Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1688
metadata.dc.type: Dissertação
Title: COMPORTAMENTO INFORMACIONAL AO UTILIZAR FONTES DE PESQUISAS: um estudo de caso com estudantes de iniciação científica
metadata.dc.creator: Silva, Daiane
metadata.dc.contributor.advisor1: Matias, Noll
metadata.dc.contributor.referee1: Dr. José Carlos, Moreira Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Dra. Carolina, Mendonça
metadata.dc.description.resumo: A Iniciação Cientifica (IC) é imprescindível para as instituições de ensino. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes têm o intuito de beneficiar as instituições e a sociedade, contribuindo para o progresso regional com suas descobertas inovadoras. No entanto, para que as pesquisas sejam bem-sucedidas, é necessário que os estudantes utilizem informações confiáveis e de qualidade. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva analisar se estudantes de IC utilizam as fontes de pesquisa para buscas de informações, se possuem habilidades no uso desses materiais e se os resultados apresentam diferença por sexo e por período cursado. Esta pesquisa é do tipo estudo de caso com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 209 estudantes de IC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde, que responderam a um questionário on-line. Os dados referentes à biblioteca, às fontes de informação tecnológica e ao uso das redes sociais para pesquisa foram analisados por meio da estatística descritiva e do teste Qui-Quadrado (χ2) de Pearson. Os principais achados destacam que estudantes já utilizaram ou usariam os serviços e produtos oferecidos pela biblioteca, 95,7 %. Observamos diferença significativa nos resultados referentes às bases de dados, em relação ao sexo e ao período cursado, Embrapa (p=0,001) e, a mais usada pelo sexo feminino, PROQUEST (p=0,013). Também foi revelado que os estudantes já foram incentivados e orientados sobre o uso de fontes de pesquisa tecnológica e que os estudantes esporadicamente sentem alguma dificuldade, 80,8%. A maior dificuldade, apontada por 41,6% dos estudantes, foi a falta de treinamento para realizar as pesquisas. Diante desse estudo, percebemos que os estudantes têm dificuldades em utilizar as fontes para pesquisa. Portanto, o intuito é que haja uma cooperação entre as instituições de ensino, seus responsáveis e suas bibliotecas para trabalharem com ações direcionadas a treinamentos e instruções dos estudantes com o objetivo de prepará-los para utilização desse material. Elaboramos, ainda, um produto educacional que se constitui como um guia digital titulado: “Guia prático: fontes de informações e ferramentas tecnológicas digitais de informação e comunicação para pesquisa acadêmica”. Esse guia foi validado e será disponibilizado aos estudantes e a toda a comunidade acadêmica com intuito de apoiar na preparação dos estudantes para desenvolverem habilidades para a utilização dos materiais de pesquisa.
Abstract: The Scientific Initiation Program (IC) is essential for educational institutions. The research works developed by the students aim to benefit institutions and society, contributing to regional progress with their innovative discoveries. But for research to be successful, it is necessary for students to equip themselves with reliable and quality information. In this sense, this research aims to analyze whether IC students at IF Goiano – Campus Rio Verde use the research sources to search for information, if they have the skills to use such materials and if there is any difference regarding sex and the course students take. This research is a case study based on the quantitative approach. The sample data consisted of 209 IC students who answered a questionnaire. The data regarding the library, the technological sources of information and the use of social networks for research were analyzed using descriptive statistics and the Chi-Square test. Thus, the main findings highlighted that students have already used or would use the services and products offered by the library. We observed a significant difference in the results referring to the databases, in relation to gender and the courses taken. It was also revealed that students have already been encouraged and oriented about the use of research sources and that students occasionally experience some difficulty. Amongst the greatest difficulties pointed out by the students, there was the lack of training to carry out the research. In view of this study, we realized that students have difficulties in using the research sources. Therefore, the intention is for there to be cooperation between Higher Education Institutes, their guardians, and their libraries to work with actions coordinating training and instructions with the aim of preparing students to use this material. We also created an educational product, which is a digital guide entitled: “Practical guide: sources of information and digital technological information and communication tools for academic research with practical information and tips”, which will be made available to students and the entire academic community in order to assist students in preparing to develop skills when using research materials.
Keywords: Trabalhos científicos.Informações confiáveis. Fontes de informações. Bases de dados.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Citation: Referências Akuffo, M. N., & Budu, S. (2019). Use of electronic resources by students in a premier postgraduate theological university in Ghana. SA Journal of Information Management, 21(1), 1–9. doi: 10.4102/sajim.v21i1.1026 Albuquerque, A. B. S., & Andretta, P. I. S. (2019). The insertion and implementation of a scientific Library in Information Science: Some considerations about the Harvester in Library and Information Science – HILIS. Biblios, 74(74), 60–78. doi: 10.5195/BIBLIOS.2019.366 Almeida, M. A., & Aita, T. B. (2009). Usuários da informação, tecnologia e educação. Transinformação, 21(3), 235–247. Ambinder, D. M. (2012). Novas experiências para apresentação, acesso e leitura de artigos científicos digitais na web. Transinformação, 25(3), 195-201. doi: 10.1590/S0103-37862013000300002 Antunes, M. L. A. (2015). Comportamento informacional em tempos de Google. Perspectivas em Ciência da Informação, 20(4), 