Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1574
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Norton | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7015453072592576 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Oliveira, Antônio | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8023958781448719 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Antônio | - |
dc.contributor.referee2 | Marquez, Sandra | - |
dc.creator | Ferreira, Danyelle | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8695974356826233 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-10T17:20:39Z | - |
dc.date.available | 2021-02-10T17:20:39Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1574 | - |
dc.description.abstract | The present study consists of a bibliographic review and construction of a Webquest for the teaching and learning of financial education in schools. Based on the principle that the use of Information and Communication Technologies (ICT's) has become a reality in Education, and has been modifying traditional methodological and pedagogical practices, this work aims to develop and elaborate a Webquest that serves the teacher and students in the finance teaching and learning process. The Webquest developed is entitled “WQFinance: a methodological resource for teaching financial education” and contributes with educational and social actions that aim to promote students and their families the ability to make advantageous financial decisions. Thus, this investigation made possible the continuity of the work with the insertion of an integrated proposal for continuing education for mathematics teachers, with the perspective of developing Webquests for the teaching of financial education. No problems or difficulties were found in its construction, being a direct and simple development task, due to this facility, even people without computer skills are able to develop them. Through the study, it was possible to identify a step-by-step for the elaboration of a Webquest in order to assist teachers in understanding and developing this tool. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo consiste em uma revisão bibliográfica e construção de uma Webquest para o ensino e aprendizagem de educação financeira nas escolas. Partindo da primícia de que o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) tornou-se uma realidade na Educação, e vem modificando as práticas metodológicas e pedagógicas tradicionais, este trabalho objetiva desenvolver e elaborar uma Webquest que atenda ao professor e aos estudantes no processo de ensino e aprendizagem sobre finanças. A Webquest desenvolvida intitula-se “WQFinance: um recurso metodológico para o ensino de educação financeira” e contribui com ações educativas e sociais que visam promover aos estudantes e suas famílias a capacidade de tomar decisões financeiras. Assim, esta investigação possibilitou a continuidade do trabalho com a inserção de uma proposta integrada de formação continuada para professores de matemática, na perspectiva de desenvolver Webquests para o ensino de educação financeira. Por meio do estudo realizado foi possível identificar um passo a passo para elaboração de uma Webquest com intuito de auxiliar os docentes na compreensão e desenvolvimento desta ferramenta. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Danyelle Stéphane Tavares Ferreira (20182ppgecm0080@ifgoiano.edu.br) on 2021-02-09T13:37:33Z No. of bitstreams: 1 monografia completa - com a ficha.pdf: 1740462 bytes, checksum: 15b126567b3c554fcc9559770ee3c398 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Danyelle, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. . Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2021-02-10T00:25:05Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Danyelle Stéphane Tavares Ferreira (20182ppgecm0080@ifgoiano.edu.br) on 2021-02-10T11:10:21Z No. of bitstreams: 1 completo para REPOSITÓRIO.atualizado.pdf: 1956217 bytes, checksum: 17f7fd36f152d84e7493ff933743a4e4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-02-10T17:19:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 completo para REPOSITÓRIO.atualizado.pdf: 1956217 bytes, checksum: 17f7fd36f152d84e7493ff933743a4e4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-10T17:20:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 completo para REPOSITÓRIO.atualizado.pdf: 1956217 bytes, checksum: 17f7fd36f152d84e7493ff933743a4e4 (MD5) Previous issue date: 2020-12-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Morrinhos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Webquest | pt_BR |
dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | WQFINANCE: UM RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
completo para REPOSITÓRIO.atualizado.pdf | WQFinance: Um recursos metodológico para o ensino de educação financeira | 1,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.