Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1493
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: OS DESAFIOS NA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR
Autor(es): Rosa, Viviane de Sousa
Primeiro Orientador: Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos
Primeiro Membro da Banca: Jordão, Uiara Vaz
Resumo: A Educação Inclusiva diz respeito ao atendimento às necessidades especiais que os estudantes possam ter em algum momento de sua vida escolar. Este artigo tem como objetivo analisar o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e documental, para elucidar os conceitos de educação inclusiva e o panorama das políticas públicas educacionais brasileiras, na perspectiva da Educação Especial. A partir das discussões apresentadas, conclui-se que é necessário fortalecer as políticas voltadas para a educação inclusiva nas escolas de ensino regular, de forma a assegurar o acesso e permanência da pessoa com deficiência no âmbito escolar, além de assegurar uma educação de qualidade para todos.
Abstract: Inclusive Education refers to meeting the special needs that students may have at some point in their school life. This article aims to analyze the inclusion process of students with special educational needs in regular education. To this end, a qualitative research was carried out, with bibliographic and documentary revision, to elucidate the concepts of inclusive education and the panorama of Brazilian educational public policies, from the perspective of Special Education. From the discussions presented, it is concluded that it is necessary to strengthen policies aimed at inclusive education in mainstream schools, in order to ensure access and permanence for people with disabilities in the school environment, in addition to ensuring quality education for all.
Palavras-chave: Políticas Públicas Educacionais
Educação Especial
Inclusão
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1493
Data do documento: 24-Nov-2020
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Viviane_Versão Final.pdfTrabalho de Conclusão de Curso_Viviane132,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Defesa_Viviane.pdf202,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE CIÊNCIA E AUTORIZAÇÃO_REPOSITÓRIO_Viviane.pdf336,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.