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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE BOTÂNICA: REFLEXÕES ALÉM DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
Autor(es): Gomes, João Victor Almeida Amorim
Primeiro Orientador: Oliveira, Renata Rolins da Silva
Primeiro Membro da Banca: Nunes, Lorena Almeida Cavalcante Brandão
Segundo Membro da Banca: Melo, Jessica Regina
Resumo: A formação inicial de professores de Biologia é historicamente discutida na área da Educação. No entanto, ainda há questões que necessitam ser objeto de reflexão e intervenção, dentre elas a qualidade do ensino de Botânica. O presente trabalho objetivou investigar, através de uma análise documental, o ensino e o desenvolvimento científico da Botânica em um curso noturno de Licenciatura em Ciências Biológicas. Pretendeu-se, com isso, identificar entraves e potencialidades para um ensino de Botânica que favoreça aprendizagens significativas. Por meio de análise do PPC e das produções acadêmicas oriundas da elaboração de trabalho de curso ou de editais de pesquisa, ensino e extensão, verificou-se que, apesar de haver o compromisso institucional com o desenvolvimento de competências docentes, as disciplinas de Botânica seguem uma base norteadora conteudista, ocasionando fragilidades no processo de ensino-aprendizagem. As análises das produções acadêmicas, por sua vez, revelam que a indissociabilidade entre Pesquisa-Ensino-Extensão durante a formação docente não está sendo contemplada em sua totalidade. O aprofundamento científico entre os licenciandos tem acontecido superficialmente e inexpressivamente, especialmente na área da Botânica, em que as pesquisas têm sido apartadas do campo educacional, havendo a necessidade de identificar as causas do distanciamento entre os licenciandos e a prática científica.
Abstract: The initial training of Biology teachers is historically discussed in the area of Education. However, there are still issues that need to be the subject of reflection and intervention, among them the quality of the teaching of Botany. This work aimed to investigate, through a documentary analysis, the teaching and scientific development of Botany in a night course of Degree in Biological Sciences. The aim was to identify barriers and potential for a teaching of Botany that favors significant learning. Through analysis of PPC and academic productions from the preparation of course work or research notices, teaching and extension, in spite of the institutional commitment to the development of development of teaching skills, the disciplines of Botany follow a countrywide guiding base, causing weaknesses in the teaching-learning process. The analyses of academic productions, in turn, evidenced that the indissociability between Research-Teaching-Extension during teacher training is not being contemplated in its entirety. The scientific deepening among students has happened superficially and inexpressively, especially in the area of Botany, where research has been separated from the educational field, there is a need to identify the causes of the distancing between licensees and scientific practice.
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional
Ensino-aprendizagem em Botânica
Ensino Superior Noturno
Formação inicial
Pesquisa-Ensino-Extensão
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1680
Data do documento: 17-Fev-2021
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