Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1493
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | OS DESAFIOS NA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR |
Autor(es): | Rosa, Viviane de Sousa |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos |
Primeiro Membro da Banca: | Jordão, Uiara Vaz |
Resumo: | A Educação Inclusiva diz respeito ao atendimento às necessidades especiais que os estudantes possam ter em algum momento de sua vida escolar. Este artigo tem como objetivo analisar o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e documental, para elucidar os conceitos de educação inclusiva e o panorama das políticas públicas educacionais brasileiras, na perspectiva da Educação Especial. A partir das discussões apresentadas, conclui-se que é necessário fortalecer as políticas voltadas para a educação inclusiva nas escolas de ensino regular, de forma a assegurar o acesso e permanência da pessoa com deficiência no âmbito escolar, além de assegurar uma educação de qualidade para todos. |
Abstract: | Inclusive Education refers to meeting the special needs that students may have at some point in their school life. This article aims to analyze the inclusion process of students with special educational needs in regular education. To this end, a qualitative research was carried out, with bibliographic and documentary revision, to elucidate the concepts of inclusive education and the panorama of Brazilian educational public policies, from the perspective of Special Education. From the discussions presented, it is concluded that it is necessary to strengthen policies aimed at inclusive education in mainstream schools, in order to ensure access and permanence for people with disabilities in the school environment, in addition to ensuring quality education for all. |
Palavras-chave: | Políticas Públicas Educacionais Educação Especial Inclusão |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ipameri |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1493 |
Data do documento: | 24-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Segunda Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Viviane_Versão Final.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso_Viviane | 132,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata de Defesa_Viviane.pdf | 202,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TERMO DE CIÊNCIA E AUTORIZAÇÃO_REPOSITÓRIO_Viviane.pdf | 336,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.