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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ALÉM DOS DOCUMENTOS: REFLEXÕES SOBRE A RESIDÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
metadata.dc.creator: Silva, José Wemerson Soares da
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, José Carlos Moreira
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Maria Lícia dos
metadata.dc.description.resumo: Desde o início do século XX, a permanência no Ensino Superior tem sido um dos principais temas discutidos na área da Educação e é possível destacar, ao longo da história, ações que contribuíram para assegurá-la. Atualmente, destaca-se, no Brasil, o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAE), que foi criado em 2010 e engloba diversas frentes de atuação, sendo uma delas a residência estudantil. A despeito dos dez anos que transcorreram desde a consolidação do PNAE até os dias hodiernos, há escassez de estudos acerca das moradias ou residências estudantis de Instituições Federais de Ensino e os materiais existentes retratam exclusivamente os contextos universitários. Diante disso, objetivou-se, com o presente estudo, analisar, à luz da literatura, a política de residência estudantil do Instituto Federal Goiano. Os resultados apontaram limites e potencialidades da mesma e foram propostas ações em busca de fortalecê-la, tais como a realização de mediações estéticas e de pesquisas-intervenção.
Abstract: Since the beginning of the 20th century, staying in Higher Education has been one of the main topics discussed in Education and it is possible to highlight, throughout history, actions that contributed to ensure it. Currently, in Brazil, exists a National Student Assistance Program (PNAE), which was created in 2010 and encompasses several fronts of action, one of which is student residence. Despite the ten years that have passed since the consolidation of PNAE, there is a shortage of studies about student residences from Federal Educational Institutions and the existing materials exclusively portray university contexts. Therefore, the present study aimed to analyze, based on literature, the student residence policy of the Instituto Federal Goiano. The results pointed out its limits and potentialities and actions were proposed to strengthen it, such as the realization of aesthetic mediations and of interventional research.
Keywords: Educação
Políticas Públicas
Permanência
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1612
Issue Date: 18-Feb-2021
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