Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1522
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: INCIDÊNCIA DE PROBLEMAS POSTURAIS OCASIONADOS DURANTE A VIDA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO.
metadata.dc.creator: Mendonça, Thalita Laureano
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, José Geraldo da
metadata.dc.description.resumo: A boa postura é essencial para o adequado desenvolvimento biomecânico, e a falta da mesma pode acarretar sérios danos musculoesqueléticos durante a vida escolar. Este estudo objetiva apresentar a importante ligação da vida escolar no ensino fundamental da escola pública municipal com as alterações posturais dos escolares. Baseia-se em estudos por meio de pesquisa bibliográfica em estudos acadêmicos publicados em formato de artigos em Revistas Científicas sobre a temática de acesso gratuito e pesquisas de mestrado e doutorado disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações sobre a temática pesquisada. Na primeira fase pesquisa, utilizou-se as seguintes palavras-chave para a busca nas dissertações e teses: problemas posturais na educação fundamental; postura corporal na escola e educação postural - escola fundamental. E, na segunda pesquisa, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: doenças posturais na escola fundamental. Os estudos revelaram que grande parte das crianças e adolescentes do ensino fundamental alegam dores e desconfortos musculares, que, muitas vezes, prolongam-se pela vida adulta. Práticas de prevenções e intervenções por parte de profissionais de saúde devem fazer parte do dia a dia desses alunos, com intuito de identificar precocemente e corrigir maus hábitos, evitando lesões posturais e garantindo assim, uma maior qualidade de vida. Assim, este estudo visa contribuir na expansão do debate sobre essa temática no espaço escolar.
Abstract: Good posture is essential for proper biomechanical development, and the lack of it can cause serious musculoskeletal damage during school life. This study aims to present the important connection between school life in elementary school in the municipal public school and the postural changes of students. It is based on studies by means of bibliographic research in academic studies published in the form of articles in Scientific Journals on the subject of free access and master's and doctoral research available at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations on the subject studied. In the first research phase, the following keywords were used to search for dissertations and theses: postural problems in elementary education; body posture at school and postural education - elementary school. And, in the second survey, the following keywords were used: postural diseases in elementary school. Studies have shown that a large number of elementary school children and adolescents allege muscle pain and discomfort, which often lasts into adulthood. Prevention practices and interventions by health professionals should be part of the daily lives of these students, in order to identify early and correct bad habits, avoiding postural injuries and thus ensuring a better quality of life. Thus, this study aims to contribute to the expansion of the debate on this topic in the school space.
Keywords: Educação. Escola. Alterações posturais. Postura corporal.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Trindade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1522
Issue Date: 18-Dec-2020
Appears in Collections:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_ Thalita Laureano.pdf542,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.