Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1543
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A MANIFESTAÇÃO DAS EMOÇÕES NO INDIVÍDUO E A SUA CONDUÇÃO NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM |
metadata.dc.creator: | Camargo, Géssica Fernanda da Silva Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Freitas, Iron Felisberto de |
metadata.dc.description.resumo: | As emoções se manifestam nos indivíduos a partir de suas interações sociais e de sua herança biológica. Podem aparecer na forma de raiva, tristeza, alegria, entre outras, e afetar o comportamento do indivíduo, seja positiva ou negativamente. É possível geri-las para que os seus efeitos não prejudiquem o indivíduo em suas atividades diárias, como por exemplo, na aprendizagem. A inteligência emocional é a capacidade de administrar as próprias emoções a partir do autoconhecimento, o que precisa acontecer nas relações do cotidiano escolar. A escola, com base em seus docentes, tem o papel de monitorar e educar o aluno, além dos conteúdos de componentes curriculares comuns, em seu campo emocional, pois a educação integral exige equilíbrio afetivo. O objetivo deste artigo é fazer algumas considerações acerca da importância de gerir as emoções inteligentemente como uma maneira de melhorar o desempenho escolar e a vida dos educandos, tendo como base de análise teórico-prática uma disciplina eletiva ministrada a estudantes do ensino médio voltada para a gestão das emoções no contexto escolar e pessoal. |
Abstract: | Emotions are manifested in individuals through their social interactions and biological heritage. They can appear in the form of anger, sadness, joy, among others, and affect the individual's behavior, either positively or negatively. It is possible to manage them so that their effects do not harm the individual in their daily activities, such as learning. Emotional intelligence is the ability to manage one's emotions based on self-knowledge, which needs to happen in everyday school relationships. The school, based on its teachers, has the role of monitoring and educating the student, in addition to the contents of common curriculum components, in their emotional field, since integral education requires emotional balance. The purpose of this article is to make some considerations about the importance of managing emotions intelligently as a way to improve school performance and the lives of students, based on theoretical and practical analysis an elective course taught to high school students focused on management of emotions in the school and personal context. |
Keywords: | Educação Inteligência emocional Aprendizagem |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Ceres |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1543 |
Issue Date: | 24-Aug-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_Gessica Fernanda.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.