Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1621
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Desenvolvimento e análise de um jogo digital educativo: contributos parao ensino-aprendizagem de conceitos científicos em Biologia
Other Titles: Development and analysis of a digital educational game: contributions to the teaching- learning of scientific concepts in Biology
metadata.dc.creator: Dionizio, Lidiane Machado
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernandes Sobrinho, Marcos
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes Sobrinho, Marcos
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Ricardo Diógenes Dias
metadata.dc.contributor.referee3: Fernandes, Paula Silva Resende
metadata.dc.description.resumo: As tecnologias se fazem presentes no cotidiano escolar por diversos meios. Então, porque não utilizá-las em favor do ensino? Destarte, a presente pesquisa objetivou investigar contribuições de tecnologias educacionais, bem como testar de que forma o jogo digital desenvolvido no âmbito desta pesquisa proporciona a processos de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem caráter exploratório, qualitativo, quantitativo e investigativo, com dados coletados são predominantemente descritivos. A amostra da pesquisa é não probabilística e o procedimento da análise dos questionários ocorreu por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Como instrumentos de coleta de dados, questionários semiabertos aplicados a docentes em formação. Os resultados mostraram que, para grande parte, as tecnologias podem auxiliar e contribuir no processo de ensino-aprendizagem e ainda acreditam que a não utilização dessas tecnologias pode estar atrelada à falta de equipamentos ou à aversão em relação a novas metodologias. Com relação ao jogo digital a maioria dos respondentes acredita que ele influenciou positivamente na aprendizagem de conceitos científicos e que seria viável levar as tecnologias para o contexto da sala de aula com o propósito de as tornar mais motivadoras. Constatou-se que o jogo desenvolvido trouxe contributos para a aprendizagem de conceitos de biologia, incluindo-o com contexto das metodologias inovadoras para a prática docente.
Abstract: Technologies are present in everyday school life through different means. So, why not use them in favor of teaching? Thus, the present research aimed to investigate contributions of educational technologies, as well as to test how the digital game developed in the scope of this research provides teaching-learning processes. The research has an exploratory, qualitative, quantitative and investigative character, with collected data being predominantly descriptive. The research sample is non-probabilistic and the procedure for analyzing the questionnaires occurred through the Content Analysis proposed by Bardin (2016). As data collection instruments, semi-open questionnaires applied to teachers in training. The results showed that, for the most part, technologies can help and contribute to the teaching-learning process and still believe that the non-use of these technologies may be linked to the lack of equipment or to the aversion to new methodologies. Regarding the digital game, most respondents believe that it positively influenced the learning of scientific concepts and that it would be feasible to take the technologies to the classroom context in order to make them more motivating. It was found that the game developed contributed to the learning of biology concepts, including it in the context of innovative methodologies for teaching practice. Keywords: Science teaching; Technologies in Biology Education; Digital educational technologies; Digital games; Teaching-learning through ICT.
Keywords: Science teaching; Technologies in Biology Education; Digital educational technologies; Digital games; Teaching-learning through ICT.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1621
Issue Date: 11-Jan-2021
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Lidiane Machado.pdf945,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.