Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1680
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Renata Rolins da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5276401760313243pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Lorena Almeida Cavalcante Brandão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8444017087280870pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Jessica Regina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1990471992910263pt_BR
dc.creatorGomes, João Victor Almeida Amorim-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1403586260874884pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-22T12:14:08Z-
dc.date.available2021-03-20-
dc.date.available2021-03-22T12:14:08Z-
dc.date.issued2021-02-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1680-
dc.description.abstractThe initial training of Biology teachers is historically discussed in the area of Education. However, there are still issues that need to be the subject of reflection and intervention, among them the quality of the teaching of Botany. This work aimed to investigate, through a documentary analysis, the teaching and scientific development of Botany in a night course of Degree in Biological Sciences. The aim was to identify barriers and potential for a teaching of Botany that favors significant learning. Through analysis of PPC and academic productions from the preparation of course work or research notices, teaching and extension, in spite of the institutional commitment to the development of development of teaching skills, the disciplines of Botany follow a countrywide guiding base, causing weaknesses in the teaching-learning process. The analyses of academic productions, in turn, evidenced that the indissociability between Research-Teaching-Extension during teacher training is not being contemplated in its entirety. The scientific deepening among students has happened superficially and inexpressively, especially in the area of Botany, where research has been separated from the educational field, there is a need to identify the causes of the distancing between licensees and scientific practice.pt_BR
dc.description.resumoA formação inicial de professores de Biologia é historicamente discutida na área da Educação. No entanto, ainda há questões que necessitam ser objeto de reflexão e intervenção, dentre elas a qualidade do ensino de Botânica. O presente trabalho objetivou investigar, através de uma análise documental, o ensino e o desenvolvimento científico da Botânica em um curso noturno de Licenciatura em Ciências Biológicas. Pretendeu-se, com isso, identificar entraves e potencialidades para um ensino de Botânica que favoreça aprendizagens significativas. Por meio de análise do PPC e das produções acadêmicas oriundas da elaboração de trabalho de curso ou de editais de pesquisa, ensino e extensão, verificou-se que, apesar de haver o compromisso institucional com o desenvolvimento de competências docentes, as disciplinas de Botânica seguem uma base norteadora conteudista, ocasionando fragilidades no processo de ensino-aprendizagem. As análises das produções acadêmicas, por sua vez, revelam que a indissociabilidade entre Pesquisa-Ensino-Extensão durante a formação docente não está sendo contemplada em sua totalidade. O aprofundamento científico entre os licenciandos tem acontecido superficialmente e inexpressivamente, especialmente na área da Botânica, em que as pesquisas têm sido apartadas do campo educacional, havendo a necessidade de identificar as causas do distanciamento entre os licenciandos e a prática científica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by João Victor Almeida Amorim Gomes (joao.amorim1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-03-20T15:44:43Z No. of bitstreams: 1 mono_João_Victor_AAG_2021.pdf: 1430794 bytes, checksum: 9f9be0728214da6293adeb86733be817 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Cristiane de Magalhaes Acaz (andreia.acaz@ifgoiano.edu.br) on 2021-03-22T12:13:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mono_João_Victor_AAG_2021.pdf: 1430794 bytes, checksum: 9f9be0728214da6293adeb86733be817 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-22T12:14:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mono_João_Victor_AAG_2021.pdf: 1430794 bytes, checksum: 9f9be0728214da6293adeb86733be817 (MD5) Previous issue date: 2021-02-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem em Botânicapt_BR
dc.subjectEnsino Superior Noturnopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectPesquisa-Ensino-Extensãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleFORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE BOTÂNICA: REFLEXÕES ALÉM DE UMA ANÁLISE DOCUMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mono_João_Victor_AAG_2021.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.