Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1533
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: CONTEXTUALIZAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA: PROPOSTA E MATERIAL DIDÁTICO PARA DOCENTES DO ENSINO MÉDIO
metadata.dc.creator: Lemos, Doanne Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Marquez, Sandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Carla de Moura
metadata.dc.contributor.referee2: Felício, Cínthia Maria
metadata.dc.description.resumo: A contextualização é uma abordagem muito discutida, principalmente pelo efeito positivo que vem trazendo para as aulas de Química. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) elaborados no ano de 2002, versão complementar aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), quando a contextualização é aplicada em sala pode promover a participação e aprendizagem do aluno, favorecendo na formação de um cidadão crítico. Tendo por base essa perspectiva, o objetivo do trabalho foi construir e será disponibilizar um material de apoio na forma de planos de aulas contextualizadas para professores de Química do ensino médio dos 1º, 2º e 3º anos e ainda mais especificamente definir o que é contextualização; expor a importância da contextualização para o ensino de Química e incentivar professores a fazer uso de uma abordagem contextualizada em sala. No presente trabalho apresentamos planos de aulas com sequências didáticas dinâmicas e contextualizadas que serão disponibilizados aos professores de Química como material de apoio. Nos planos abordamos temas que discutem aspectos Sociais, Políticos, Históricos e Científicos. Em consequência da aplicação de problemáticas em aulas, os alunos poderão encontrar soluções, desenvolver sua criticidade relacionada ao mundo em que vive, ter a oportunidade de vislumbrar a existência da Química no planeta e contemplar a beleza das transformações e dos processos químicos. Desenvolvemos um caderno de Planos de Aulas Contextualizadas, como incentivo aos professores de Química a abordar a contextualização em sala, potencializando assim o processo de aprendizagem dos alunos. Neste caderno disponibilizamos sugestões de aulas contextualizadas, para professores que tem dificuldades em planejar aulas com esta abordagem ou mesmo para aqueles que não dispõem de tempo necessário para construção desses modelos de planos. Como procedimento metodológico, fizemos uma revisão literária em livros didáticos, documentos regulamentadores, teses e artigos, nos quais favoreceu para a estruturação deste trabalho e das sequências didáticas. Nas sequências didáticas abordamos temas como chuva ácida, fraudes no leite, poluição em rios, excesso de açúcar no organismo e muitos outros temas que podem estimular o interesse dos alunos durante as aulas de Química. Por meio destes temas que abordamos o professor pode trabalhar diversos conceitos químicos importantes, como ácidos, óxidos e soluções gás-líquido, ou seja, a abordagem utilizada na elaboração das sequências didáticas foi a contextualização. Quando esta abordagem é trabalhada em sala pode impulsionar o aluno a adquirir aprendizagem com significado, tornando-o um cidadão crítico. As sequências didáticas que elaboramos serão disponibilizadas por meio digital, para docentes que lecionam em escolas da rede pública e privada da área de Química, para que as aulas se tornem mais dinâmicas, interessantes e motivadoras. Precisamos de melhorias na educação e se partir de nós professores a iniciativa de fazer uso de abordagens diferenciadas que podem promover a participação e consequente aprendizagem do aluno, poderemos alcançar uma educação mais promissora e de qualidade.
Abstract: Contextualization is a much discussed approach, mainly due to the positive effect it has been bringing to Chemistry classes. According to the National Curriculum Parameters (PCN +) developed in 2002, a complementary version to the National Curriculum Parameters for Secondary Education (PCNEM), when contextualization is applied in the classroom, it can promote student participation and learning, favoring the formation of a critical citizen. Based on this perspective, the objective of the work was to build and will provide support material in the form of contextualized lesson plans for high school chemistry teachers in the 1st, 2nd and 3rd years and even more specifically to define what contextualization is; expose the importance of contextualization for teaching Chemistry and incentives to use a contextualized approach in the classroom. In the present work we present lesson plans with dynamic and contextual didactic sequences that will be made available to Chemistry teachers as support material. In the plans we address themes that discuss Social, Political, Historical and Scientific aspects. As a result of the application of problems in classes, students find solutions, develop their criticism related to the world in which they live, have an opportunity to glimpse the existence of Chemistry on the planet and contemplate the beauty of transformations and chemical processes. We developed a notebook of Contextualized Lesson Plans, as an incentive for Chemistry teachers to approach contextualization in the classroom, thus enhancing the students' learning process. In this notebook we provide suggestions for contextualized classes, for teachers who have difficulties in planning classes with this approach or even for those who do not have the time necessary to build these models of plans. As a methodological procedure, we did a literary review on textbooks, regulatory documents, theses and articles, in which it favored the structuring of this work and the didactic sequences. The didactic sequences cover topics such as acid rain, milk fraud, river pollution, excess sugar in the body and many other topics that can stimulate students' interest during Chemistry classes. Through these themes that we address, the teacher can work on several important chemical concepts, such as acids, oxides and gas-liquid solutions, that is, the approach used in the elaboration of didactic sequences was contextualization. When this approach is worked on in the classroom, it can encourage the student to acquire meaningful learning, making him a critical citizen. The didactic sequences that we elaborate will be made available digitally, for teachers who teach in public and private schools in the area of Chemistry, so that classes become more dynamic, interesting and motivating. We need improvements in education and if we start with the initiative to make use of differentiated approaches that can promote student participation and consequent learning, we can achieve a more promising and quality education.
Keywords: Contextualização
Ensino de Química
Ensino-aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1533
Issue Date: 14-Dec-2020
Appears in Collections:Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Doanne Silva Lemos-PDF.pdfTrabalho de Conclusão de Curso da aluna Doanne Silva Lemos, intitulado como Contextualização em aulas de Química: proposta de material didático para docentes do ensino médio.3,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.