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dc.creatorTizzo, Danielle Ferreira-
dc.creatorRibeiro, Antônio Carlos Chaves-
dc.creatorFelício, Cinthia Maria-
dc.date.accessioned2021-01-28T18:47:18Z-
dc.date.available2050-01-01-
dc.date.available2021-01-28T18:47:18Z-
dc.date.issued2020-11-24-
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dc.citation.volume09pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.citation.spage01pt_BR
dc.citation.epage19pt_BR
dc.identifier.issn2525-3409pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1538-
dc.description.abstractIn recent years there has been a considerable increase in the number of publications involving the application of games for teaching Chemistry. However, such publications not necessarily exhibit adequate theoretical references, or not related to teaching and learning issues. This work analyzes a series of scientific articles from several magazines, between the years 2015- 2020. They were separated into three categories: a) traditional games applied in any discipline; b) traditional games in the teaching of chemistry; c) application of virtual games in the teaching of Chemistry. Into this last category, three articles were analyzed to verify which methodologies were applied to validate the data obtained from the application of traditional games, virtual ones, or both. The results show that students accept all types of games (traditional or virtual), are capable to better understand and consolidate the content taught by the teacher. By diversifying its methodology, the teacher can awaken the student’s motivation to attend classes and study contents, making it easier to absorb it, and at the same time improve the students’ academic performance.pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos houve um aumento considerável no número de publicações envolvendo a aplicação de jogos para o ensino de Química. No entanto, tais publicações não vêm necessariamente acompanhadas de referenciais teóricos adequados, ou, quando utilizados, não se relacionam diretamente com questões de ensino e aprendizagem. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo analisar uma série de artigos científicos de diversas revistas, entre os anos 2015-2020. Foram separados em três categorias: a) jogos tradicionais aplicados em qualquer disciplina; b) jogos tradicionais no ensino de química; c) aplicação de jogos virtuais no ensino de Química. Nessa última categoria, foram analisados três artigos para verificar quais as metodologias utilizadas para a validação dos dados obtidos a partir da aplicação dos jogos tradicionais, tradicionais e virtuais, ou virtuais. Os resultados apontam que os alunos aceitam bem todo tipo de jogo (tradicional ou virtual), conseguem fixar e compreender melhor o conteúdo ministrado pelo professor. Assim, através da diversificação da metodologia o professor pode despertar a motivação dos alunos pelas aulas e pelos conteúdos, fazendo com que facilite a absorção do conteúdo, e ao mesmo tempo melhorar o rendimento escolar dos alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Danielle Ferreira Tizzo (20182ppgecm0071@ifgoiano.edu.br) on 2021-01-28T13:48:03Z No. of bitstreams: 2 3º - TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf: 106277 bytes, checksum: 5b7bfe188e642269a0aa539953cfb121 (MD5) 5º - Versão do Artigo.pdf: 290648 bytes, checksum: b6cb6d1004781d606e4b61f4e3cef72d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-01-28T18:37:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 3º - TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf: 106277 bytes, checksum: 5b7bfe188e642269a0aa539953cfb121 (MD5) 5º - Versão do Artigo.pdf: 290648 bytes, checksum: b6cb6d1004781d606e4b61f4e3cef72d (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofa Revista Research, Society and Development - ISSN 2525-3409.pt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectAtividades lúdicas;pt_BR
dc.subjectEnsino de química;pt_BR
dc.subjectConstrução de conhecimento.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.title"O contexto histórico e a importância das atividades lúdicas no ensino de química para construção de conhecimento."pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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