233-234. http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/download/3447/2050 Araújo, N. C., & Fachin, J. (2015). Evolução das fontes de informação. Biblios: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, 29(1), 81–96. https://periodicos.furg.br/biblos/article/download/5463/3570 Asemi, A. (2005). Information Searching Habits of Internet Users: A Case Study on theMedical Sciences University of Isfahan, Iran. Webology, 2(1), Article 10. http://www.webology.org/2005/v2n1/a10.html Barbosa, E. B. M., & Sena, G. J. (2011). Data Information System to Promote the Organization Data Collections – Modeling Considerations by the Unified Modeling Language (UML). JISTEM Journal of Information Systems and Technology Management, 8(1), 73–86. doi: 10.4301/S1807-17752011000100004 Boso, A. K. (2011). Repositórios de Instituições Federais de Ensino Superior e suas políticas: análise sob o aspecto das fontes informacionais [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catariana]. Repositório UFSC. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/95776/296890.pdf?sequence=1&isAllowed=y Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. http://www.planalto.gov.br/ccivil_constituiçãoao/constituicaocompilado.htm Bueno, S. B. (2009). Utilização de recursos informacionais na educação. Perspect. Ciênc. Inf., 14(1), 66–76. http://www.scielo.br/pdf/pci/v14n1/v14n1a06.pdf Casarin, H. C. S., & Oliveira, E. S. (2012). O uso da informação no âmbito acadêmico: o comportamento informacional de pós-graduandos da área de educação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, 17(1), 169–187. doi: 10.5007/1518-2924.2012v17nesp1p169 Conceição, A. J. (2012). Contribuições do Programa de Iniciação Científica Júnior na Universidade Estadual de Londrina (UEL): a formação de um habitus adequado ao campo científico [Dissertação de mestrado em Políticas Públicas, Universidade Estadual de Maringá]. Biblioteca Digital. http://nou-rau.uem.br/nou-rau/document/?code=vtls000199154 Costa, E. S., & Pires, E. A. N. (2014). O comportamento no processo de busca da informação por meio das tecnologias da informação e comunicação. Pesquisa em Ciência da Informação, 19(3), 149–188. http://www.scielo.br/pdf/pci/v19n3/a09v19n3.pdf Cruz, R. D. C. (2010). Redes sociais virtuais: premissas teóricas são estudo em ciência da informação. Transinformação, 22(3), 255–272. doi: 10.1590/S0103-37862010000300006 Cunha, A. Á. L., & Cendón, B. V. (2010). Uso de bibliotecas digitais de periódicos: Um estudo comparativo do uso do portal de periódicos da capes entre áreas do conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, 15(1), 70–91. doi: 10.1590/S1413-99362010000100005 Damasceno, A. C., & Mesquita, J. M. C. (2014). Atributos determinantes da baixa utilização de bibliotecas: estudo em uma instituição de ensino pública federal. Perspectivas em Ciência da Informação, 19(1), 149–169. doi: 10.1590/S1413-99362014000100010. Gasque, K. C. G. D. (2011). Pesquisas na pós-graduação: o uso do pensamento reflexivo no letramento informacional. Ciência da Informação, 40(1), 22–37. doi: 10.1590/S0100-19652011000100002 Gomes, G. M. R., & Cendón, B. V. (2015). Análise da integração da recuperação da informação, information search behaviour e interação humano-computador para avaliação de sistemas de recuperação da informação. Transinformação, 27(3), 277-284. doi: 10.1590/0103-37862015000300009 Gomes, M. A., & Dumont, L. M. M. (2015). Possíveis relações entre o uso de fontes de informação e a competência em informação. Transinformação, 27(2), 133–143. doi: 10.1590/0103-37862015000200003 Guerrero, J. C. (2009). Competência Informacional e a Busca de Informações Científicas: um estudo com pós-graduandos da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP campus de Botucatu [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho]. Repositório Unesp. https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/93631/guerrero_jc_me_mar.pdf?sequence=1&isAllowed=y Guilhem, C. B. (2010). Tendências de produtos e serviços na web no contexto das bibliotecas universitárias [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina]. Repositório Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT). http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/139/4/UEL_PPGGI_M_Guilhem%2C Cristina Benedeti_2010.pdf Honey, M., Culp, K. M., & Carrigg, F. (2000). Perspectives on technology and education research: Lessons from the past and present. Journal of Educational Computing Research, 23(1), 5–14. doi: 10.2190/7VV9-4G08-U0BX-REEJ Jesus, D. L. (2018). Adoção de tecnologias nas bibliotecas universitárias do Distrito Federal [Dissertação de mestrado em Ciência da Informação, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional BCE/UNB. http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/34718/1/2018_DeiseLourençodeJesus.pdf Kasten, A. P., Rosa, B. N., Schmit, E. F. D., Noll, M., & Candotti, C. T. (2017). Prevalência de desvios posturais na coluna em escolares: revisão sistemática com metanálisemeta-analysis. Journal of Human Growth and Development, 27(1), 99-108. doi: 10.7322/jhgd.127684 Lehmkuhl, K. M. (2012). Os nativos digitais e a recuperação da informação científica on-line [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório UFSC. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/96375/310446.pdf?sequence=1&isAllowed=y Marcelino, S. C. (2009). A contribuição da biblioteca para a construção e difusão do conhecimento no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ciências da informação, 38(2), 80–95. http://www.scielo.br/pdf/ci/v38n2/07.pdf Mattos, M. C. (2013). Proposta de uma base de citações da literatura científica por meio da extração automática de dados do Scielo [Tese de doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório UFMG. http://hdl.handle.net/1843/ECIC-9CPH3G Mazini, E. S., & Lara, M. L. G. (2010). Novas perspectivas no processamento e divulgação de informações públicas. Transinformação, 22(3), 247–253. doi: 10.1590/s0103-37862010000300005 Meireles, M. R. G., Almeida, P. E. M., & Silva, A. C. M. R. (2009). Recuperação de informação no ambiente acadêmico: georreferenciamento dos dados dos estudantes do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas. Perspectivas em Ciencia da Informacão, 14(3), 61–74. http://www.scielo.br/pdf/pci/v14n3/05.pdf Mendes, A. M. M. (2009). Método para a gestão do conhecimento em iniciação científica segundo os pressupostos da ontopsicologia [Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional UFSC. