ensino desta etapa, que ultrapassa o cuidar e constitui a base e fundamento do processo educacional.
Abstract: This research, originated in a Postgraduate Program in Teaching for Basic Education, turned to the structuring axes of child learning and development: interactions and play. It had as objective to build and evaluate pedagogical material for early childhood education, to be used with mediation by parents / guardians in the home environment. Exploratory, initially outlined as documentary research and applied as action research, with an interdisciplinary character, it mixed knowledge from the area of education and pediatrics. It takes as a base the Human Development by Papalia and Feldman (2013), the studies by Vigotski (2010) and the play in the conception of Kishimoto (2001) to carry out an analysis of the part related to children aged two to three years in two documents: Base National Common Curriculum (BNCC) and the Denver 2 Development Screening Scale. From the data obtained with this documentary research, the pedagogical material in the form of a toy was devised and constructed. Afterwards, it was tested in a group of 16 children, between two and three years old, from a non-governmental daycare, evaluated by their parents/guardians and reformulated, giving rise to a toy, named “Rabbit Hole”. The research brought as considerations, in addition to the toy presented as the educational product of the dissertation, the importance of interdisciplinarity for teaching-learning and the need to problematize the particularities of early childhood education, such as the sharing of responsibilities between school and family and the teaching role this stage, which goes beyond caring and constitutes the basis and foundation of the educational process.
Palavras-chave: Educação Infantil
Desenvolvimento Infantil
Material didático
Produto Educacional
Área do CNPq: MULTIDISCIPLINAR
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1709
Data do documento: 26-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Jaqueline Bordão.pdf11,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.