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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: "O contexto histórico e a importância das atividades lúdicas no ensino de química para construção de conhecimento."
metadata.dc.creator: Tizzo, Danielle Ferreira
Ribeiro, Antônio Carlos Chaves
Felício, Cinthia Maria
metadata.dc.description.resumo: Nos últimos anos houve um aumento considerável no número de publicações envolvendo a aplicação de jogos para o ensino de Química. No entanto, tais publicações não vêm necessariamente acompanhadas de referenciais teóricos adequados, ou, quando utilizados, não se relacionam diretamente com questões de ensino e aprendizagem. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo analisar uma série de artigos científicos de diversas revistas, entre os anos 2015-2020. Foram separados em três categorias: a) jogos tradicionais aplicados em qualquer disciplina; b) jogos tradicionais no ensino de química; c) aplicação de jogos virtuais no ensino de Química. Nessa última categoria, foram analisados três artigos para verificar quais as metodologias utilizadas para a validação dos dados obtidos a partir da aplicação dos jogos tradicionais, tradicionais e virtuais, ou virtuais. Os resultados apontam que os alunos aceitam bem todo tipo de jogo (tradicional ou virtual), conseguem fixar e compreender melhor o conteúdo ministrado pelo professor. Assim, através da diversificação da metodologia o professor pode despertar a motivação dos alunos pelas aulas e pelos conteúdos, fazendo com que facilite a absorção do conteúdo, e ao mesmo tempo melhorar o rendimento escolar dos alunos.
Abstract: In recent years there has been a considerable increase in the number of publications involving the application of games for teaching Chemistry. However, such publications not necessarily exhibit adequate theoretical references, or not related to teaching and learning issues. This work analyzes a series of scientific articles from several magazines, between the years 2015- 2020. They were separated into three categories: a) traditional games applied in any discipline; b) traditional games in the teaching of chemistry; c) application of virtual games in the teaching of Chemistry. Into this last category, three articles were analyzed to verify which methodologies were applied to validate the data obtained from the application of traditional games, virtual ones, or both. The results show that students accept all types of games (traditional or virtual), are capable to better understand and consolidate the content taught by the teacher. By diversifying its methodology, the teacher can awaken the student’s motivation to attend classes and study contents, making it easier to absorb it, and at the same time improve the students’ academic performance.
Keywords: Atividades lúdicas;
Ensino de química;
Construção de conhecimento.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
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metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1538
Issue Date: 24-Nov-2020
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