Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1505
metadata.dc.type: Dissertação
Title: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL
metadata.dc.creator: Padovani, Patrícia Garcia Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Júlio César
metadata.dc.description.resumo: Na sala de aula, enfrentamos diversos desafios do cotidiano escolar, sendo um deles o de criar situações que despertem interesse e envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, especialmente para a disciplina de matemática. Diante disso, torna-se necessário criar condições propícias ao processo de ensino-aprendizagem dos conceitos matemáticos buscando-se alternativas metodológicas ativas de ensino que favoreçam as situações de aprendizagem e que levem o estudante à construção do seu pensamento crítico, reflexivo, autônomo e torne-o capaz de transformar sua realidade por meio de suas próprias ações. O presente estudo teve como objetivo compreender a resolução de problemas enquanto metodologia ativa para o ensino de função afim em uma turma da 1.ª série do ensino médio de uma instituição de ensino conveniada à rede estadual de educação do estado de Goiás. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso com elaboração e aplicação do produto educacional sob a forma de sequência didática com intuito de promover o ensino de conceitos iniciais de função afim a partir da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação da Matemática por meio da Resolução de Problemas numa perspectiva de ensino que se compromete com a finalidade da formação integral do estudante e com sua atuação como cidadão nas mais variadas situações do cotidiano. A sequência didática, produto educacional deste estudo, compôs a coleta de dados juntamente com a aplicação de dois questionários estruturados aos participantes do estudo. A análise dos dados produzidos e coletados neste estudo foi feita de acordo com a técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. A realização deste trabalho propiciou o entendimento de que o uso de metodologias ativas e, especialmente, da resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem pode favorecer o envolvimento dos alunos em situações de ensino, possibilitando diferentes formas de demonstrar autonomia, criatividade, participação e capacidade de colaboração.
Abstract: In the classroom, we face several challenges in everyday school life, one of them is to create situations that arouse the interest and involvement of students in the teaching-learning process, especially for the subject of mathematics. Therefore, it is necessary to create proper conditions to the teaching-learning process of the mathematical concepts, seeking active teaching methodological alternatives that favor the learning situations and that lead the student to the construction of his critical, reflective, autonomous thinking and make him able to transform his reality through his own actions. The present study aimed to evaluate problem solving as an active methodology for the teaching of related functions in a class of the 1st grade of high school at an educational institution affiliated to the state system of education in the state of Goiás. For this, we developed a qualitative research of the case study-type with elaboration and application of the educational product in the form of didactic sequence in order to promote the teaching of initial concepts of similar function from the Teaching-Learning-Evaluation Methodology of Mathematics. This was done through Problem Solving in a teaching perspective that is committed to the purpose of the integral education of the student and his performance as a citizen in the most varied situations of everyday life. The didactic sequence, the educational product of this study, comprised the collection of data together with the application of two structured questionnaires to the study participants. The analysis of the produced and collected data in this study was done according to the technique of content analysis from the perspective of Bardin. The realization of this work led to the understanding that the use of active methodologies and, especially, the resolution of problems in the teaching and learning process can favor the involvement of students in teaching situations, enabling different ways to demonstrate autonomy, creativity, participation and collaborative capacity.
Keywords: Resolução de problemas
Metodologias ativas
Ensino da matemática
Formação integral
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1505
Issue Date: 23-Dec-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Patrícia Garcia Souza Padovani.pdfDissertação2,29 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons