Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1703
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NATIVAS DIGITAIS: UM ESTUDO DE CASO
metadata.dc.creator: Valadares, Lorrany Chinaglia Messias
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Maria Lícia dos
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa no campo da educação está em constante evolução e os recortes temáticos são cada vez mais objetivos. Pensando neste fato e em produção acadêmica significativa para vida profissional, a temática escolhida neste estudo permeia o campo educacional quanto à uma perspectiva de utilização de metodologias ativas na fase de alfabetização de crianças, para identificar os métodos utilizados em sala de aula no contexto de aprendizagem significativa e entendendo que, a alfabetização é um passo fundamental para o pleno desenvolvimento do cidadão e participação do sujeito no mundo letrado. Os profissionais que realizam suas atividades nessa etapa do ensino, necessitam manter-se atualizados quanto aos desafios impostos pelo avanço da tecnologia. Pudemos investigar às possibilidades de inserção das metodologias ativas agregadas ao uso das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) para um processo de ensino aprendizagem pautado na participação efetiva dos alunos e no desenvolvimento de competências necessárias para a alfabetização e autonomia. Na compreensão de que, ser professor LIBÂNEO (2009) alfabetizador SOARES (2003), em um contexto digital MORAN (2017; 2018) já é um desafio, voltamos a perspectiva da pesquisa para um recorte onde este desafio é ressaltado e um professor imigrante digital, alfabetiza um estudante nativo digital. Discorremos então, nossos estudos a partir de uma abordagem qualitativa para compreender um caso específico sugerindo que, professores alfabetizadores de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Ceres-GO, participassem de um processo investigativo de si mesmos como profissionais e vislumbrassem possibilidades. No decorrer da pesquisa houve resistência e dificuldades, mas houve também descoberta de profissionais que se tornaram pesquisadores e o tema desta pesquisa se tornou atual apesar de não ser novo. Sim, as metodologias ativas aliadas as TDIC podem ser utilizadas na alfabetização.
Abstract: Research in the field of education is constantly evolving and the thematic clippings are becoming more and more objective. Thinking about this fact and in significant academic production for professional life, the theme chosen in this study permeates the educational field as to a perspective of using active methodologies in the literacy phase of children, to identify the methods used in the classroom in the context of meaningful learning and understanding that literacy is a fundamental step for the full development of the citizen and participation of the subject in the literate world. The professionals who perform their activities at this stage of education need to keep up to date with the challenges imposed by the advancement of technology. We can investigate the possibilities of inserting active methodologies aggregated to the use of DICT (Digital Information and Communication Technologies) for a teaching-learning process based on the effective participation of students and the development of skills necessary for literacy and autonomy. Understanding that being a literacy SOARES (2003) teacher LIBÂNEO (2009) in a digital context MORAN (2017; 2018) is already a challenge, we turn the research perspective to a cutout where this challenge is emphasized and a digital immigrant teacher teaches literacy to a digital native student. We then discussed our studies from a qualitative approach to understand a specific case suggesting that, literacy teachers from a private school in the city of Ceres-GO, participate in an investigative process of themselves as professionals and glimpse possibilities. During the research there was resistance and difficulties, but there was also the discovery of professionals who became researchers and the theme of this research became current despite not being new. Yes, active methodologies allied with DICT can be used in literacy education.
Keywords: Metodologias ativas
Alfabetização
Tecnologias
Ensino-aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1703
Issue Date: 15-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_especialização_Lorrany Chinaglia Messias Valadares.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.