Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1694
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ENSINO DE HISTÓRIA NA UEG / PIRES DO RIO - GO: ANÁLLISE DAS PRODUÇÕES DE TCC'S
metadata.dc.creator: Freitas, Maira Aparecida Brandão
metadata.dc.contributor.advisor1: Jerônimo, Laiane Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Jeronimo, Laiane Fernandes
metadata.dc.contributor.referee2: Jeronimo, Marilena Julimar Aparecida Fernandes
metadata.dc.contributor.referee3: Brandão, Hilma Aparecida
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo apresenta como tema o ensino de História, objetivando investigar o processo educacional do Curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Pires do Rio-GO, bem como compreender a concepção de ensino de História do ponto de vista dos acadêmicos concluintes. Para isso analisamos cinco Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’S) do referido curso, com a intenção de responder aos seguintes questionamentos: Qual a finalidade do ensino de História? Como os discentes expõe o ensino de História em suas produções? Trata-se de uma pesquisa desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica sobre as diferentes metodologias utilizadas para se ensinar História e o entendimento da finalidade do ensino de História, a partir de autores como: Fonseca (2003), Bittencourt (2011), Schmidt (2015). Priorizou-se uma abordagem qualitativa de dados. Assim, com base nas fontes elencadas pode-se perceber que a UEG de Pires do Rio-GO acompanha as mudanças ocorridas na forma de ensinar História dentro do ambiente escolar, inovando sua metodologia de ensino. Isso se reflete nas produções dos discentes, que mantem esse debate cada vez mais atualizado.
Abstract: This article presents the teaching of History as its theme, aiming to investigate the educational process of the History Course at the State University of Goiás (UEG), Pires do Rio-GO Unit, as well as to understand the concept of teaching History from the point of view of graduating academics. For that, we analyzed five Course Conclusion Works (TCC’S) of that course, with the intention of answer the following questions: What is the purpose of teaching History? How do students expose the teaching of history in their productions? It is a research developed through a bibliographic review on the different methodologies used to teach History and the understanding of the purpose of teaching History, from authors such as: Fonseca (2003), Bittencourt (2011), Schmidt (2015). A qualitative approach to data was prioritized. Thus, based on the listed sources, it can be seen that the Pires do Rio-GO UEG follows the changes that have occurred in the way of teaching history within the school environment, innovating its teaching methodology. This is reflected in the productions of the students, who keep this debate more and more updated.
Keywords: Ensino de História
Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC'S)
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1694
Issue Date: 18-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_especializaçao_Maira_Aparecida_Brandao_de_Freitas..pdfartigo_Maira Aparecida Brandão de Freitas795,11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.