Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1503
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Ivan-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9266396034795478pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Ivan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9266396034795478pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Rhennan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1158738161745005pt_BR
dc.contributor.referee3Silva Júnior, Josias José da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5939081751684198pt_BR
dc.creatorSilva, Debora Isabel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9175683799059266pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-06T00:08:16Z-
dc.date.available2021-01-01-
dc.date.available2021-01-06T00:08:16Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1503-
dc.description.abstractThe first manifestation of the payment of taxes in Brazil was inserted in the first years of colo-nization. The tax strategy is a process by which the government can interact and determine the behavior of the economy, in favor of the common good. Currently, the pentapartite theory pre-vails, which considers taxes, fees, improvement contributions, compulsory loan and special con-tributions as taxes. Thus, at this level, the Economic Policy that defines the budget and its com-ponents, public spending and taxes that control, guarantee and maintain economic stability, con-tributes to the development of the economy. In the same aspect, it is known that Education is a right of the individual and a duty of the State foreseen by article 6 of CF / 88, and, thus, it must be in the strategies and planning of public policies, guaranteeing social quality, fundamental and collective rights of the individual. The question is in the direct relationship of these two, the main objective of this article, which aims to present the doctrinal-theoretical conceptions that identify the political-fiscal processes in the Brazilian education system. As a methodology, a qualitative and ethnographic research was used, carried out from a study with the Municipality of Ipameri-GO, documentary. As a result, it was perceived that the city of Ipameri-GO complies with the legal-constitutional provisions regarding the related tax matters.pt_BR
dc.description.resumoA primeira manifestação do pagamento de impostos no Brasil foi inserida nos primeiros anos de colonização. A estratégia tributária é um processo pelo qual o governo pode interagir e determi-nar o comportamento da economia, em pró do bem comum. Atualmente, prevalece a teoria pen-tapartite que considera como tributos os impostos, as taxas, as contribuições de melhoria, em-préstimo compulsório e as contribuições especiais. Assim, neste patamar, a Política econômica que define o orçamento e seus componentes, os gastos públicos e impostos que controlam, ga-rantem e mantêm a estabilidade econômica, contribui para o desenvolvimento da economia. No mesmo aspecto, é sabido que a Educação é um direito do indivíduo e dever do Estado prevista pelo artigo 6º da CF/88, e, assim, deve estar nas estratégias e planejamento das políticas públi-cas, garantindo a qualidade social, e os direitos fundamentais e coletivos do indivíduo. A ques-tão fica na relação direta destas duas, objetivo central de realização deste artigo que visa apre-sentar as concepções doutrinário-teóricas que identificam os processos político-fiscais no siste-ma de educação brasileiro. Como metodologia, foi utilizada uma pesquisa qualitativa e etnográ-fica, realizada a partir de um estudo com a Prefeitura de Ipameri-GO, documental. Como resul-tados, foi percebido a prefeitura de Ipameri-GO cumpre com as previsões legais-constitucionais acerca da matéria tributária vinculada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Debora Isabel da Silva (2019212301630343@ifgoiano.edu.br) on 2021-01-05T22:40:57Z No. of bitstreams: 1 Artigo final.pdf: 1173628 bytes, checksum: 782d13a6be3162940d3e02e83a08ec19 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-01-06T00:01:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo final.pdf: 1173628 bytes, checksum: 782d13a6be3162940d3e02e83a08ec19 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-01-06T00:07:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo final.pdf: 1173628 bytes, checksum: 782d13a6be3162940d3e02e83a08ec19 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-06T00:08:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo final.pdf: 1173628 bytes, checksum: 782d13a6be3162940d3e02e83a08ec19 (MD5) Previous issue date: 2020-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTributação. Arrecadação. Política Fiscal. Escolas Municipaispt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAISpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::RENDA E TRIBUTACAOpt_BR
dc.titleA IDENTIFICAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE A POLÍTICA FISCAL E AS ESCOLAS MUNICIPIAISpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_esp_Debora Isabel da Silva.pdfA IDENTIFICAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE A POLÍTICA FISCAL E AS ESCOLAS MUNICIPIAIS1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.