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Tipo: Dissertação
Título: AVALIAÇÃO SENSORIAL DE BEBIDAS LÁCTEAS PROTEICAS
Autor(es): Brito, Igor de Souza de
Primeiro Orientador: Cappato, Leandro Pereira
Segundo Orientador: Silva, Marco Antonio Pereira da
Primeiro Membro da Banca: Costa, Adriano Carvalho
Segundo Membro da Banca: Leão, Karen Martins
Resumo: Considerando a demanda dos consumidores por alimentos mais saudáveis e a busca de qualidade de vida, o interesse por alimentos mais nutritivos vem crescendo a cada dia, trazendo maior aprimoramento na área dos produtos lácteos. Bebidas lácteas proteicas possuem grande aceitação por parte de praticantes de exercícios físicos, pois auxiliam na promoção da saúde, contribuindo desta maneira, para a melhora do estado nutricional. Para entender melhor o perfil dos consumidores de bebidas lácteas proteicas, o presente estudo objetivou instigar praticantes de exercício físico de ambos os sexos, de uma academia na cidade de Santo Antônio da Barra, GO, Brasil, a avaliar sensorialmente três marcas distintas de bebidas lácteas proteicas, sabor banana. Na primeira etapa foi realizado o levantamento de atributos com a ficha sensorial (CATA), os assessores não treinados fizeram levantamento dos atributos de aparência, aroma, cor, textura e sabor. Os assessores foram entrevistados de forma individual, a fim de se obter o perfil sociodemográfico da população estudada. A maioria dos praticantes consomem suplementos proteicos com o objetivo de ganho de massa muscular, treinam entre cinco a seis vezes por semana, sendo a musculação a principal atividade praticada. A condição socioeconômica, renda per capita, IDH e escolaridade, foram primordiais para entender a escolha sensorial e aceitabilidade de bebidas lácteas proteicas. Os resultados do mapa de preferência demostram que os termos descritores de aparência, aroma, cor, textura e sabor das três marcas de bebidas lácteas proteicas, o mapa de preferência é representado por coordenada 1, representa 40,57% e coordenada 2 representou menor pontuação de 24,7%, no gráfico de correspondência. Notou-se que as informações na embalagem, concentração proteica, valor e informações nutricionais interferem diretamente na decisão de escolhas. A análise de correspondência se torna uma ferramenta promissora para as indústrias de alimentos, podendo ser aplicada no desenvolvimento de novos produtos ou melhorar produtos já existentes no mercado.
Abstract: Considering the consumer demand for healthier foods and the search for life quality, the population's interest in more nutritious foods is growing every day, which brings greater improvement in the dairy products area. Protein milk drinks are widely accepted by physical exercise practitioners, as they help promote health, thus contributing to an improvement in nutritional status. In order to better understand the profile of these consumers, the present study aimed to instigate physical exercise practitioners of both sexes in the city of Santo Antônio da Barra, Go, Brazil, consuming three distinct brands of protein dairy drinks, all them of banana flavor. The first stage was a survey of attributes using a sensorial form Check-All-That-Apply (CATA), where untrained advisors carried out a survey, therefore, a sensory analysis was carried out. The assessors were interviewed individually, to outline their sociodemographic profile. The study showed that most practitioners consume protein supplements, with the objective of gaining muscle mass, train 5 to 6 times a week, the main practice exercised is weight training. As for the preference map, 1 coordinate had a correspondence of 40.57% and 2 coordinates 24.7%, the advisers had a greater preference for brand A milk drinks, less preference for B brand milk drinks. Thus, the correspondence analysis it becomes a promising tool to food industry and can be applied in the development of new products, or to improve existing products
Palavras-chave: Lácteos não fermentados. Musa spp. Praticantes de exercício físico. Check-All-That-Apply, Mapa de preferência.
Área do CNPq: CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1573
Data do documento: 19-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Tecnologia de Alimentos

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