Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1506
Tipo: Dissertação
Título: O jornalismo científico como meio de publicização de pesquisas: um estudo de caso nos Institutos Federais do Estado de Goiás
Autor(es): Assis, Tássia
Primeiro Orientador: Noll, Matias
Primeiro Membro da Banca: Wilson, Bueno
Segundo Membro da Banca: Alan , Costa
Terceiro Membro da Banca: Marco, Carvalho
Resumo: O jornalismo científico apresenta-se no cenário contemporâneo como um eficiente meio para a divulgação de pesquisas, em especial, em instituições públicas onde grande parte do conhecimento científico é produzido, como nos Institutos Federais (IFs) de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. No entanto, esse campo é pouco explorado quanto ao diálogo dos jornalistas com os cientistas, e são incipientes os estudos e produtos que remetam ao jornalismo científico nesses locais. A prática desse jornalismo especializado é de extrema importância em contextos que têm como pilares o ensino, a pesquisa e a extensão. Nesse sentido, este trabalho objetiva analisar como se desenvolve o jornalismo científico para a publicização de pesquisas nos IFs do Estado de Goiás. Este estudo de caso utiliza-se da abordagem mista, com elementos qualitativos e quantitativos. Foram analisados documentos, tais como: Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico Institucional, regulamentos dos programas de Iniciação Científica e Políticas de Pesquisa para analisar a presença do jornalismo científico e da divulgação científica nesses documentos. Gestores de comunicação e pesquisa, jornalistas e pesquisadores que atuam na Iniciação Científica foram avaliados por meio de entrevistas (n=30) e questionários (n=242), com o intuito de contextualizar o jornalismo científico nos IFs, analisar as percepções de jornalistas e pesquisadores sobre o trabalho de publicização das pesquisas, o relacionamento entre eles, pontuar expectativas e desafios para a comunicação da ciência. Assim, os principais resultados do nosso estudo indicaram que o jornalismo científico está pouco presente na rotina dos profissionais de comunicação dessas instituições, pois o trabalho ocorre de forma desarticulada entre os setores de pesquisa e comunicação, sem planejamento ou uma agenda de divulgação; os contextos dos dois locais são propícios ao desenvolvimento deste trabalho, por meio da cooperação e diálogo entre jornalistas e pesquisadores; e que as relações entre esses dois grupos precisam ser construídas. As perspectivas são de que a comunicação das pesquisas possa caminhar junto à produção científica, de forma a publicizar não apenas informações, mas engajar os públicos e estabelecer um diálogo entre cientistas, instituições e sociedade. Elaboramos, ainda, um guia prático que oferece embasamento para o início de um trabalho mais incisivo na divulgação científica e no jornalismo científico com foco em comunicar a ciência às comunidades. Este é o primeiro estudo realizados em dois IFs simultaneamente que se aprofunda na temática, por meio da combinação de diferentes instrumentos de coleta e análise de dados.
Abstract: Science journalism presents itself in the contemporary scenario as an efficient means for the dissemination of research, especially in public institutions where much of the scientific knowledge is produced, as in the Federal Institutes (FIs) of Education, Science and Technology in Brazil. However, this field is little explored in terms of the journalist’s dialogue with scientists, and studies and products that refer to scientific journalism in these places are incipient. The practice of this specialized journalism is extremely important in contexts that have teaching, research, and extension as pillars. In this sense, this work aims to analyze how science journalism develops for the publication of research in the FIs of the State of Goiás. This case study uses mixed approaches, with qualitative and quantitative elements. Documents were analyzed, such as: Institutional Development Plan, Institutional Pedagogical Project, regulations of Scientific Initiation programs and Research Policies to point out the place of scientific journalism and science communication in these documents. Communication and research managers, journalists and researchers working in scientific initiation were evaluated through interviews (n=30) and questionnaires (n=242), in order to contextualize scientific journalism in the FIs, analyze the perceptions of journalists and researchers, the relationship among them, punctuating expectations and challenges for science communication. Thus, the main results of our study indicated that science journalism is scarcely present in the routine of the communication professionals of these institutions, as the work occurs in an unarticulated way among the research and communication sectors, without planning or a dissemination agenda; the contexts of the two locations are conducive to the development of this work, through cooperation and dialogue among journalists and researchers; and that in order to build the relationships among these two groups. The perspectives are that the research communication can go hand in hand with scientific production, to publicize not only information, but to engage audiences and establish a dialogue between scientists, institutions, and society. We have also prepared a practical guide that provides a basis for starting more incisive work in science communication and science journalism with a focus on communicating science to communities. This is the first study carried out in two FIs simultaneously that goes deep into the theme, through the combination of different data collection instruments.
Palavras-chave: Divulgação científica
Comunicação pública da ciência
Produto educacional
Princípio educativo da pesquisa
Conhecimento científico
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1506
Data do documento: 17-Nov-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_tassia_galvao_jornalismo_cientifico.pdf8,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
guiapraticocomunicacienciatassia.pdf22,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons