Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.creatorAlves, Laudiceia Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3851587041016018pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-06T14:04:55Z-
dc.date.available2020-12-11-
dc.date.available2021-01-06T14:04:55Z-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1504-
dc.description.abstractThe following text has as its theme "The challenges of the autistic person facing Education and the new world discoveries". It starts with the following questions: What is autism? How can communication between teachers and autistic people be established so that autistic children do not develop traumas that hinder their development? What are the difficulties and possibilities of the teacher in relation to working with autistic children? Thinking about these issues, aims to understand the concept of autism and how to establish communication with autistic children so that they feel welcomed and better conditions for their development are offered at school. To this end, it is still necessary to check on the main difficulties and possibilities of the teacher to deal with autistic children. The research has a qualitative approach and was based on a bibliographic review, supported by authors such as Gaiato (2018), Santos; Vieira (2017), Oliveira (2016), among others. In the end, we understand that the paths taken were complex and long, but that working with autistic children requires the teacher to understand and study the topic, in addition to adapting the school to receive them.pt_BR
dc.description.resumoO texto a seguir tem como tema “Os desafios do autista frente à Educação e as novas descobertas de mundo”. Parte-se aqui das seguintes questões: O que é o autismo? Como a comunicação entre professores e autistas pode ser estabelecida para que as crianças autistas não desenvolvam traumas que prejudiquem seu desenvolvimento? Quais são as dificuldades e possibilidades do professor em relação ao trabalho com crianças autistas? Pensando nessas questões, tem como objetivo entender sobre o conceito de autismo e como estabelecer comunicação com crianças autistas de modo que ela se sinta acolhida e sejam oferecidas na escola melhores condições para o seu desenvolvimento. Para tal, faz-se necessário ainda verificar sobre as principais dificuldades e possibilidades do professor para lidar com as crianças autistas. A pesquisa tem abordagem qualitativa e foi feita com base em uma revisão bibliográfica, sustentada por autores como Gaiato (2018), Santos; Vieira (2017), Oliveira (2016), entre outros. A final, temos como compreensão que os caminhos percorridos foram complexos e longos, mas que o trabalho com crianças autistas requer do professor entendimento e estudo sobre o tema, além de uma adequação da escola para recebe-laspt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Laudiceia Rodrigues Alves (laudiceia.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-12-15T20:43:31Z No. of bitstreams: 7 OS DESAFIOS DO AUTISTA FRENTE À EDUCAÇÃO E AS NOVAS DESCOBERTAS DE MUNDO.pdf: 209379 bytes, checksum: cf34bbe7988242e7f63a7967c0948c9e (MD5) CERTIDAO DE QUITAÇÃO.pdf: 380277 bytes, checksum: 8d85ee408089b2cd19af652ae1209cf9 (MD5) currículo.pdf: 3179951 bytes, checksum: 2bb04326cc9ffd3d428ca08bcc1f4b90 (MD5) declaração eleitoral.pdf: 41067 bytes, checksum: e072a41619628aab15eab98266e9fe6b (MD5) ESTÁGIO SUPERVISIONADO.pdf: 1014798 bytes, checksum: 134212be4149e52e74797a176ba3d404 (MD5) QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CERTO.pdf: 1462289 bytes, checksum: 96f502586fe2dc190e083879ea145981 (MD5) TERMO DE CIENCIA.pdf: 426238 bytes, checksum: a53843f927f77c686131b413ace42867 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi assinada por você e nem pelo seu orientador. Tal documento deve constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura o Termo não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados.Informamos ainda que os demais documentos enviados, devem ser retirados e enviados à sua coordenação de curso e não inseridos nesse repositório. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf on 2020-12-16T12:51:06Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Laudiceia Rodrigues Alves (laudiceia.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-12-17T00:10:30Z No. of bitstreams: 3 OS DESAFIOS DO AUTISTA FRENTE À EDUCAÇÃO E AS NOVAS DESCOBERTAS DE MUNDO.pdf: 209379 bytes, checksum: cf34bbe7988242e7f63a7967c0948c9e (MD5) TERMO DE CIENCIA.pdf: 426238 bytes, checksum: a53843f927f77c686131b413ace42867 (MD5) Ata de Defesa_Laudicéia.pdf: 201756 bytes, checksum: 83414522db0c03a5a27f3ef6811fdec9 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi assinada por você e nem pelo seu orientador. Tal documento deve constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura o Termo não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Informamos também que a tipologia correta da sumissão é artigo e não tcc. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Atenciosamente on 2020-12-17T00:17:05Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Laudiceia Rodrigues Alves (laudiceia.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-01-06T13:54:11Z No. of bitstreams: 3 TERMO DE CIENCIA.pdf: 426238 bytes, checksum: a53843f927f77c686131b413ace42867 (MD5) Ata de Defesa_Laudicéia.pdf: 201756 bytes, checksum: 83414522db0c03a5a27f3ef6811fdec9 (MD5) TCC - Laudiceia Rodrigues Alves.pdf: 525056 bytes, checksum: 48b2bb20c2110c7c5d48993da8f290f4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-01-06T14:03:43Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TERMO DE CIENCIA.pdf: 426238 bytes, checksum: a53843f927f77c686131b413ace42867 (MD5) Ata de Defesa_Laudicéia.pdf: 201756 bytes, checksum: 83414522db0c03a5a27f3ef6811fdec9 (MD5) TCC - Laudiceia Rodrigues Alves.pdf: 525056 bytes, checksum: 48b2bb20c2110c7c5d48993da8f290f4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-06T14:04:55Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TERMO DE CIENCIA.pdf: 426238 bytes, checksum: a53843f927f77c686131b413ace42867 (MD5) Ata de Defesa_Laudicéia.pdf: 201756 bytes, checksum: 83414522db0c03a5a27f3ef6811fdec9 (MD5) TCC - Laudiceia Rodrigues Alves.pdf: 525056 bytes, checksum: 48b2bb20c2110c7c5d48993da8f290f4 (MD5) Previous issue date: 2020-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectDificuldades do professorpt_BR
dc.subjectPossibilidadespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOS DESAFIOS DO AUTISTA FRENTE À EDUCAÇÃO E AS NOVAS DESCOBERTAS DE MUNDOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE CIENCIA.pdf416,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Defesa_Laudicéia.pdf197,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC - Laudiceia Rodrigues Alves.pdf512,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.