Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1653
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A DANÇA CIRCULAR COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL UMA PROPOSTA PARA O INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS CERES
metadata.dc.creator: Cunha, Waldeliza Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, José Carlos Moreira
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Maria do Socorro Viana
metadata.dc.contributor.referee2: Bonetti, Maria Cristina de Freitas
metadata.dc.description.resumo: A sociedade atual tem passado por intensas transformações que se processam de forma rápida e contínua. A escola não deve ser indiferente a essa realidade, devendo acompanhar tais mudanças e buscar novas alternativas que favoreçam o processo educacional. Diante desse contexto, emerge a necessidade de explorar novas possibilidades ou estratégias de ensino que possibilitem a construção de conhecimentos de forma mais significativa e prazerosa. As Danças Circulares (DC) podem responder a essas expectativas, sua prática proporciona uma vivência profunda ao nível das emoções, que modifica a visão em relação há (a) diversos aspectos da vida ocasionando transformações e mudanças de atitudes no cotidiano, despertando o interesse pela Natureza, no sentido macro, compreendendo a natureza física-biológica e na ordem/organização coletiva. A prática da DC, pode ocasionar transformações, mudanças de atitudes ou refletir sobre a postura que o homem tem com relação ao ambiente. Esse artigo é uma proposta de utilização das DC como ferramenta para sensibilização de Educação Ambiental (EA) no Instituto Federal Goiano Campus Ceres. A metodologia utilizada abarca a leitura e compreensão do referencial teórico apropriado às práticas interdisciplinares e um pequeno repertório musical e literário apropriada à prática das DC, ocasião em que pessoas de todas as idades, sexos e classes sociais poderão dançar e aproveitar dessa prática, para compreender a relação entre as DC e a EA.
Abstract: Today's society has undergone intense transformations that are taking place quickly and continuously. The school must not be indifferent to this reality, and must follow such changes and seek new alternatives that favor the educational process. In this context, the need to explore new possibilities or teaching strategies that enable the construction of knowledge in a more meaningful and pleasurable way emerges. Circular Dances (DC) can respond to these expectations, their practice provides a profound experience at the level of emotions, which modifies the view in relation to (a) various aspects of life causing transformations and changes in attitudes in daily life, arousing interest by Nature, in the macro sense, comprising physical-biological nature and collective order / organization. The practice of DC can cause transformations, changes in attitudes or reflect on the attitude that man has towards the environment. This article is a proposal to use DC as a tool to raise awareness of Environmental Education (EA) at the Federal Goiano Campus Ceres Institute. The methodology used includes reading and understanding the theoretical framework appropriate to interdisciplinary practices and a small musical and literary repertoire appropriate to the practice of DC, when people of all ages, genders and social classes will be able to dance and take advantage of this practice, to understand the relationship between DC and EA.
Keywords: Interdisplinaridade
Educação Ambiental Crítica
Ambiente
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1653
Issue Date: 26-Feb-2021
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_waldeliza.pdf1,3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.