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92652?show=full Mendes, K. D. S., Silveira, R. C. C. P., & Galvão, C. M. (2009). Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, 17(4), 758–764. https://doi.org/10.1590/s0104-07072008000400018 Mendonça, M. A. (2015). Periódicos científicos eletrônicos nacionais de biblioteconomia e ciência da informação: estudos produzidos entre 2003 e 2013 [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba]. Repositório UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19411 Nonato, R. S. (2009). Teoria do conceito e hipertextos: uma proposta para determinação de relacionamentos em links conceituais [Dissertação de mestrado em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório Institucional da UFMG. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362010000100025 Nonato, R. S., & Lima, G. Â. B. O. (2007, 28-31 de outubro). A teoria do conceito aplicada à determinação de links hipertextuais: considerações sobre modelagem conceitual. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB). Novelli, V. A. M., Hoffmann, W. A. M., & Gracioso, L. S. (2014). Ferramentas para mediação de fontes de informação: avaliação sobre seus usos em bibliotecas universitárias nacionais e internacionais. Perspectivas em Ciência da Informação, 19(3), 30–51. doi: 10.1590/1981-5344/1626 Nunes, L. C. (2009). Pesquisa acadêmico-científica nas instituições de ensino superior: do faz-de-conta à realidade do mundo digital. Cadernos EBAPE. BR, 7(1), 100–112. http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/5108/3842 Oliveira, E. L. (2010). A formação científica do jovem universitário: um estudo com base no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) [Dissertação de mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações (TEDE). https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10274 Oliveira, F. N., & Moraes, D. A. F. (2013). A utilização da tecnologia e da internet no processo de ensino e aprendizagem da educação superior: um relato de experiência. Anais da II Jornada de didática e I Seminário de Pesquisa do CEMAD. http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/II Jornada de Didatica e I Seminario de Pesquisa do CEMAD - Docencia na educacao Superior caminhos para uma praxis transformadora/A UTILIZACAO DA TECNOLOGIA E DA INTERNET NO PROCESSO DE.pdf Pacheco, R. S. (2017). Ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa e sua contribuição para o ensino de ciências [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul]. Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações (TEDE). http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/7581/2/DIS_RAFAEL_SCHEFFER_PACHECO_COMPLETO.pdf Peres, R. L. R. (2008). O estudante universitário e a recuperação da informação na Internet [Dissertação de mestrado em Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia]. Repositório Institucional da UFBA. https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/7957/1/dissertação - Ricardo Peres.pdf Pessoni, A., & Akerman, M. (2015). Percepções de docentes e discentes sobre uso educativo de mídias sociais. ABCS Health Sciences, 40(3), 178–183. doi: 10.7322/abcshs.v40i3.792 Ramalho, J., & Silva, D. (2015). Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Curso de Medicina da UFRN. Revista Brasileira de Educação Médica, 39(394), 537–541. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e02562014 Raphael, T. E., & Pearson, P. D. (2014). Increasing Students’ Awareness of Sources of Information for Answering Questions. American Educational Research Journal, 22, 217–235. https://doi.org/10.3102/00028312022002217 Rezende, A. (2016). Proposta de critérios de avaliação de fontes de informação na internet para pesquisadores da saúde [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Attena – Repositório Digital da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17610/1/Dissertação 3.pdf Ribeiro, M. R. (2013). Redes sociais: Possibilidade de Práticas Educativas na Educação Superior. Americana [Dissertação de mestrado, Centro Universitário Salesiano de São Paulo]. https://unisal.br/wp-content/uploads/2015/09/Dissertação_Mauro-Rodrigues-Ribeiro.pdf Ribeiro, R. A., Oliveira, L., & Furtado, C. (2017). A rede social acadêmica researchgate como mecanismo de visibilidade e internacionalização da produção científica Brasileira e portuguesa na área de biblioteconomia e ciência da informação. Perspectivas em Ciencia da Informação, 22(4), 177–207. doi: 10.1590/1981-5344/2937 Ritzmann, B. N. B. (2012). Redes sociais online como fontes de informação: considerações quanto ao modelo de uso da informação e ao modelo de criação de significado [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Paraná]. http://200.17.204.152/publicacoes/download/36_95054cd6c680321a568fa751ed48b414.html Rodrigues, R. S., & Oliveira, A. B. (2014). Periódicos científicos na America Latina: Títulos em acesso aberto indexados no ISI e SCOPUS. Perspectivas em Ciência da Informação, 17(4), 76–99. doi: 10.1590/s1413-99362012000400006 Rodrigues, R. S., & Fachin, G. R. B. (2010). Portal de periódicos científicos: um trabalho multidisciplinar. Transinformação, 22(1), 33–45. doi: 10.1590/s0103-37862010000100003 Rosa, S. S. (2014). As tecnologias digitais de informação e comunicação e os processos de reconfiguração de modelos de educação a distância de nível superior [Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional UFSC. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123226 Sá, M. I. F. (2013). Bibliotecas digitais: uma investigação sobre características e experiências de desenvolvimento [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (RIDI). http://ridi.ibict.br/handle/123456789/856 Santos, C. B. (2016). A prática da citação na universidade as referências à informação científica em trabalhos acadêmicos. Trabalhos em Linguística Aplicada, 55(1), 199–229. doi: 10.1590/010318134652177611 Santos, S. M., & Noronha, D. P. (2013). Periódicos brasileiros de ciências sociais e humanidades indexados na base SciELO: Características formais. Perspectivas em Ciência da Informação, 18(2), 2–16. doi: 10.1590/S1413-99362013000200002 Silva Junior, M. F., Assis, R. I. F., Sousa, H. A., Miclos, P. V., & Gomes, M. J. (2014). Iniciação científica: Percepção do interesse de acadêmicos de odontologia de uma universidade Brasileira. Saúde e Sociedade, 23(1), 325–335. doi: 10.1590/S0104-12902014000100026 Silva, C. J. R. (org.). (2009). Institutos federais Lei 11.892, de 29/12/2008: Comentários e reflexões. Editora do IFRN. