Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1669
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Other Titles: THE USE OF MANIPULATIVES TEACHING MATERIALS IN TEACHING GEOMETRY IN BASIC EDUCATION
metadata.dc.creator: Ribeiro, João Lucas da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Agda Lovato
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Rafael Vasconcelos
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Vabson Guimarães
metadata.dc.description.resumo: Os materiais didáticos manipuláveis (MD) podem ser um dos recursos didáticos mais importantes no processo de ensino aprendizagem. Com esses materiais, as aulas se tornam mais descontraídas e dinâmicas, permitindo que ocorra uma aproximação da teoria matemática na verificação prática por meio da manipulação desses materiais. Para tanto, ainda existem professores que buscam o uso de materiais didáticos como forma de resolver os problemas de sala de aula, os quais acabam pecando em acreditar que apenas o uso material didático será suficiente para que o aluno se aproprie do conhecimento/conteúdo, em vez de repensar a sua prática pedagógica. Dessa forma, sabe-se que a matemática é fundamental para a realização das atividades humanas, no entanto, o ensino desta disciplina deixa bastante a desejar se tornando um dos grandes problemas encontrados na escola. Em relação à geometria, as maiores dificuldades encontradas pelos alunos estão na compreensão de algumas definições e abstrações da geometria básica. Além disso, as avaliações externas como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem (ADA) e o próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), comprovam a deficiência no ensino de geometria. Pensando nisso, o objetivo desse estudo é de orientar e apresentar métodos de uso dos materiais didáticos no ensino de geometria para a Educação Básica. Todavia, para o presente estudo, foram utilizadas pesquisas bibliográficas de caráter descritivo e exploratório onde foram realizados estudos em trabalhos como: Fiorentini e Miorim (1990); Lorenzato (2006) e Pavanello (1993), de modo a fortalecer a escrita e defender a ideia dos benefícios da utilização dos materiais didáticos no ensino de geometria. Assim procurou-se responder alguns pontos específicos relacionados ao assunto do material didático manipulável como sua importância para o ensino da matemática e o papel do professor na utilização dos mesmos. Para então, propor alguns materiais didáticos como relato de experiência que podem ser utilizados no ensino.
Abstract: Manipulable teaching materials (MD) can be one of the most important teaching resources in the teaching learning process. With these materials, the classes become more relaxed and dynamic, allowing an approximation of mathematical theory in practical verification through the manipulation of these materials. To this end, there are still teachers who seek the use of didactic materials as a way to solve problems in the classroom, who end up sinning by believing that only the use of didactic materials will be enough for the student to appropriate the knowledge/content, instead of rethinking their pedagogical practice. Thus, it is known that mathematics is fundamental for the performance of human activities, however, the teaching of this subject leaves a lot to be desired, becoming one of the big problems found in school. Regarding geometry, the greatest difficulties encountered by students are in understanding some definitions and abstractions of basic geometry. Furthermore, external evaluations such as the System for the Evaluation of Basic Education (Saeb), the Diagnostic Assessment of Learning (ADA), and the National High School Exam (Enem) itself, prove the deficiency in the teaching of geometry. With this in mind, the aim of this study is to guide and present methods for the use of teaching materials in geometry teaching for Basic Education. However, for the present study, descriptive and exploratory bibliographic research was used where studies were carried out in works such as: Fiorentini and Miorim (1990); Lorenzato (2006) and Pavanello (1993), in order to strengthen the writing and defend the idea of the benefits of using teaching materials in geometry teaching. Thus, we tried to answer some specific points related to the subject of manipulative teaching materials, such as their importance for teaching mathematics and the teacher's role in their use. Then, to propose some teaching materials as an experience report that can be used in teaching.
Keywords: Materiais Didáticos
Metodologia
Geometria
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1669
Issue Date: 18-Mar-2021
Appears in Collections:Licenciatura em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ João Lucas Lucas da Silva Ribeiro.pdf881,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.