Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1592
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: EDUCAÇÃO DE JOVES E ADULTOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA ABORDAGEM DAS METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM
metadata.dc.creator: Silva, Reginaldo Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Marquez, Sandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Guimarães, Norton Coelho
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ana Flávia dos
metadata.dc.description.resumo: A disciplina de Química é vista na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como uma disciplina complexa e de difícil aprendizagem. Além disso, a pouca diversificação nos tipos de aulas e propostas de ensino e aprendizagem dificultam ainda mais o acesso ao conhecimento para este público-alvo. Com o intuito de contextualizar e proporcionar a estudantes da EJA da região de Itumbiara-GO momentos de interação e aproximação do conteúdo de Química voltado para a produção de Açúcar e Álcool este trabalho teve como objetivo principal apresentar uma proposta de aula baseada na concepção de Metodologia Ativa com a técnica de “Rotação por estações”. Para a proposta apresentamos três passos para o professor regente organizar e aplicar a sequência didática resultante deste estudo. A proposta de aula foi apresentada a partir de um Roteiro de Aprendizagem a ser utilizado com os estudantes e um plano de aula a ser utilizado pelo professor. O foco principal do produto é utilizar quatro estações de aprendizagem, que demandam estudo teórico e abordagem prática de conceitos da disciplina de Química. Portanto, sugerimos com este estudo que a avaliação dos estudantes aconteça durante as atividades e com base nos vídeos elaborados e na interação entre os estudantes. Nesse sentido, a criatividade dos estudantes deverá ser valorizada ao apresentar a aprendizagem de conceitos a partir de diversos formatos de atividades realizadas pelos estudantes, entre elas a produção de vídeo, apresentação artística se os estudantes apresentarem este tipo de habilidade, atividade lúdica e prática entre outras. A intenção final deste estudo é colaborar com a aprendizagem com base na autonomia para a divisão de tarefas durante as atividades em cada estação, atendendo à exigência das Metodologias Ativas que demanda do estudante uma participação ativa no aprendizado que é mediado pelo professor. Por fim, a proposta poderá ser reproduzida por professores de Química que trabalham na EJA, conforme passos apresentados, podendo ser readequada e incentivando novas propostas conforme o contexto escolar de cada localidade.
Abstract: Chemistry is seen in Youth and Adult Education (EJA) as a complex and difficult to learn discipline. In addition, the little diversification in the types of classes and teaching and learning proposals make Access to knowledge even more difficult for this target audience. In order to contextualize and provide EJA students in the region of Itumbiara-GO moments of interaction and approximation of the Chemistry content aimedat the production of Sugar and Alcohol, this work had as main objective to present a class proposal based on the Methodology conception Active with the “Station rotation” technique. For the proposal we present eight steps for the conducting teacher to organize and apply the didactic sequence resulting from this study. The lesson proposal was presented based on a Learning Guide to be used with students and a lesson plan to be used by the teacher. The main focus of the product is to use four learning stations, which require theoretical study and practical approach to concepts in the Chemistry discipline. Thus, we suggest with this study that the students' evaluation happens during the activities and based on the elaborated videos and on the interaction between the students. Thus, students' creativity should be valued when presenting the learning of concepts from various formats of activities performed by students, including vídeo production, artistic presentation if students present this type of skill, playful and practical activity, among others. The final intention of this study is to collaborate with the learning based on the autonomy for the division of tasks during the activities in each season, meeting the requirement of the Active Methodologies that demand from the student na active participation in the learning that is mediated by the teacher. Finally, the proposal can be reproduced by Chemistry teachers Who work at EJA, according to the steps presented, and can be readjusted and encouraging new proposals according to the school context of each location.
Keywords: Metodologia Ativa. Rotação por Estações. EJA.
Active Methodology. Station Rotation. EJA.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1592
Issue Date: 16-Dec-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA REGINALDO FERREIRA DA SILVA.pdf21,8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.