Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1675
Tipo: Dissertação
Título: Programa Institucional de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico do Instituto Federal Goiano: perfil, produção acadêmica e evolução dos estudantes
Autor(es): Melo, Angélica Ferreira
Primeiro Orientador: Noll, Matias
Primeiro Membro da Banca: Santiago, Léia Adriana da Silva
Segundo Membro da Banca: Costa, Alan Carlos da
Terceiro Membro da Banca: Gadelha, André Bonadias
Resumo: A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nas instituições de ensino no Brasil fortalece a proposta de formação integral do estudante. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) possui atualmente 12 campi, desenvolvendo pesquisas por meio de Programas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Portanto, entender questões além do quantitativo de estudantes vinculados aos programas é essencial para dimensionar o impacto da pesquisa científica para os envolvidos. Este trabalho tem por objetivo analisar o perfil, a produção acadêmica e a evolução dos estudantes vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IF Goiano. Trata-se de um estudo de caso de abordagem mista. Na pesquisa documental foram analisados os seguintes documentos: currículos cadastrados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Resolução n. 024/2010, do Conselho Superior do Instituto Federal Goiano, Resolução Normativa n. 017/2006, do CNPq, editais de seleção e documentos administrativos. Os estudantes e orientadores que atuaram nos programas de pesquisa durante a vigência 2018 a 2019 foram analisados por meio do currículo Lattes (estudantes, n=213; orientadores, n=307), questionário (estudantes, n=213; orientadores, n=167) e entrevistas (estudantes, n=6; orientadores, n=6). Os dados quantitativos foram analisados por meio da estatística descritiva e inferencial, e nas entrevistas foram feitas análise de conteúdo segundo Bardin. Assim, os principais resultados indicaram que os programas de pesquisa científica estão cumprindo seu papel na formação de indivíduos, não somente para a vida acadêmica, mas para o mundo profissional. Os estudantes e orientadores estiveram satisfeitos na vigência que participaram e consideraram essa experiência como importante na vida do estudante. A média da produção acadêmica dos estudantes reincidentes no programa de pesquisa foi maior comparada com os novatos, nas variáveis: artigos, artigos em inglês, resumo expandido, resumo simples, livros/capítulos e patentes. Por fim, elaboramos e aplicamos o produto educacional: “Guia prático de iniciação na pesquisa científica”, com o objetivo de mostrar os primeiros caminhos para os estudantes que pretendem ingressar nos programas institucionais, como também para aqueles que já estão inseridos, mas que possuem dúvidas, bem como para qualquer pessoa que se interesse pelo tema.
Abstract: The indissociability between teaching, research and extension in educational institutions in Brazil reinforces the proposal of complete formation of the student. The Federal Institute of Goiás (IF Goiano) currently has twelve campuses, developing research through Scientific Initiation Programs and Technological Development and Innovation, therefore, to understand issues beyond the quantity of students linked to the programs is essential to measure the impact of scientific research for those involved. This work aims to analyze the profile, the academic production and the evolution of students linked to the Institutional Program of Scientific Initiation and Technological Development and Innovation of IF Goiano. It is a case study of mixed approach. The following documents were analyzed in the document review: résumés registered in the Lattes Platform of the National Council of Scientific and Technological Development (CNPq), Resolution n. 024/2010 of the Superior Council of the Federal Institute of Goiás, Normative Resolution n. 017/2006 of CNPq, selection edicts and administrative documents. The students and advisors who worked in the research programs during 2018 to 2019 were analyzed through the Lattes curriculum (students, n=213; advisors, n=307), questionnaire (students, n=213; advisors, n=167) and interviews (students, n=6; advisors, n=6). The quantitative data were analyzed by means of descriptive and inferential statistics, and in the interviews content analysis was done according to Bardin. Thus, the main results indicated that scientific research programs are fulfilling their role in the formation of individuals not only for academic life, but for the professional world. The students and advisors were satisfied with the experience and consider it important in the life of the student. The average academic output of repeat students in the research program was higher compared to newcomers in the variables: articles, articles in English, expanded abstract, simple abstract, books/chapters and patents. Finally, we elaborated and applied the educational product: "Practical Guide for Initiation in Scientific Research", with the objective of showing the first paths for the students who intend to enter the institutional programs, as well as for those who are already inserted, but there are some questions, as well as for those who are interested in the subject.
Palavras-chave: Estudante
Pesquisa científica
Produção científica
Área do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1675
Data do documento: 23-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Angelica.pdf3,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons