Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1504
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: OS DESAFIOS DO AUTISTA FRENTE À EDUCAÇÃO E AS NOVAS DESCOBERTAS DE MUNDO
metadata.dc.creator: Alves, Laudiceia Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandão, Hilma Aparecida
metadata.dc.description.resumo: O texto a seguir tem como tema “Os desafios do autista frente à Educação e as novas descobertas de mundo”. Parte-se aqui das seguintes questões: O que é o autismo? Como a comunicação entre professores e autistas pode ser estabelecida para que as crianças autistas não desenvolvam traumas que prejudiquem seu desenvolvimento? Quais são as dificuldades e possibilidades do professor em relação ao trabalho com crianças autistas? Pensando nessas questões, tem como objetivo entender sobre o conceito de autismo e como estabelecer comunicação com crianças autistas de modo que ela se sinta acolhida e sejam oferecidas na escola melhores condições para o seu desenvolvimento. Para tal, faz-se necessário ainda verificar sobre as principais dificuldades e possibilidades do professor para lidar com as crianças autistas. A pesquisa tem abordagem qualitativa e foi feita com base em uma revisão bibliográfica, sustentada por autores como Gaiato (2018), Santos; Vieira (2017), Oliveira (2016), entre outros. A final, temos como compreensão que os caminhos percorridos foram complexos e longos, mas que o trabalho com crianças autistas requer do professor entendimento e estudo sobre o tema, além de uma adequação da escola para recebe-las
Abstract: The following text has as its theme "The challenges of the autistic person facing Education and the new world discoveries". It starts with the following questions: What is autism? How can communication between teachers and autistic people be established so that autistic children do not develop traumas that hinder their development? What are the difficulties and possibilities of the teacher in relation to working with autistic children? Thinking about these issues, aims to understand the concept of autism and how to establish communication with autistic children so that they feel welcomed and better conditions for their development are offered at school. To this end, it is still necessary to check on the main difficulties and possibilities of the teacher to deal with autistic children. The research has a qualitative approach and was based on a bibliographic review, supported by authors such as Gaiato (2018), Santos; Vieira (2017), Oliveira (2016), among others. In the end, we understand that the paths taken were complex and long, but that working with autistic children requires the teacher to understand and study the topic, in addition to adapting the school to receive them.
Keywords: Autismo
Dificuldades do professor
Possibilidades
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1504
Issue Date: 23-Nov-2020
Appears in Collections:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TERMO DE CIENCIA.pdf416,25 kBAdobe PDFView/Open
Ata de Defesa_Laudicéia.pdf197,03 kBAdobe PDFView/Open
TCC - Laudiceia Rodrigues Alves.pdf512,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.