Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1620
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: UTILIZAÇÃO DE IMPLANTES DE PROGESTERONA DE QUARTO USO NA INDUÇÃO DA CICLICIDADE DE NOVILHAS NELORE
Autor(es): Lima, Giovanna Luiza Arantes
Primeiro Orientador: Souza, Wesley José de
Resumo: Nos últimos anos houve uma evolução da pecuária brasileira, tornando possível grandes avanços e um desenvolvimento extraordinário das diversas áreas da produção de bovinos leiteiros e de corte. Os programas de reprodução ganharam um bom espaço entre os criadores de bovinos aumentando o rendimento e a lucratividade de muitas propriedades. Para se obter melhores índices de eficiência reprodutiva e maior lucratividade as fazendas que trabalham com cria, visam cada vez mais utilizar tecnologias inovadoras, relacionadas principalmente a precocidade da reprodução das futuras matrizes. O presente relato teve o objetivo de mostrar os dados de uma fazenda no estado de Goiás, onde é iniciada a vida reprodutiva de novilhas da raça nelore com a idade média de 12 meses e peso aproximado de 320kg, destacando a importância da nutrição, sanidade, genética e manejo nos índices reprodutivos alcançados. Ao final do processo a fazenda obteve resultados satisfatórios, considerando -se viável a implantação de técnicas para indução de ciclicidade.
Abstract: Nos últimos anos houve uma evolução da pecuária brasileira, tornando possível grandes avanços e um desenvolvimento extraordinário das diversas áreas da produção de bovinos leiteiros e de corte. Os programas de reprodução ganharam um bom espaço entre os criadores de bovinos aumentando o rendimento e a lucratividade de muitas propriedades. Para se obter melhores índices de eficiência reprodutiva e maior lucratividade as fazendas que trabalham com cria, visam cada vez mais utilizar tecnologias inovadoras, relacionadas principalmente a precocidade da reprodução das futuras matrizes. O presente relato teve o objetivo de mostrar os dados de uma fazenda no estado de Goiás, onde é iniciada a vida reprodutiva de novilhas da raça nelore com a idade média de 12 meses e peso aproximado de 320kg, destacando a importância da nutrição, sanidade, genética e manejo nos índices reprodutivos alcançados. Ao final do processo a fazenda obteve resultados satisfatórios, considerando -se viável a implantação de técnicas para indução de ciclicidade.
Palavras-chave: Puberdade; Ciclicidade; Reprodução; Novilhas; Pré Puberes.
Área do CNPq: CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1620
Data do documento: 2-Mar-2021
Aparece nas coleções:Bacharelado em Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GIOVANNA VERSÃO PDF.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.