Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fernandes-Sobrinho, Marcos-
dc.contributor.referee1Fernandes-Sobrinho, Marcos-
dc.contributor.referee2Silva, Altina Abadia da-
dc.contributor.referee3Silva, Cleber Cezar da-
dc.creatorBordão, Jaqueline Ribeiro Barbosa-
dc.date.accessioned2021-03-29T20:50:03Z-
dc.date.available2021-03-26-
dc.date.available2021-03-29T20:50:03Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1709-
dc.description.abstractThis research, originated in a Postgraduate Program in Teaching for Basic Education, turned to the structuring axes of child learning and development: interactions and play. It had as objective to build and evaluate pedagogical material for early childhood education, to be used with mediation by parents / guardians in the home environment. Exploratory, initially outlined as documentary research and applied as action research, with an interdisciplinary character, it mixed knowledge from the area of education and pediatrics. It takes as a base the Human Development by Papalia and Feldman (2013), the studies by Vigotski (2010) and the play in the conception of Kishimoto (2001) to carry out an analysis of the part related to children aged two to three years in two documents: Base National Common Curriculum (BNCC) and the Denver 2 Development Screening Scale. From the data obtained with this documentary research, the pedagogical material in the form of a toy was devised and constructed. Afterwards, it was tested in a group of 16 children, between two and three years old, from a non-governmental daycare, evaluated by their parents/guardians and reformulated, giving rise to a toy, named “Rabbit Hole”. The research brought as considerations, in addition to the toy presented as the educational product of the dissertation, the importance of interdisciplinarity for teaching-learning and the need to problematize the particularities of early childhood education, such as the sharing of responsibilities between school and family and the teaching role this stage, which goes beyond caring and constitutes the basis and foundation of the educational process.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, originada em um Programa de Pós-Graduação em Ensino para Educação Básica, voltou-se para os eixos estruturantes da aprendizagem e desenvolvimento infantil: as interações e brincadeiras. Teve como objetivo a construção e avaliação de um material pedagógico para a educação infantil, a ser utilizado com mediação dos pais/responsáveis em ambiente doméstico. Exploratória, delineada, inicialmente, como pesquisa documental e aplicada como pesquisa-ação, com caráter interdisciplinar, mesclou conhecimentos da área da educação e da pediatria. Fundamentou-se no Desenvolvimento Humano por Papalia e Feldman (2013), nos estudos de Vigotski (2010) e no brincar na concepção de Kishimoto (2001) para realizar uma análise da parte relacionada às crianças de dois a três anos em dois documentos: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Escala Denver 2 de Triagem do Desenvolvimento. A partir dos dados obtidos, com esta pesquisa documental, foi idealizado e construído um material pedagógico em forma de um brinquedo. Na sequência, o mesmo foi testado em um grupo de 16 crianças, entre dois e três anos de idade, de uma creche não governamental, avaliado por seus pais/responsáveis e reformulado, dando origem a um brinquedo, nomeado “Toca do Coelho”. A pesquisa trouxe como considerações, além do brinquedo apresentado como o produto educacional da dissertação, a importância da interdisciplinaridade para o ensino-aprendizagem e a necessidade de problematizar as particularidades da educação infantil, como o compartilhamento de responsabilidades entre escola e família e o papel de ensino desta etapa, que ultrapassa o cuidar e constitui a base e fundamento do processo educacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jaqueline Ribeiro Barbosa Bordão (jaqueline.ribeiro1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-03-26T16:22:14Z No. of bitstreams: 1 dissertação_Jaqueline Bordão pdf.pdf: 10688126 bytes, checksum: 7a0f4a23bda991ea2265e4f3760ea713 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação. Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados ao trabalho, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2021-03-26T20:04:54Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Jaqueline Ribeiro Barbosa Bordão (jaqueline.ribeiro1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-03-27T00:41:38Z No. of bitstreams: 1 dissertação_Jaqueline Bordão.pdf: 11484051 bytes, checksum: 8a2d33d9a8b6be870131e024f89e3108 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2021-03-29T20:26:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação_Jaqueline Bordão.pdf: 11484051 bytes, checksum: 8a2d33d9a8b6be870131e024f89e3108 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-29T20:50:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação_Jaqueline Bordão.pdf: 11484051 bytes, checksum: 8a2d33d9a8b6be870131e024f89e3108 (MD5) Previous issue date: 2021-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqMULTIDISCIPLINARpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM MATERIAL PEDAGÓGICOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Jaqueline Bordão.pdf11,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.