Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1493
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: OS DESAFIOS NA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR
metadata.dc.creator: Rosa, Viviane de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Jordão, Uiara Vaz
metadata.dc.description.resumo: A Educação Inclusiva diz respeito ao atendimento às necessidades especiais que os estudantes possam ter em algum momento de sua vida escolar. Este artigo tem como objetivo analisar o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e documental, para elucidar os conceitos de educação inclusiva e o panorama das políticas públicas educacionais brasileiras, na perspectiva da Educação Especial. A partir das discussões apresentadas, conclui-se que é necessário fortalecer as políticas voltadas para a educação inclusiva nas escolas de ensino regular, de forma a assegurar o acesso e permanência da pessoa com deficiência no âmbito escolar, além de assegurar uma educação de qualidade para todos.
Abstract: Inclusive Education refers to meeting the special needs that students may have at some point in their school life. This article aims to analyze the inclusion process of students with special educational needs in regular education. To this end, a qualitative research was carried out, with bibliographic and documentary revision, to elucidate the concepts of inclusive education and the panorama of Brazilian educational public policies, from the perspective of Special Education. From the discussions presented, it is concluded that it is necessary to strengthen policies aimed at inclusive education in mainstream schools, in order to ensure access and permanence for people with disabilities in the school environment, in addition to ensuring quality education for all.
Keywords: Políticas Públicas Educacionais
Educação Especial
Inclusão
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1493
Issue Date: 24-Nov-2020
Appears in Collections:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Viviane_Versão Final.pdfTrabalho de Conclusão de Curso_Viviane132,48 kBAdobe PDFView/Open
Ata de Defesa_Viviane.pdf202,6 kBAdobe PDFView/Open
TERMO DE CIÊNCIA E AUTORIZAÇÃO_REPOSITÓRIO_Viviane.pdf336,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.