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=3753-lei-11892-08-if-comentadafinal&category_slug=marco-2010-pdf&Itemid=30192. Silva, D. D. N. (2015). Recursos Educacionais Abertos como fontes de informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, 20(44), 59. doi: 10.5007/1518-2924.2015v20n44p59 Silva, E. L., Tavares, A. L. L., & Pereira, J. P. S. (2010). O estado da arte da pesquisa sobre comunicação científica (1996-2006) realizada no Brasil no âmbito da ciência da informação. Transinformação, 22(3), 207–223. doi: 10.1590/s0103-37862010000300002 Silva, J. R., Medeiros, F. B., Moura, F. M. S., Bessa, W. S., & Bezerra, E. L. M. (2015). Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Curso de Medicina da UFRN. Revista Brasileira de Educação Médica, 39(4), 537-541. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e02562014 Silva, L. M. (2014). Repositório institucional como sistema técnico-social: composição, ambiente e estrutura [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/123250/326541.pdf?sequence=1&isAllowed=y Silva, L. V. (2009). Competências em informação dos estudantes de graduação para a elaboração dos trabalhos acadêmicos: a contribuição das bibliotecas universitárias da UFBA [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia]. Repositório Institucional da UFBA. https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/7929/1/dissertação Lucia Silva final.pdf Silveira, A. R. C. G. (2013). Usabilidade de sistema de informação: a biblioteca virtual de psicologia em foco [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia]. Repositório Institucional da UFBA. https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/17768/1/_DISSERTAÇÃO Andréa Silveira.pdf Sousa, M. M. (2009). A Biblioteca universitária como ambiente de aprendizagem no ensino superior [Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-20102009-153956/publico/Margarida_M_Sousa_DISSERT.pdf Vieira, D. V., Baptista, S. G., & Cerveró, A. C. (2013). Adoção da Web 2.0 em bibliotecas de universidades públicas espanholas: perspectivas de interaçãodo bibliotecário com as redes sociais-relato de pesquisa. Perspectivas em Ciência da Informação, 18(2), 167–181. doi: 10.1590/S1413-99362013000200011 Waltrick, S. A. (2009). Critérios para a seleção de fontes de informação científica multimídia em acesso livre na internet: criação de acervo digital para cursos de graduação a distância [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93170 Wensing, J. (2010). Preservação e recuperação de informação em fontes de informações digitais: estudo de caso do Greenstone [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93702 Wilson, T. D. (2000). Human information behavior. Informing Science, 3(2), 49–55. https://doi.org/10.1007/s12599-016-0458-9 Zuin, A. A. S. (2010). O plano nacional de educação e as tecnologias da informação e comunicação. Educação e Sociedade, 31(112), 961–980. doi: 10.1590/s0101-73302010000300016 Referências Acharya, S., Hiremath, S. S., & Lalasangi, S. (2019). Technological trends in modern libraries. Indian Journal of Library Science and Information Technology, 4(2), 63–65. https://www.researchgate.net/publication/337943116_ Technological_trends_in_modern_libraries/link/5f71c7f8a6fdcc00864357cf/download Adekunle, A., Olla, G. O., Olajide, A. A., Osuji, C. N., & Adedoyin, A. O. (2019). Attitude of undergraduate students to information literacy: Bowen University experience. Journal of Balkan Libraries Union, 6, 11. https://dergipark.org.tr/as/download/article-file/881187 Akuffo, M. N., & Budu, S. (2019). Use of electronic resources by students in a premier postgraduate theological university in Ghana. SA Journal of Information Management, 21(1), 1–9. https://doi.org/10.4102/sajim.v21i1.1026 Albuquerque, A. B. S., & Andretta, P. I. S. (2019). The insertion and implementation of a scientific Library in Information Science: Some considerations about the Harvester in Library and Information Science – HILIS. Biblios, 74(74), 60–78. https://doi.org/10.5195/BIBLIOS.2019.366 Alexandre, N. M. C., & Coluci, M. Z. O. (2011). Content validity in the development and adaptation processes of measurement instruments. Ciência e Saúde Coletiva, 16, 3061–3068. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000800006 Apuke, O. D., & Iyendo Jr., T. O. (2017). Two Sides of a Coin: Revisiting thconstituiof Social Networking Sites on Students’ Performance in Selected Higher Educational Settings in Nigeria. Science International (Lahore), 29(6), 1265–1275. https://www.researchgate.net/publication/322701558 Araujo, M. L., & Frigotto, G. (2015). Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação Em Questão, 52(38), 61–80. https://doi.org/http://10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956 Avcı, Ü., & Ergün, E. (2019). Online students’ LMS activities and their effect on engagement, information literacy and academic performance. Interactive Learning Environments, 1, 1–14. https://doi.org/10.1080/10494820.2019.1636088 Becker, D., Hartle, H., & Mhlauli, G. (2017). Assessment of use and quality of library services, accessibility and facilities by students at Cape Peninsula University of Technology. South African Journal of Libraries and Information Science, 83(1), 11–25. https://doi.org/10.7553/83-1-1642 Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. http://www.planalto.gov.br/ccivil_constituiçãoao/constituicaocompilado.htm Brasil. (2012). Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 59. http://www.planalto.gov.br/ccivil_0constituiçãoao/constituicaocompilado.htm Caribe, R. C. V. (2017). A biblioteca especializada e o seu papel na comunicação científica para o público leigo. Revista Ibero-Americana de Ciência Da Informação, 10(1), 185–203. https://doi.org/10.26512/rici.v10.n1.2017.2511 Castro, F. G. et al. (2010). A Methodology for conducting integrative mixed methods research and data analyses. Journal of Mixed Methods Research, 4(4), 342-360. Cavagnetto, A. R. (2010). Argument to Foster Scientific Literacy: A Review of Argument Interventions in K-12 Science Contexts. In Review of Educational Research, 80(3). https://doi.org/10.3102/0034654310376953 Charitas, R., & Prahmana, I. (2016). The Hypothetical Learning Trajectory on Research in Mathematics Education Using Research-Based Learning. Journal of Education and Learning, 123(3), 42–54. https://doi.org/10.15823/p.2016.32 Charitas, R., & Prahmana, I. (2018). The Role of Research-Based Learning to Enhance Students’ Research and Academic Writing Skills. Journal of Education and Learning, 11(3), 1–17. https://doi.org/10.11591/edulearn.v11i3.5871 Chen, M. C. S. (2019). The correlation analysis between the service quality of intelligent library and the behavioral intention of users. The Electronic Library, 38(1), 95–112. https://doi.org/10.1108/EL-07-2019-0163 Creswell, J. W. (2014). Research Design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches (4. ed.). S. Publications. http://fe.unj.ac.id/wp-content/uploads/2019/08/Research-Design_Qualitative-Quantitative-and-Mixed-Methods-Approaches.pdf Dadzie, P., & Van der Walt, T. B. (2015). Access and Use of Digital Resources: A Survey of Their Value for Faculty in Three Ghanaian Universities. International Journal of Libraries and Information Studies, 65(1), 57–70. https://doi.org/10.1515/libri-2014-1026 Delaney, G., & Bates, J. (2018). How Can the University Library Better Meet the Information Needs of Research Students? Experiences From Ulster University. New Review of Academic Librarianship, 24(1), 63–89. https://doi.org/10.1080/13614533.2017.1384267 Emwanta, M., Ivo, K., & Nwalo, N. (2013). Influence of computer literacy and subject background on use of electronic resources by undergraduate students in universities in South-western Nigeria. International Journal of Library and Information Science, 5(2), 29–42. https://academicjournals.org/article/article1379695325_Emwanta%20and% 20Nwalo.pdf Ince, S., Hoadley, C., & Kirschner, P. A. (2019). The role of libraries in teaching doctoral students to become information-literate researchers: A review of existing practices and recommendations for the future. Information and Learning Science, 120(3–4), 158–172. https://doi.org/10.1108/ILS-07-2018-0058 Johnson, B. S., Evensen, G., Gelfand, J., Sipe, L., Zilper, N., Fronty, J., Hafner, J., Mansfield, J., & Schmolling, R. (2012). Key Issues for e-Resource Collection Development: A Guide for Libraries. International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). https://www.ifla.org/files/assets/acquisition-collection-development/publications/IFLA_ELECTRONIC_RESOURCE_ GUIDE_FINAL_May2nd%5B1%5D.pdf Khan, S. A., & Bhatti, R. (2017). Technological Advances in Libraries and Possibilities of Ubiquitous Library Services: An Analysis. Bibliographical Heritage of Pakistan, 1, 1–8. https://www.researchgate.net/publication/282847102_Technological_Advances_in_Libraries_and_Possibilities_of_Ubiquitous_Library_Services_An_Analysis Knight, N. (2013). Enhancing access to library resources at Northern Caribbean University through an e‐library initiative. The Electronic Library, 31(6). https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/EL-01-2012-0001/full/html?skipTracking=true Libraries, C. S. U. (2016). 2015-2016 Library Assessment: Contributions of CSU Libraries To Student Success. CSU Libraries Columbus State University, 1–44. https://csuepress.columbusstate.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1000&context=library_surveys Matias, I., Affonso, M., & Oliveira, E. (2019). Proposta de serviços de alerta e disseminação seletiva da informação para a Biblioteca Pública Municipal de Marília "João Mesquita Valença". Revista ACB, 24(2), 390-404. https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1611 Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2011). Fundamentos de metodologia cientifica (6. ed.). Atlas. Massi, L., & Queiroz, S. (2014). Pesquisas sobre iniciação científica no Brasil: características do seu desenvolvimento nas universidades e contribuições para os graduandos. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 1, 38–64. https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/12 Mendes, K. D. S., Silveira, R. C. C. P., & Galvão, C. M. (2009). Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, 17(4), 758–764. https://doi.org/10.1590/s0104-07072008000400018 Nana, P., Kwafoa, Y., & Afful-Arthur, P. (2014). Assessment Of The Use Of Electronic Resources Among Administrators And Faculty In The University Of Cape Coast. Library Philosophy and Practice, 1, 1–18. https://digitalcommons.unl.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2805&context=libphilprac Naude, F., Rensleigh, C., & Du Toit, A. S. A. (2010). Using the open Web as an information resource and scholarly Web search engines as retrieval tools for academic and research purposes. SA Journal of Information Management, 12, 1–6. https://doi.org/10.4102/sajim.v12i1.416 Nelson, K., Joseph, G. W., & Sykes, J. H. (2010). Teaching Tip An Investigation of Digital Literacy Needs of Students. Journal of Information Systems Education, 22, 95–110. https://aisel.aisnet.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1200&context=jise Nikoulina, A. (2020). An exploratory study of academic writing literacy and research skills of graduate business students. Journal of Perspectives in Apllied Academic Practice, 8(1), 22–29. https://jpaap.napier.ac.uk/index.php/JPAAP/article/view/410 Nwezeh, C. M. T. (2010a). The impact of internet use on teaching, learning and research activities in Nigerian universities A case study of Obafemi Awolowo University. The Electronic Library, 28(5), 688–701. https://doi.org/10.1108/02640471011081960 Nwezeh, C. M. T. (2010b). The use of ICT in Nigerian universities: A case study of Obafemi Awolowo University, Ile-Ife. Library Philosophy and Practice, 1(november). https://digitalcommons.unl.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1512&context=libphilprac Okello-Obura, C., Ikola-Odongo, J. R. (2010). Electronic Information Seeking Among LIS Postgraduate Students at Makerere University, Uganda. Library Philosophy and Practice, 1, 1–14. https://digitalcommons.unl.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1517&context=libphilprac Oliveira, V. H. N., & Vasques, D. G. (2020). Percepção e representações Ciência de estudantes bolsistas de iniciação científica júnior. Revista Educar Mais 4(3): 642–658. doi: 10.15536/reducarmais.4.2020.1991. Omeluzor, S. U., Akibu, A. A., Dika, S. I., & Ukangwa, C. C. (2017). Methods, effect and challenges of library instruction in academic libraries. Library Philosophy and Practice, 1, 27. https://core.ac.uk/download/pdf/188112398.pdf Pacico, J. C., & Hutz, C. S. (2015). Validade. Pereira, M. J., Silva, A. P., Oliveira, M. L., Lima, T., Silva, P. O., & Nunes, L. D. O. (2015). A importância da Iniciação Científica para alunos de graduação em Biomedicina. Jornada Científica da Faculdade São Lourenço, 1, 1–2. https://www.ufmg.br/boletim/bol1208/pag2.html Pizzani, L., Silva, R. C., Bello, S. F., & Hayashi, M. C. P. I. (2012). A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento The art of literature in search of knowledge. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência Da Informação, 10(2), 53. https://doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1896 Rannikmae, J. H. M. (2020). The Meaning of Scientific Management. The Contributions of Alexander Hamilton Church to Accounting and Management. https://doi.org/10.4324/9781003056584-3 Raphael, T. E., & Pearson, P. D. (2014). Increasing Students’ Awareness of Sources of Information for Answering Questions. American Educational Research Journal, 22, 217–235. https://doi.org/10.3102/00028312022002217 Rodrigues, C., & Blattmann, U. (2014). Gestão da informação e a importância do uso de fontes de informação para geração de conhecimento. Perspectivas Em Ciência Da Informacao, 19(3), 4–29. https://doi.org/10.1590/1981-5344/1515 Saharkhiz, Y., Valizadeh, M., & Salamat, H. (2017). The Evolution of Academic Libraries in the Age of Technology. Journal of History Culture and Art Research, 5(4), 402–415. https://doi.org/10.7596/taksad.v5i4.615 Sazanova, M. L., Kadochnikova, N. I., & Popova, G. A. (2019). Development of Research Skills of Future Bachelors of Pedagogics in Studying the Basic Academic Disciplines. PARPHA Proceedings, 1, 575–587. https://doi.org/10.3897/ap.1.e0545 Silva Junior, M. F., Assis, R. I. F., Sousa, H. A., Miclos, P. V., & Gomes, M. J. (2014). Iniciação científica: Percepção do interesse de acadêmicos de odontologia de uma universidade Brasileira. Saúde e Sociedade, 23(1), 325–335. https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000100026 Silva, D. D., & Grácio, M. C. C. (2017). Índice h de Hirsch: análise comparativa entre as bases de dados Scopus, Web of Science e Google Acadêmico. Em Questão, 23, 1–7. https://doi.org/10.19132/1808-5245230.196-212 Soares, E. (2003). Metodologia Cientifica: Lógica, Epistemologia e Normas (1st ed.). Atlas. https://www.researchgate.net/publication/256459128_Metodologia_Cientifica_logica_epistemologia_e_normas Songsil, W., Pongsophon, P., Boonsoong, B., & Clarke, A. (2019). Developing scientific argumentation strategies using revised argument-driven inquiry (rADI) in science classrooms in Thailand. Asia-Pacific Science Education, 5(1), 1–22. https://doi.org/10.1186/s41029-019-0035-x Thomaz, P. G., Assad, R. S., & Moreira, L. F. P. (2011). Uso do Fator de Impacto e do Índice H para Avaliar Pesquisadores e Publicações. Arq. Bras. Cardiol., 96(2), 90–93. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2011000200001 Tubachi, P. (2018). Information seeking behavior: an overview. Science Direct, 1, 1–5. https://www.researchgate.net/publication/330521546_INFORMATION_SEEKING_BEHAVIOR_AN_OVERVIEW#:~:text=INTRODUCTION%3A Information is a basic need of human being.&text=People need information for decision,and subsequent use of information Vanz, S. A. S., & Stumpf, I. R. C. (2010). Procedimentos e ferramentas aplicados aos estudos bibliométricos. Informação & Sociedade, 20(2), 67–75. https://www.researchgate.net/profile/Samile_Vanz Vera, F. (2020). Research Skills in Nursing Undergraduate Students: A Case at a Chilean Private Abstract. Open Science Journal, 5(3), 1–10. https://osjournal.org/ojs/index.php/OSJ/article/view/2487/300 Waris, A. (2009). Model Pembelajaran Berbasis Riset (PBR) di Program Studi Fisika ITB. Berita Pembelajaran, 6(2), 1-3. Wilson, T. D. (2000). Human information behavior. Informing Science, 3(2), 49–55. https://doi.org/10.1007/s12599-016-0458-9 Zaninelli, T., Nogueira, C. A., & Horimi, D. (2019). Inovação em serviços de informação no contexto da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (UEL): uma análise do ponto de vista dos nativos digitais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, 15(1), 228–246. https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1197. Referências Acharya, S., Hiremath, S. S., & Lalasangi, S. (2019). Technological trends in modern libraries. Indian Journal of Library Science and Information Technology, 4(2), 63–65. https://www.researchgate.net/publication/337943116_ Technological_trends_in_modern_libraries/link/5f71c7f8a6fdcc00864357cf/download Adekunle, A., Olla, G. O., Olajide, A. A., Osuji, C. N., & Adedoyin, A. O. (2019). Attitude of undergraduate students to information literacy: Bowen University experience. Journal of Balkan Libraries Union, 6, 11. https://dergipark.org.tr/as/download/article-file/881187 Akuffo, M. N., & Budu, S. (2019). Use of electronic resources by students in a premier postgraduate theological university in Ghana. SA Journal of Information Management, 21(1), 1–9. https://doi.org/10.4102/sajim.v21i1.1026 Albuquerque, A. B. S., & Andretta, P. I. S. (2019). The insertion and implementation of a scientific Library in Information Science: Some considerations about the Harvester in Library and Information Science – HILIS. Biblios, 74(74), 60–78. https://doi.org/10.5195/BIBLIOS.2019.366 Alexandre, N. M. C., & Coluci, M. Z. O. (2011). Content validity in the development and adaptation processes of measurement instruments. Ciência e Saúde Coletiva, 16, 3061–3068. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000800006 Apuke, O. D., & Iyendo Jr., T. O. (2017). Two Sides of a Coin: Revisiting thconstituiof Social Networking Sites on Students’ Performance in Selected Higher Educational Settings in Nigeria. Science International (Lahore), 29(6), 1265–1275. https://www.researchgate.net/publication/322701558 Araujo, M. L., & Frigotto, G. (2015). Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação Em Questão, 52(38), 61–80. https://doi.org/http://10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956 Avcı, Ü., & Ergün, E. (2019). Online students’ LMS activities and their effect on engagement, information literacy and academic performance. Interactive Learning Environments, 1, 1–14. https://doi.org/10.1080/10494820.2019.1636088 Becker, D., Hartle, H., & Mhlauli, G. (2017). Assessment of use and quality of library services, accessibility and facilities by students at Cape Peninsula University of Technology. South African Journal of Libraries and Information Science, 83(1), 11–25. https://doi.org/10.7553/83-1-1642 Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. http://www.planalto.gov.br/ccivil_constituiçãoao/constituicaocompilado.htm Brasil. (2012). Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 59. http://www.planalto.gov.br/ccivil_0constituiçãoao/constituicaocompilado.htm Caribe, R. C. V. (2017). A biblioteca especializada e o seu papel na comunicação científica para o público leigo. Revista Ibero-Americana de Ciência Da Informação, 10(1), 185–203. https://doi.org/10.26512/rici.v10.n1.2017.2511 Castro, F. G. et al. (2010). A Methodology for conducting integrative mixed methods research and data analyses. Journal of Mixed Methods Research, 4(4), 342-360. Cavagnetto, A. R. (2010). Argument to Foster Scientific Literacy: A Review of Argument Interventions in K-12 Science Contexts. In Review of Educational Research, 80(3). https://doi.org/10.3102/0034654310376953 Charitas, R., & Prahmana, I. (2016). The Hypothetical Learning Trajectory on Research in Mathematics Education Using Research-Based Learning. Journal of Education and Learning, 123(3), 42–54. https://doi.org/10.15823/p.2016.32 Charitas, R., & Prahmana, I. (2018). The Role of Research-Based Learning to Enhance Students’ Research and Academic Writing Skills. Journal of Education and Learning, 11(3), 1–17. https://doi.org/10.11591/edulearn.v11i3.5871 Chen, M. C. S. (2019). The correlation analysis between the service quality of intelligent library and the behavioral intention of users. The Electronic Library, 38(1), 95–112. https://doi.org/10.1108/EL-07-2019-0163 Creswell, J. W. (2014). Research Design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches (4. ed.). S. Publications. http://fe.unj.ac.id/wp-content/uploads/2019/08/Research-Design_Qualitative-Quantitative-and-Mixed-Methods-Approaches.pdf Dadzie, P., & Van der Walt, T. B. (2015). Access and Use of Digital Resources: A Survey of Their Value for Faculty in Three Ghanaian Universities. International Journal of Libraries and Information Studies, 65(1), 57–70. https://doi.org/10.1515/libri-2014-1026 Delaney, G., & Bates, J. (2018). How Can the University Library Better Meet the Information Needs of Research Students? Experiences From Ulster University. New Review of Academic Librarianship, 24(1), 63–89. https://doi.org/10.1080/13614533.2017.1384267 Emwanta, M., Ivo, K., & Nwalo, N. (2013). Influence of computer literacy and subject background on use of electronic resources by undergraduate students in universities in South-western Nigeria. International Journal of Library and Information Science, 5(2), 29–42. https://academicjournals.org/article/article1379695325_Emwanta%20and% 20Nwalo.pdf Ince, S., Hoadley, C., & Kirschner, P. A. (2019). The role of libraries in teaching doctoral students to become information-literate researchers: A review of existing practices and recommendations for the future. Information and Learning Science, 120(3–4), 158–172. https://doi.org/10.1108/ILS-07-2018-0058 Johnson, B. S., Evensen, G., Gelfand, J., Sipe, L., Zilper, N., Fronty, J., Hafner, J., Mansfield, J., & Schmolling, R. (2012). Key Issues for e-Resource Collection Development: A Guide for Libraries. International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). https://www.ifla.org/files/assets/acquisition-collection-development/publications/IFLA_ELECTRONIC_RESOURCE_ GUIDE_FINAL_May2nd%5B1%5D.pdf Khan, S. A., & Bhatti, R. (2017). Technological Advances in Libraries and Possibilities of Ubiquitous Library Services: An Analysis. Bibliographical Heritage of Pakistan, 1, 1–8. https://www.researchgate.net/publication/282847102_Technological_Advances_in_Libraries_and_Possibilities_of_Ubiquitous_Library_Services_An_Analysis Knight, N. (2013). Enhancing access to library resources at Northern Caribbean University through an e‐library initiative. The Electronic Library, 31(6). https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/EL-01-2012-0001/full/html?skipTracking=true Libraries, C. S. U. (2016). 2015-2016 Library Assessment: Contributions of CSU Libraries To Student Success. CSU Libraries Columbus State University, 1–44. https://csuepress.columbusstate.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1000&context=library_surveys Matias, I., Affonso, M., & Oliveira, E. (2019). Proposta de serviços de alerta e disseminação seletiva da informação para a Biblioteca Pública Municipal de Marília "João Mesquita Valença". Revista ACB, 24(2), 390-404. https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1611 Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2011). Fundamentos de metodologia cientifica (6. ed.). Atlas. Massi, L., & Queiroz, S. (2014). Pesquisas sobre iniciação científica no Brasil: características do seu desenvolvimento nas universidades e contribuições para os graduandos. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 1, 38–64. https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/12 Mendes, K. D. S., Silveira, R. C. C. P., & Galvão, C. M. (2009). Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, 17(4), 758–764. https://doi.org/10.1590/s0104-07072008000400018 Nana, P., Kwafoa, Y., & Afful-Arthur, P. (2014). Assessment Of The Use Of Electronic Resources Among Administrators And Faculty In The University Of Cape Coast. Library Philosophy and Practice, 1, 1–18. https://digitalcommons.unl.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2805&context=libphilprac Naude, F., Rensleigh, C., & Du Toit, A. S. A. (2010). Using the open Web as an information resource and scholarly Web search engines as retrieval tools for academic and research purposes. SA Journal of Information Management, 12, 1–6. https://doi.org/10.4102/sajim.v12i1.416 Nelson, K., Joseph, G. W., & Sykes, J. H. (2010). Teaching Tip An Investigation of Digital Literacy Needs of Students. Journal of Information Systems Education, 22, 95–110. https://aisel.aisnet.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1200&context=jise Nikoulina, A. (2020). An exploratory study of academic writing literacy and research skills of graduate business students. Journal of Perspectives in Apllied Academic Practice, 8(1), 22–29. https://jpaap.napier.ac.uk/index.php/JPAAP/article/view/410 Nwezeh, C. M. T. (2010a). The impact of internet use on teaching, learning and research activities in Nigerian universities A case study of Obafemi Awolowo University. The Electronic Library, 28(5), 688–701. https://doi.org/10.1108/02640471011081960 Nwezeh, C. M. T. (2010b). The use of ICT in Nigerian universities: A case study of Obafemi Awolowo University, Ile-Ife. Library Philosophy and Practice, 1(november). https://digitalcommons.unl.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1512&context=libphilprac Okello-Obura, C., Ikola-Odongo, J. R. (2010). Electronic Information Seeking Among LIS Postgraduate Students at Makerere University, Uganda. Library Philosophy and Practice, 1, 1–14. https://digitalcommons.unl.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1517&context=libphilprac Oliveira, V. H. N., & Vasques, D. G. (2020). Percepção e representações Ciência de estudantes bolsistas de iniciação científica júnior. Revista Educar Mais 4(3): 642–658. doi: 10.15536/reducarmais.4.2020.1991. Omeluzor, S. U., Akibu, A. A., Dika, S. I., & Ukangwa, C. C. (2017). Methods, effect and challenges of library instruction in academic libraries. Library Philosophy and Practice, 1, 27. https://core.ac.uk/download/pdf/188112398.pdf Pacico, J. C., & Hutz, C. S. (2015). Validade. Pereira, M. J., Silva, A. P., Oliveira, M. L., Lima, T., Silva, P. O., & Nunes, L. D. O. (2015). A importância da Iniciação Científica para alunos de graduação em Biomedicina. Jornada Científica da Faculdade São Lourenço, 1, 1–2. https://www.ufmg.br/boletim/bol1208/pag2.html Pizzani, L., Silva, R. C., Bello, S. F., & Hayashi, M. C. P. I. (2012). A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento The art of literature in search of knowledge. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência Da Informação, 10(2), 53. https://doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1896 Rannikmae, J. H. M. (2020). The Meaning of Scientific Management. The Contributions of Alexander Hamilton Church to Accounting and Management. https://doi.org/10.4324/9781003056584-3 Raphael, T. E., & Pearson, P. D. (2014). Increasing Students’ Awareness of Sources of Information for Answering Questions. American Educational Research Journal, 22, 217–235. https://doi.org/10.3102/00028312022002217 Rodrigues, C., & Blattmann, U. (2014). Gestão da informação e a importância do uso de fontes de informação para geração de conhecimento. Perspectivas Em Ciência Da Informacao, 19(3), 4–29. https://doi.org/10.1590/1981-5344/1515 Saharkhiz, Y., Valizadeh, M., & Salamat, H. (2017). The Evolution of Academic Libraries in the Age of Technology. Journal of History Culture and Art Research, 5(4), 402–415. https://doi.org/10.7596/taksad.v5i4.615 Sazanova, M. L., Kadochnikova, N. I., & Popova, G. A. (2019). Development of Research Skills of Future Bachelors of Pedagogics in Studying the Basic Academic Disciplines. PARPHA Proceedings, 1, 575–587. https://doi.org/10.3897/ap.1.e0545 Silva Junior, M. F., Assis, R. I. F., Sousa, H. A., Miclos, P. V., & Gomes, M. J. (2014). Iniciação científica: Percepção do interesse de acadêmicos de odontologia de uma universidade Brasileira. Saúde e Sociedade, 23(1), 325–335. https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000100026 Silva, D. D., & Grácio, M. C. C. (2017). Índice h de Hirsch: análise comparativa entre as bases de dados Scopus, Web of Science e Google Acadêmico. Em Questão, 23, 1–7. https://doi.org/10.19132/1808-5245230.196-212 Soares, E. (2003). Metodologia Cientifica: Lógica, Epistemologia e Normas (1st ed.). Atlas. https://www.researchgate.net/publication/256459128_Metodologia_Cientifica_logica_epistemologia_e_normas Songsil, W., Pongsophon, P., Boonsoong, B., & Clarke, A. (2019). Developing scientific argumentation strategies using revised argument-driven inquiry (rADI) in science classrooms in Thailand. Asia-Pacific Science Education, 5(1), 1–22. https://doi.org/10.1186/s41029-019-0035-x Thomaz, P. G., Assad, R. S., & Moreira, L. F. P. (2011). Uso do Fator de Impacto e do Índice H para Avaliar Pesquisadores e Publicações. Arq. Bras. Cardiol., 96(2), 90–93. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2011000200001 Tubachi, P. (2018). Information seeking behavior: an overview. Science Direct, 1, 1–5. https://www.researchgate.net/publication/330521546_INFORMATION_SEEKING_BEHAVIOR_AN_OVERVIEW#:~:text=INTRODUCTION%3A Information is a basic need of human being.&text=People need information for decision,and subsequent use of information Vanz, S. A. S., & Stumpf, I. R. C. (2010). Procedimentos e ferramentas aplicados aos estudos bibliométricos. Informação & Sociedade, 20(2), 67–75. https://www.researchgate.net/profile/Samile_Vanz Vera, F. (2020). Research Skills in Nursing Undergraduate Students: A Case at a Chilean Private Abstract. Open Science Journal, 5(3), 1–10. https://osjournal.org/ojs/index.php/OSJ/article/view/2487/300 Waris, A. (2009). Model Pembelajaran Berbasis Riset (PBR) di Program Studi Fisika ITB. Berita Pembelajaran, 6(2), 1-3. Wilson, T. D. (2000). Human information behavior. Informing Science, 3(2), 49–55. https://doi.org/10.1007/s12599-016-0458-9 Zaninelli, T., Nogueira, C. A., & Horimi, D. (2019). Inovação em serviços de informação no contexto da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (UEL): uma análise do ponto de vista dos nativos digitais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, 15(1), 228–246. https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1197.  
metadata.dc.rights: Acesso Embargado
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1688
Issue Date: 1-Jan-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Daiane de Oliveira Silva.pdf2,64 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons